Minha filha sofre de fobia social, fica gelada , com as maos suando, a voz embarga e sente vontade de

11 respostas
Minha filha sofre de fobia social, fica gelada , com as maos suando, a voz embarga e sente vontade de chorar quando tem que fazer uma entrevista, tem dificuldade de relacionamento amoroso, em que caminho deve seguir para encontrar uma solução para esse sofrimento?
A principio, o importante é que sua filha busque ajuda. Tanto médica quanto psicológica para que possa lidar com tais questões. O médico poderá ajudar levantando o nível do sofrimento, assim como, caso avalie que seja necessário, possa indicar alguma medicação que ajude. A psicoterapia poderá ajudar sua filha a lidar melhor com tais dificuldades, ajudando-a a se perceber melhor nas situações.
espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fobia social, também conhecida como Ansiedade Social, é um transtorno psicológico, muitas vezes, ligado à crenças distorcidas da realidade. Em muitos casos, o psicólogo poderá resolver o problema com algumas sessões de psicoterapia. Poderá haver necessidade de medicamento, mas não em todos os casos. Neste caso, algumas vezes, por está associada a outro transtorno, como o pânico, o psicólogo encaminha para uma avaliação psiquiátrica. Entretanto, a psicoterapia poderá, quase sempre, ser suficiente para solução do problema.
Existe tratamento, é importante o acompanhamento psicológico e se necessário médico também.

Se for possível procure um Terapeuta Cognitivo Comportamental.

Att
Sayonara Machado
A fobia social precisa de tratamento igual ás outras fobias, com acompanhamento, no mínimo semanal, com psicólogo e talvez psiquiatra
É importante identificar o que mantém estas reações fisiológicas dela em situações sociais, provavelmente ela tenha fobia Social, apresentando dificuldades em lidar com estes contextos. Uma vez identificado fica mais fácil encontrarmos soluções. Um psicólogo juntamente com a sua filha podem identificar e assim tratar. A ajuda do psiquiatra, citada por outros profissionais aqui, realmente pode ser necessária para amenizar em um primeiro momento as reações dela. O psicólogo pode fazer o encaminhamento. Eu trabalho na linha comportamental e sei que poderíamos ajudar a vocês.
Olá. A Fobia Social faz parte dos Transtornos de Ansiedade e pode sr tratado em psicoterapia( indico a Terapia Cognitivo Comportamental) juntamente com a avaliação psiquiátrica e medicamentos se necessário.Abraço.
Olá, no primeiro momento é interessante ela procurar ajuda de um profissional da área de saúde, psicólogo da área de terapia cognitiva comportamental é o mais indicado para trabalhar com fobias sociais, pois vai fazer uma psicoeducação sobre o transtorno explicando o que é a fobia social, quais são os sintomas e a melhor forma de se trabalhar esta Fobia.
Existe tratamento para a fobia social e a terapia cognitivo-comportamental pode ser uma aliada nisso. Quanto antes for tratado, melhor, para que não haja perdas como as relatadas. Um abraço!
A Terapia Cognitiva Comportamental irá auxiliar a controlar as emoções e a desenvolver habilidades sociais. Nesse processo, o psicólogo irá ajudar identificar e modificar a situação/pensamento/comportamento que levam a fobia (aos medos), podendo assim ter uma vida social mais saudável e feliz.
Olá, como o próprio nome diz, fobia social, sua filha tem medo de interação social, pense na possibilidade dela fazer psicoterapia comportamental cognitiva, onde ela aprenderá a lidar com essas situações que ela entende como muito difíceis. Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? Te recomendo buscar um profissional da psicologia e de preferência que trabalhe com a abordagem cognitivo-comportamental.

Especialistas

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.