Minha filha foi arranhada por gato, ela tem 7 anos a vacina de tétano está em dias, devo me preocupa

2 respostas
Minha filha foi arranhada por gato, ela tem 7 anos a vacina de tétano está em dias, devo me preocupar, o gato não é vacinado contra raiva?
Boa tarde, na pergunta não ficou claro o local que foi arranhado pelo gato, mas como o gato parece ser conhecido da família e não parece estar doente eu oriento observar o gato por um período de 10 dias. Agora caso o gato não é conhecido da família e não pode ser observado a orientação é procura um serviço de urgência para iniciar profilaxia com vacinação anti-rábica. Também é importante observar o local da arranhadura que se começar a apresentar sinais de infecção também é importante procurar um serviço de urgência ou uma consulta médica para melhora avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sou o Dr. Jonas Spezia. Se sua filha foi arranhada por um gato e a vacina de tétano dela está em dia, isso já é um bom passo para prevenir infecções bacterianas graves. No entanto, a preocupação com a raiva é válida, especialmente se o gato não for vacinado.

Aqui estão algumas ações recomendadas:

1. Lave a área arranhada imediatamente: Use água e sabão para limpar bem a ferida.
2. Observe sinais de infecção: Vermelhidão, inchaço, dor ou pus na área da arranhadura devem ser monitorados. Se qualquer um desses sintomas ocorrer, procure um médico.
3. Considere a raiva: A raiva é uma doença grave e potencialmente fatal. Embora seja raro, é importante considerar a exposição, especialmente se o gato não for vacinado. Consulte um médico para avaliar a necessidade de profilaxia pós-exposição à raiva.
4. Monitore o gato: Se possível, observe o gato por 10 dias para sinais de raiva (mudanças no comportamento, salivação excessiva, etc.). Se o gato mostrar qualquer sintoma, procure atendimento médico imediatamente.

Para garantir que todas as precauções necessárias sejam tomadas e para obter orientações específicas para a sua filha, recomendo agendar uma consulta médica.

Para agendar uma teleconsulta comigo e esclarecer todas as suas dúvidas de forma segura e conveniente, acesse meu perfil na Doctoralia. Estou à disposição para ajudar!

Especialistas

Fabíola Langaro

Fabíola Langaro

Psicólogo

Florianópolis

Elaine De Moraes

Elaine De Moraes

Psicólogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Demian Bottenberg

Demian Bottenberg

Psicólogo

Florianópolis

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 217 perguntas sobre Raiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.