Minha filha recusa a ir para escola é outros lugares pois tem medo que eu não a busque ou que eu morra.

9 respostas
Minha filha recusa a ir para escola é outros lugares pois tem medo que eu não a busque ou que eu morra. Como pode ser tratado Isso?
Olá, tudo bem?
A psicoterapia pode ajudar a sua filha a entender o que causa este medo em sua origem e ressignificar sentimentos, entendimentos e sintomas por meio de técnicas psicoterápicas como exposição, indução e racionalizações - aqui exemplos de caminhos da terapia cognitivo-comportamental, mas toda abordagem é capacitada a lidar com estas questões, tendo que ver qual faria maior sentido para ela, em questão de afinidade.
Espero ter auxiliado!
Até breve!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses sintomas merecem investigação clínica, depois da a avaliação médica e descartada qualquer hipótese de causa física, busque um Psicologo, para uma avaliação.
Espero tenha lhe ajudado,
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Estes sentimentos que remetem a insegurança devem ser investigados. Sugiro que encaminhe sua filha a um psicólogo. Ele poderá auxiliar na identificação destes sentimentos, que podem, inclusive terem sido potencializados desde o período da gravidez. Ideal que você também faça uma terapia, pois muito do que nossos filhos reproduzem está diretamente ligado a forma como o tratamos. Tente e seja feliz.
Olá,

É preciso avaliar criteriosamente todos os aspectos de medo e insegurança que sua filha está enfrentado. Se o problema é apenas psicológico, se é acompanhado de sintomas físicos ou se fica assustada ou irritada sem nenhuma explicação clara. A psicoterapia vai ajudar a entender , e caso necessário, encaminhar para o médico e juntos (médico/terapeuta/família ) encontrar o melhor tratamento.
Concordo meus amigos. Realmente é necessário encaminhar para um profissional e aprofundar mais nas origens desse "transtorno". Observar qual o contexto da família atualmente e quais os motivos a levaram a desenvolver esse medo.
As causas para esse medo de separação podem ser várias, de acordo com a idade e fase da vida da sua filha. De qualquer forma, uma vez que o reasseguramento que você provavelmente oferece não está resolvendo recomendo que procure um psicólogo para ela começar uma psicoterapia. Fique tranquila, esses casos são comuns e a intervenção psicológica obtêm bons resultados. O importante é não deixar de procurar a ajuda profissional.
Sua filha parece viver uma profunda insegurança em relação a você. Importante refletir sobre isso. Quando começou? Há algum episódio em que você realmente faltou? Já adoeceu ? como é a relação de vocês?
Busque um bom psicólogo que possa trabalhar isso com ela e que antes disso, escute a família para melhor entender o que se passa com ela. Não hesite, afinal ela deve se sentir muito desconfortável com isso.
É muito importante considerar alguns aspectos nisso que você relata. Quantos anos ela tem? Ela sofreu com a perda (morte ou distanciamento) de alguém próximo a ela? Ela já passou por uma experiência de ser esquecida em algum lugar ou de algum tipo de abandono? Em todo caso, parece que há um medo latente que não foi simbolizado. É recomendável que você mesma tente conversar com ela, buscando compreender e explicar o que tiver ao seu alcance. Em muitos momentos, a criança ou adolescente não conseguem se abrir frequentemente porque têm receio de chatear ou entristecer os pais. Nesses casos, o ideal é procurar um psicólogo para se iniciar um tratamento psicoterapêutico. A terapia visa fortalecer a criança subjetivamente para que ela se sinta mais capaz de encontrar novas saídas e lidar de modo mais leve com aquilo que a angustia.
Busque ajuda de um Psicólogo para entender o que exatamente está se passando com a sua filha.

Especialistas

Joás Luciano Almeida

Joás Luciano Almeida

Psicólogo

Recife

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.