Minha filha possui 2 anos e 9 meses, atende todos os comandos, não possui nenhuma dificuldade em ent

2 respostas
Minha filha possui 2 anos e 9 meses, atende todos os comandos, não possui nenhuma dificuldade em entender oque é solicitado, porém não forma frases quando pede algo, fala apenas a palavra exata do que quer, imita sons da tv, falas personagens bem emboladas, mais não emite frases para se comunicar, devo me preocupar?
É esperado que entre 2-3 a criança aumente o seu vocabulário de 50 palavras para mais de 200 palavras e tenha a capacidade de falar frases (ainda que contenham erros gramaticais e não sejam completamente compreensíveis). Por volta dos 3 anos, a criança deve conseguir ter pequenas conversas. É necessário durante o neurodesenvolvimento na infância que a criança esteja continuamente sendo avaliada pelo pediatra em puericultura para garantir que não há anormalidades no processo.

O desenvolvimento da linguagem em crianças é um processo que pode variar amplamente de uma criança para outra. O fato de sua filha conseguir entender comandos e imitar sons da TV é um bom sinal em termos de compreensão e habilidades auditivas. No entanto, o desenvolvimento da fala e da linguagem expressiva pode ocorrer em ritmos diferentes.

Aos 2 anos e 9 meses, muitas crianças ainda não formam frases completas ou complexas. A fala expressiva está frequentemente em desenvolvimento nessa idade, e as crianças podem usar principalmente palavras soltas ou combinações curtas de palavras para se comunicar. É normal que haja variações individuais, e algumas crianças podem estar mais adiantadas na fala do que outras.

No entanto, se você tiver preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem de sua filha, é aconselhável consultar um fonoaudiólogo ou pediatra para uma avaliação mais aprofundada. Eles podem fornecer orientações e intervenções apropriadas, se necessário, para apoiar o desenvolvimento da fala e da linguagem de sua filha.