Minha filha tem 08 anos e não consegue escrever,não sabe associar o som a letra,já falei com a profe
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Minha filha tem 08 anos e não consegue escrever,não sabe associar o som a letra,já falei com a professora que ela tem dificuldade ,mas não sei a quem recorrer!

É importante lidar com essa situação com calma e buscar ajuda especializada para apoiar sua filha. Aqui estão algumas sugestões de como você pode proceder:
1. Avaliação profissional: Considere procurar um psicopedagogo para avaliar e entender melhor as necessidades da sua filha.
2. Estimulação em casa: Além do apoio profissional, você pode ajudar sua filha em casa com atividades simples para estimular a associação de sons e letras, como jogos educativos, leitura em voz alta, rimas e músicas.
3. Paciência e incentivo: É importante manter a paciência e incentivar sua filha durante esse processo. Reforce que é normal ter dificuldades em certas áreas e que com apoio e prática ela pode melhorar.
4. Grupos de apoio: Considere procurar grupos de apoio para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem.
5. Rotina de leitura: Estabeleça uma rotina diária de leitura com sua filha, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso pode ajudar a desenvolver o interesse dela pela linguagem escrita.
Lembre-se de que cada criança é única e pode progredir em seu próprio ritmo. Com o apoio adequado e a abordagem correta, é possível ajudar sua filha a superar essas dificuldades e desenvolver suas habilidades de escrita e leitura.
1. Avaliação profissional: Considere procurar um psicopedagogo para avaliar e entender melhor as necessidades da sua filha.
2. Estimulação em casa: Além do apoio profissional, você pode ajudar sua filha em casa com atividades simples para estimular a associação de sons e letras, como jogos educativos, leitura em voz alta, rimas e músicas.
3. Paciência e incentivo: É importante manter a paciência e incentivar sua filha durante esse processo. Reforce que é normal ter dificuldades em certas áreas e que com apoio e prática ela pode melhorar.
4. Grupos de apoio: Considere procurar grupos de apoio para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem.
5. Rotina de leitura: Estabeleça uma rotina diária de leitura com sua filha, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso pode ajudar a desenvolver o interesse dela pela linguagem escrita.
Lembre-se de que cada criança é única e pode progredir em seu próprio ritmo. Com o apoio adequado e a abordagem correta, é possível ajudar sua filha a superar essas dificuldades e desenvolver suas habilidades de escrita e leitura.
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O ideal é procurar um especialista como psicopedagogo e/ou fonoaudiólogo. A avaliação é importante para entender a origem desta dificuldade e intervir adequadamente. Estímulos em casa, com hábito de leitura para ela e com ela, brincadeiras com rimas e cantigas, ajudarão a ter uma boa relação com a linguagem escrita e falada.

Boa noite.
É de suma importância que procure os especialistas adequados.
Realizar exames de testagem e até mesmo de descarte.
Um PAC( seria bem relevante), audiometria. Buscar ajuda com uma Neuropediatra informando suas queixas e buscar um Psicopedagogo.
Já seria o primeiro passo para pesquisa de um possível diagnóstico.
Espero ter ajudado!
É de suma importância que procure os especialistas adequados.
Realizar exames de testagem e até mesmo de descarte.
Um PAC( seria bem relevante), audiometria. Buscar ajuda com uma Neuropediatra informando suas queixas e buscar um Psicopedagogo.
Já seria o primeiro passo para pesquisa de um possível diagnóstico.
Espero ter ajudado!

Bom dia
O Ideal seria procurar um psicólogo e psicopedagoga.
O Ideal seria procurar um psicólogo e psicopedagoga.

O ideal é realizar uma Avaliação Psicológica com ênfase Neuropsicólogica com um profissional que seja Psicólogo (a),
Só este profissional poderá mapear de forma completa o funcionamento cognitivo e emocional da sua filha e entregar um Laudo Neuropsicólogico com todas as testagens aplicadas e raciocínio clínico através da integração dos resultados dos testes , entrevistas com os pais e escola.
O Laudo deverá englobar o mapeamento dos seguintes constructos: inteligência, funções executivas, atenção,inteligência, aprendizagem entre outros
Lembrando que o diagnóstico de Transtorno Específico da Leitura e/ou Escrita (Dislexia) só pode ser dado a partir dos 8 anos e 11 meses e após somente 6 meses de intervenção( segundo DSM5 TR.)
Mas o risco para Dislexia, pode e DEVE ser visto antes desta idade e intervir o mais cedo possível.
Só este profissional poderá mapear de forma completa o funcionamento cognitivo e emocional da sua filha e entregar um Laudo Neuropsicólogico com todas as testagens aplicadas e raciocínio clínico através da integração dos resultados dos testes , entrevistas com os pais e escola.
O Laudo deverá englobar o mapeamento dos seguintes constructos: inteligência, funções executivas, atenção,inteligência, aprendizagem entre outros
Lembrando que o diagnóstico de Transtorno Específico da Leitura e/ou Escrita (Dislexia) só pode ser dado a partir dos 8 anos e 11 meses e após somente 6 meses de intervenção( segundo DSM5 TR.)
Mas o risco para Dislexia, pode e DEVE ser visto antes desta idade e intervir o mais cedo possível.

Boa noite, eu sugiro uma avaliação Psicopedagógica, converse na escola de sua filha, muitas vezes a escola pode indicar o profissional.

O psicopedagogo poderá te ajudar através de avaliações para entender melhor o caso da sua filha e depois das avaliações começar com a intervenção para ajudá-la na dificuldade de aprendizagem.

Olá. Indico que procure um profissional (psicopedagoga, neuropsicóloga, neuropediatra), para fazer uma avaliação e entender as causas dessas dificuldades.

Procure uma psicopedagoga, ela vai investigar os por quês da dificuldade de aprendizagem e pode indicar outros profissionais se necessário, como um fonoaudióloga(o) ou neurologista.

Olá, prazer em poder responder sua pergunta. Espero poder ajudar com a resposta.
Uma avaliação Psicopedagógica pode ser o início do caminho.
Uma avaliação Psicopedagógica pode ser o início do caminho.

É importante que você esteja atenta à dificuldade da sua filha, e é ótimo que já tenha conversado com a professora sobre a situação. Existem alguns passos que você pode seguir para entender melhor as dificuldades dela e buscar o apoio necessário. Abaixo estão algumas sugestões:
1. Avaliação Neuropsicológica
Uma avaliação neuropsicológica pode ser muito útil para identificar se há algum distúrbio de aprendizagem, como dislexia ou outro transtorno que esteja dificultando o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Esse tipo de avaliação pode ser feito por um psicólogo especializado em neuropsicologia, que avaliará as habilidades cognitivas e acadêmicas de sua filha, ajudando a identificar as áreas em que ela apresenta mais dificuldades.
Se você está em Ponta Grossa ou em outras regiões, procure profissionais especializados nessa área ou converse com a escola sobre o encaminhamento para uma avaliação psicológica.
2. Verifique se Há Dificuldades no Processamento Auditivo
Uma das causas mais comuns de dificuldades na associação de sons e letras é a dificuldade no processamento auditivo. O processamento auditivo é a capacidade de entender e organizar o que ouvimos. Se sua filha tem dificuldades em ouvir e associar sons de forma eficaz, pode ser que ela precise de um acompanhamento fonoaudiológico para trabalhar essa habilidade.
A fonoaudióloga pode realizar testes para avaliar se a criança tem alguma dificuldade em perceber os sons das palavras e pode propor estratégias para melhorar o aprendizado da leitura e escrita.
3. Intervenção Pedagógica
Apoio de um Pedagogo: Um pedagogo pode ajudar a identificar estratégias de ensino diferenciadas para crianças que têm dificuldades de aprendizagem. Eles podem sugerir métodos alternativos de ensino, como o uso de jogos, músicas, imagens e outras ferramentas didáticas para tornar o aprendizado mais significativo e acessível para sua filha.
Apoio Individualizado: Como a dificuldade persiste, seria interessante que ela recebesse uma atenção mais individualizada da professora, que poderia planejar atividades focadas no desenvolvimento da leitura e escrita, adaptadas às necessidades da sua filha. Muitas escolas oferecem apoio de professores especializados ou pedagogos que podem trabalhar diretamente com a criança.
4. Início do Processo de Leitura e Escrita
Métodos Multissensoriais: Algumas crianças se beneficiam de métodos de ensino que envolvem mais do que apenas a leitura e a escrita. Métodos como o Método fônico (associar os sons das letras com os grafemas) e o Método global (utilizando palavras inteiras) podem ser eficazes. Além disso, utilizar abordagens que envolvem o tato (como o uso de letras de tecido ou plástico que a criança possa manipular) e o movimento (como escrever no ar ou no chão com os dedos) também pode ajudar na fixação dos conteúdos.
Jogos e Atividades Lúdicas: O uso de jogos educativos que estimulem a associação de letras e sons pode ser bastante útil. Jogos de memória, cartas com letras e sons, atividades com músicas, ou até aplicativos educativos podem ajudar sua filha a aprender de uma maneira mais divertida e interativa.
5. Trabalho Contínuo em Casa
Além do apoio escolar, o trabalho em casa também pode ser essencial. Dedicar algum tempo diário a práticas de leitura e escrita, de forma tranquila e sem pressão, pode ser positivo. Tente fazer com que a prática de escrever seja divertida, usando jogos de palavras, músicas ou livros com figuras que incentivem a criança a tentar associar as letras e os sons.
Praticar a leitura de livros com letras grandes e simples, e pedir para ela repetir os sons das palavras pode ajudar no processo. A técnica de "ler junto" também pode ser útil.
6. Considerar Outras Dificuldades
Em casos de dificuldades persistentes, também vale a pena investigar outras causas possíveis, como questões emocionais ou de atenção que podem estar impactando o aprendizado. Crianças com dificuldade de concentração, por exemplo, podem também ter dificuldades na associação entre sons e letras.
7. Converse com a Escola
É importante que a escola também participe ativamente desse processo. Caso ainda não tenha feito, você pode solicitar que a escola envolva uma equipe pedagógica ou que ofereça recursos extras, como uma professora de apoio pedagógico, ou adaptação do conteúdo para sua filha.
Em alguns casos, as escolas também podem encaminhar a criança para uma avaliação psicopedagógica para investigar mais profundamente as dificuldades de aprendizagem.
Se você já comunicou a professora, uma abordagem mais sistemática envolvendo especialistas, como um psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo, será um passo importante para que sua filha tenha o suporte adequado para superar suas dificuldades e se desenvolver plenamente.
1. Avaliação Neuropsicológica
Uma avaliação neuropsicológica pode ser muito útil para identificar se há algum distúrbio de aprendizagem, como dislexia ou outro transtorno que esteja dificultando o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Esse tipo de avaliação pode ser feito por um psicólogo especializado em neuropsicologia, que avaliará as habilidades cognitivas e acadêmicas de sua filha, ajudando a identificar as áreas em que ela apresenta mais dificuldades.
Se você está em Ponta Grossa ou em outras regiões, procure profissionais especializados nessa área ou converse com a escola sobre o encaminhamento para uma avaliação psicológica.
2. Verifique se Há Dificuldades no Processamento Auditivo
Uma das causas mais comuns de dificuldades na associação de sons e letras é a dificuldade no processamento auditivo. O processamento auditivo é a capacidade de entender e organizar o que ouvimos. Se sua filha tem dificuldades em ouvir e associar sons de forma eficaz, pode ser que ela precise de um acompanhamento fonoaudiológico para trabalhar essa habilidade.
A fonoaudióloga pode realizar testes para avaliar se a criança tem alguma dificuldade em perceber os sons das palavras e pode propor estratégias para melhorar o aprendizado da leitura e escrita.
3. Intervenção Pedagógica
Apoio de um Pedagogo: Um pedagogo pode ajudar a identificar estratégias de ensino diferenciadas para crianças que têm dificuldades de aprendizagem. Eles podem sugerir métodos alternativos de ensino, como o uso de jogos, músicas, imagens e outras ferramentas didáticas para tornar o aprendizado mais significativo e acessível para sua filha.
Apoio Individualizado: Como a dificuldade persiste, seria interessante que ela recebesse uma atenção mais individualizada da professora, que poderia planejar atividades focadas no desenvolvimento da leitura e escrita, adaptadas às necessidades da sua filha. Muitas escolas oferecem apoio de professores especializados ou pedagogos que podem trabalhar diretamente com a criança.
4. Início do Processo de Leitura e Escrita
Métodos Multissensoriais: Algumas crianças se beneficiam de métodos de ensino que envolvem mais do que apenas a leitura e a escrita. Métodos como o Método fônico (associar os sons das letras com os grafemas) e o Método global (utilizando palavras inteiras) podem ser eficazes. Além disso, utilizar abordagens que envolvem o tato (como o uso de letras de tecido ou plástico que a criança possa manipular) e o movimento (como escrever no ar ou no chão com os dedos) também pode ajudar na fixação dos conteúdos.
Jogos e Atividades Lúdicas: O uso de jogos educativos que estimulem a associação de letras e sons pode ser bastante útil. Jogos de memória, cartas com letras e sons, atividades com músicas, ou até aplicativos educativos podem ajudar sua filha a aprender de uma maneira mais divertida e interativa.
5. Trabalho Contínuo em Casa
Além do apoio escolar, o trabalho em casa também pode ser essencial. Dedicar algum tempo diário a práticas de leitura e escrita, de forma tranquila e sem pressão, pode ser positivo. Tente fazer com que a prática de escrever seja divertida, usando jogos de palavras, músicas ou livros com figuras que incentivem a criança a tentar associar as letras e os sons.
Praticar a leitura de livros com letras grandes e simples, e pedir para ela repetir os sons das palavras pode ajudar no processo. A técnica de "ler junto" também pode ser útil.
6. Considerar Outras Dificuldades
Em casos de dificuldades persistentes, também vale a pena investigar outras causas possíveis, como questões emocionais ou de atenção que podem estar impactando o aprendizado. Crianças com dificuldade de concentração, por exemplo, podem também ter dificuldades na associação entre sons e letras.
7. Converse com a Escola
É importante que a escola também participe ativamente desse processo. Caso ainda não tenha feito, você pode solicitar que a escola envolva uma equipe pedagógica ou que ofereça recursos extras, como uma professora de apoio pedagógico, ou adaptação do conteúdo para sua filha.
Em alguns casos, as escolas também podem encaminhar a criança para uma avaliação psicopedagógica para investigar mais profundamente as dificuldades de aprendizagem.
Se você já comunicou a professora, uma abordagem mais sistemática envolvendo especialistas, como um psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo, será um passo importante para que sua filha tenha o suporte adequado para superar suas dificuldades e se desenvolver plenamente.

Olá, como vai?
O ideal seria realizar uma avaliação psicopedagógica para avaliar as causas dessa dificuldade e traçar o plano de intervenção ideal.
Estamos a disposição caso necessite de informações.
Abraço.
O ideal seria realizar uma avaliação psicopedagógica para avaliar as causas dessa dificuldade e traçar o plano de intervenção ideal.
Estamos a disposição caso necessite de informações.
Abraço.

Procura uma Fonoaudióloga especialista em linguagem

olá, ela precisa de uma avaliação psicopedagógica .
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