Minha filha recebeu o diagnóstico de altas habilidades e superdotação na semana passada, depois de u

2 respostas
Minha filha recebeu o diagnóstico de altas habilidades e superdotação na semana passada, depois de uma longa avaliação. Pensávamos que ela tinha TDAH pois algumas coisas eram parecidas. É verdade que altas habilidades e superdotação (AHSD) não é um transtorno, mas as crianças tem os mesmos direitos na escola que uma criança com TDAH?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Primeiramente, parabéns pelo diagnóstico de altas habilidades e superdotação (AH/SD) da sua filha. Entendo que a jornada até esse ponto possa ter sido cheia de dúvidas e desafios, especialmente quando se considera a possibilidade de TDAH. É verdade que as características de AH/SD e TDAH podem se sobrepor em alguns aspectos, como a inquietação e a necessidade de estímulos constantes.

Você está correto ao afirmar que AH/SD não é um transtorno, mas sim um indicativo de potencial elevado em uma ou mais áreas. No entanto, é importante reconhecer que crianças com AH/SD têm necessidades educacionais especiais assim como crianças com TDAH ou outros transtornos de aprendizagem.

No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva reconhece o direito de crianças com altas habilidades/superdotação a um atendimento educacional especializado, assim como crianças com TDAH. Isso significa que as escolas devem prover recursos e abordagens pedagógicas que atendam às suas necessidades individuais, oferecendo um ambiente de aprendizado que estimule e desafie adequadamente.

As necessidades de uma criança com AH/SD podem incluir aprofundamento em áreas de interesse, atividades mais desafiadoras, ou oportunidades para explorar tópicos além do currículo regular. Assim como no caso do TDAH, onde ajustes são feitos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem e manter a criança engajada, no caso de AH/SD, é essencial que a educação seja adaptada para estimular o potencial da criança ao máximo.

É aconselhável dialogar com a escola sobre as necessidades específicas da sua filha e explorar as possibilidades de enriquecimento curricular ou adaptações pedagógicas. Se necessário, procure o apoio de um neuropediatra ou de um psicólogo educacional que possa fornecer orientações específicas para a situação da sua filha.

Lembre-se, cada criança é única em seu caminho de aprendizado, e sua filha tem o direito de ter uma educação que respeite e cultive seu potencial excepcional.

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Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
Sim, crianças com altas habilidades e superdotação (AHSD) têm os mesmos direitos educacionais que crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas esses direitos estão amparados por diferentes legislações e políticas educacionais. No Brasil, ambos os grupos são contemplados pela **Educação Especial** no contexto da **Educação Inclusiva**, conforme previsto na **Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015)** e pela **Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI)**.

### Direitos de Crianças com AHSD e TDAH na Escola

1. **Direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE):**
- Tanto crianças com AHSD quanto com TDAH têm direito ao AEE, que oferece recursos e estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades específicas de cada aluno.

2. **Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI):**
- Assim como as crianças com TDAH, crianças com AHSD podem ter um PDI para adequar o ensino às suas características e potencialidades. No caso de AHSD, o foco é oferecer desafios adicionais e oportunidades de enriquecimento.

3. **Adaptações Curriculares:**
- Para crianças com AHSD, isso pode incluir projetos diferenciados, atividades extracurriculares e aprofundamento em áreas de interesse. Para TDAH, pode envolver estratégias para melhorar atenção, organização e foco.

4. **Formação dos Professores:**
- A escola deve garantir que os professores estejam capacitados para lidar tanto com as demandas de crianças com AHSD quanto com as de TDAH, promovendo um ambiente de inclusão e aprendizado efetivo.

5. **Direito ao Reconhecimento e Acompanhamento:**
- Ambas as condições exigem que a escola reconheça as necessidades específicas das crianças, mas no caso de AHSD, há uma ênfase em identificar precocemente talentos ou habilidades específicas que possam ser desenvolvidas.

### Altas Habilidades e TDAH: Sobreposições e Diferenças
Muitas características de AHSD podem ser confundidas com TDAH, como:
- **Impulsividade:** Crianças com AHSD podem agir rapidamente porque já "enxergaram" a solução de um problema, enquanto crianças com TDAH podem agir impulsivamente por dificuldades de controle inibitório.
- **Desatenção:** Em AHSD, a desatenção pode ser seletiva (desinteresse por tarefas que consideram fáceis ou repetitivas). Em TDAH, é mais generalizada, decorrente de um déficit na regulação da atenção.
- **Alta energia:** Ambas podem apresentar comportamentos enérgicos, mas a motivação por trás pode ser diferente.

### Legislação Aplicável
No Brasil, a legislação que protege os direitos dessas crianças inclui:
- **Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996**, que estabelece a educação especial como modalidade transversal.
- **Decreto nº 7.611/2011**, que regulamenta a oferta de AEE para crianças com necessidades especiais, incluindo AHSD.
- **Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)**, que garante o direito ao pleno desenvolvimento da criança.

### Conclusão
Embora AHSD não seja um transtorno, é uma condição que exige atenção específica na escola. Assim como crianças com TDAH, crianças com AHSD têm direito a adaptações e suporte educacional que promovam seu desenvolvimento e aprendizado. Você pode dialogar com a escola sobre as necessidades específicas da sua filha e exigir a implementação de estratégias pedagógicas que valorizem suas potencialidades.

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