Minha filha foi diagnosticada com toc e depressão ela desenvolveu um medo de engravidar enorme e toma

9 respostas
Minha filha foi diagnosticada com toc e depressão ela desenvolveu um medo de engravidar enorme e toma banhos demorados e não toca nas partes intimas e fica muito ansiosa para vir a menstruação é pergunta várias vezes se está grávida e se pega um filho até de um aperto de mão. O que fazer?
Boa tarde! Não há detalhes sobre idade, se ela está usando medicamento. Caso contrário é aconselhável procurar um psiquiatra que vai verificar a necessidade de medicamento para tratar a causa orgânica. Recomendo também uma avaliação com psicólogo que tratará as causas emocionais. É um trabalho de autoconhecimento que poderá ajudar a sua filha a entender o porquê deste medo, diminuindo ou até extinguindo os sintomas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bem, a psicoterapia com psicólogo é fundamental neste caso. A medicação orientada com o psiquiatra também é muito importante para alívio de sintomas de ansiedade e depressão sobretudo. Mas é na terapia que descobrirá os motivos emocionais, origens, causas, histórico de vida com eles, como prejudicam, para poder se libertar deles e da depressão. Procure os dois profissionais. Faça um tratamento completo e obterá resultados excelentes.
Boa tarde!
Sugiro que procure atendimento psicológico para sua filha o quanto antes, pois esses sintomas parecem de Toc, porém se não buscar atendimento os sintomas podem se agravar. O uso de medicação nesses casos é bastante importante e proporciona melhora significativa. Espero que ela fique bem logo! Abraço. Gabriela de O. Mascarenhas
Boa noite! Busque um atendimento psicológico para sua filha, ela precisa desenvolver novas formas de lidar com esse medo, você pode ajudá-la pedindo orientação pro profissional que a acompanha, o TOC não deixa que a gente perceba nossas certezas de forma clara, você pode ajudá-la nesses momentos. Para ajudar a abrandar os sintomas vocês podem contar também com a ajuda do psiquiatra. Boa sorte no tratamento.
Procure por um psicólogo para entender esses temores em relação à gravidez.
Um acompanhamento com Psicólogo poderia ajudá-la a encontrar novas formas de lidar tanto com as dificuldades que englobam estes diagnósticos, quanto como inseguranças e medos. Consultar um psiquiatra também é importante.
Olá, ela precisa de tratamento adequado. Você não falou se ela está fazendo, mas se não estiver, é importante que a leve ao psiquiatra e que ela faça também psicoterapia. O tratamento ira ajudá-la. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
O que fazer? Procurar um profissional que ela se identifique, que se sinta a vontade para fazer psicoterapia. Espero ter ajudado.
Como meus colegas afirmaram acima, faltam dados para compreender com totalidade o caso. O que posso afirmar é que temos um caso onde é necessário buscar as raizes desse medo de engravidar. O TOC serve para baixar a ansiedade sobre algum aspecto, além do medo de engravidar do que mais ela tem medo ?
Existem muitos pontos a se trabalhar, procure um terapeuta de preferência que tenha alguma tendência a chamar a família em algumas sessões.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.