Minha filha foi diagnosticada com escoliose idiopática de 31 graus, ela tem 14 anos e já está na fase

8 respostas
Minha filha foi diagnosticada com escoliose idiopática de 31 graus, ela tem 14 anos e já está na fase final do crescimento, por essa razão não foi indicado o uso do colete, só observação e acompanhamento. RPG reduz o grau nessa idade? Esse grau pode chegar a 40° mesmo cessando o crescimento?
Os pacientes com escoliose idiopática do adolescente com baixo valor angular tentem a ter estabilização das curvas quando atingem a maturidade esquelética, porem em alguns casos poderemos encontrar progressao mesmo na fase adulta. Paciente com 31 ° é aconselhado manter o acompanhamento regular com radiografias e exame fisico para ter certeza que não haverá evolução.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com 31 graus ela se enquadraria no grupo de paciente com indicaçao de colete, porém nessa fase final de crescimento o colete pouco ajudaria na tentativa de frear o avanço da deformidade. exercícios sempre são muito bem vindos para melhora postural (RPG por exemplo) e manutenção de flexibilidade da coluna, alem de fortalecimento muscular também importantes para estabilização da coluna. mesmo após a maturidade esquelética pode sim ainda ocorrer progressão da curva, por isso a necessidade de acompanhamento médico contínuo com especialista em cirurgia de coluna. grande abraço.
Tratando-se de um caso de escoliose idiopática do adolescente, vários fatores clinicos e radiológicos devem ser avaliados a fim de serem feitas projeções quanto a evolução da "curva".
Se a escoliose for mesmo a idiopática, que é a mais comum, é necessário através principalmente da radiografia da bacia, saber o real potencial de crescimento da sua filha. Se realmente estiver próximo ao final da maturidade esquelética (óssea), em geral a curva tende a não progredir mas ainda é preciso fazer o seguimento com exame físico e radiografia panorâmica.
Necessita manter o acompanhamento pois há uma pequena chance de progressão mas a conduta está correta
A escoliose idiopática tende a diminuir e parar a sua evolução ao se atingir a maturidade esquelética. No entanto, pode haver progressão lenta da deformidade mesmo na vida adulta.
Os exercícios são muito importantes para a boa saúde da coluna e os programas de exercícios direcionados a escoliose mostram resultados inconsistentes quanto a redução do grau da deformidade. Assim mesmo, são benéficos e estão indicados. Mais importante que a idade cronológica é o grau de maturidade esquelética, observado em radiografias da bacia e das mãos.
A grande maioria dos pacientes com escoliose não precisarão de colete e nem de cirurgia e provavelmente sua filha se encaixa neste grupo.
Os Pacientes com escoliose idiopática, tende a estagnar o quando com a evolução, mantendo os exercício para tal contribuição.

Mesmo assim, o melhor a ser feito é um acompanhanento.
Com 31 graus ela se enquadraria no grupo de paciente com indicação de colete, porém nessa fase final de crescimento o colete pouco ajudaria na tentativa de frear o avanço da deformidade.

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Hosana Santos Andrade

Hosana Santos Andrade

Fisioterapeuta

Gurupi

Debora Pacini Petti

Debora Pacini Petti

Fisioterapeuta

São Paulo

Ana Elisa Ferreira Heiber

Ana Elisa Ferreira Heiber

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Ana Paula Domingues Rosa

Ana Paula Domingues Rosa

Fisioterapeuta

Goiânia

Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 607 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.