Minha filha possui 2 anos e 9 meses, atende todos os comandos, não possui nenhuma dificuldade em ent

2 respostas
Minha filha possui 2 anos e 9 meses, atende todos os comandos, não possui nenhuma dificuldade em entender oque é solicitado, porém não forma frases quando pede algo, fala apenas a palavra exata do que quer, imita sons da tv, falas personagens bem emboladas, mais não emite frases para se comunicar, devo me preocupar?
É esperado que entre 2-3 a criança aumente o seu vocabulário de 50 palavras para mais de 200 palavras e tenha a capacidade de falar frases (ainda que contenham erros gramaticais e não sejam completamente compreensíveis). Por volta dos 3 anos, a criança deve conseguir ter pequenas conversas. É necessário durante o neurodesenvolvimento na infância que a criança esteja continuamente sendo avaliada pelo pediatra em puericultura para garantir que não há anormalidades no processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O desenvolvimento da linguagem em crianças é um processo que pode variar amplamente de uma criança para outra. O fato de sua filha conseguir entender comandos e imitar sons da TV é um bom sinal em termos de compreensão e habilidades auditivas. No entanto, o desenvolvimento da fala e da linguagem expressiva pode ocorrer em ritmos diferentes.

Aos 2 anos e 9 meses, muitas crianças ainda não formam frases completas ou complexas. A fala expressiva está frequentemente em desenvolvimento nessa idade, e as crianças podem usar principalmente palavras soltas ou combinações curtas de palavras para se comunicar. É normal que haja variações individuais, e algumas crianças podem estar mais adiantadas na fala do que outras.

No entanto, se você tiver preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem de sua filha, é aconselhável consultar um fonoaudiólogo ou pediatra para uma avaliação mais aprofundada. Eles podem fornecer orientações e intervenções apropriadas, se necessário, para apoiar o desenvolvimento da fala e da linguagem de sua filha.

Especialistas

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Bruna Castropil Pereira

Bruna Castropil Pereira

Fonoaudiólogo

Campinas

Ellen Cristine Almeida

Ellen Cristine Almeida

Fonoaudiólogo

Praia Do Forte

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Antonio Victor Copque dos Santos

Antonio Victor Copque dos Santos

Fonoaudiólogo

Salvador

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.