Minha filha fez recentemente uma endoscopia e estamos aguardando biópsia. Estou muito preocupada com

3 respostas
Minha filha fez recentemente uma endoscopia e estamos aguardando biópsia. Estou muito preocupada com a conclusão do exame onde consta Esofagite erosiva grau A de Los Angeles, Pangastrite Enantematosa moderada e lesão deprimida de antro e entre parenteses ( Neoplasia Precoce?). Biópsias? O que significa?
Como o Dr. Eduardo respondeu : há possibilidade de ter um câncer. Uma biópsia (retirada de um pedacinho /amostra de tecido do estômago) foi feita e é preciso aguardar o resultado para saber se é ou não câncer. Volte ao médico que solicitou a endoscopia para discutir os resultados. Em geral em 10 dias os resultados são liberados. Talvez ele já até tenha o resultado em consultório. Não adianta debater sem o anatomopatológico. Abraços.

Pode haver na porção final do estômago uma lesão suspeita de câncer que só pode ser confirmada após biópsia que foi realizada
O aspecto da endoscopia parece de lesão precoce que as vezes pode ser ressecada até por via endoscópica
Cancer de estomago pode ser diagnosticado apenas com biopsia , lesoes deprimidas podem ser formas iniciais da doenca com grande probabilidade de cura. O ideal e a realizacao de ecoendoscopia com macrobiopsia para tentar identificar melhor se ha ou nao cancer. Nem todos os canceres de estomago precoces devem ser tratados por endoscopia, em geral sao candidatos somente doentes com doenca de baixo grau do tipo elevado ate 2 cm ou levemente deprimidas ate 1 cm que nao ultrapassem a submucosa. Quaisquer outras devem ser tratadas por cirurgia com margem de seguranca entre 3 a 7 cm dependendo do tipo, por via aberta corte ou de preferencia por via laparoscopia pela menor morbidade.