Minha filha fez 4 anos e atualmente está chorando muito, não é choro por birra Agora é mudanças e

17 respostas
Minha filha fez 4 anos e atualmente está chorando muito, não é choro por birra
Agora é mudanças e humor e muito choro
Estou ficando muito preocupada
Olá! Primeiramente é importante descartar qualquer condição médica geral que possa trazer desconforto físico. Certifique-se de que ela está dormindo bem, se alimentando adequadamente e não está com nenhuma dor ou desconforto físico.

Embora seja menos comum, problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão, podem ocorrer em crianças pequenas. Isso pode ser mais difícil de identificar e pode exigir a ajuda de um profissional.

Observe e registre quando os episódios de choro ocorrem, o que pode ajudar a identificar padrões ou gatilhos específicos. Converse com sua filha sobre como ela está se sentindo. Pergunte sobre o que a está incomodando ou deixando triste. Use uma linguagem simples e apropriada para a idade dela.

Se os episódios de choro e mudanças de humor persistirem ou piorarem, e se estiverem afetando significativamente a vida diária de sua filha ou de sua família, pode ser útil buscar a orientação de um pediatra e psicólogo infantil.

Oi! Existem várias razões para uma criança chorar, sendo essa uma expressão essencial do bebê desde o início da vida, como sinalizador de incomodo... Depois crescemos e chorar é socialmente lido como indicativo de tristeza. Você percebe que pode haver uma razão para que ela esteja triste? Já perguntou diretamente a ela? As crianças são muito honestas sobre as coisas quando somos transparentes e diretos com elas. Caso você identifique que existe algo angustiando sua filha, verifique primeiro se não é um sintoma físico (dor etc), caso não seja, sugiro conversar com um psicólogo infantil para orientar melhor sobre como agir. Psicoterapia para crianças costuma ser bastante eficaz, às vezes mais ainda do que o processo em adultos.
Bom, o choro é uma forma que a criança tem de manifestar seus sentimentoes e também dores Você precisa levar ao pediatra para ele verificar se há algo físico incomodando ela. Verifique se existe algum estímulo que a perturbe muito, como som alto, luz forte, como está a qualidade do sono, etc. Peça para ela fazer um desenho daquilo que incomoda ela. Se o médico dfalr que esta tudo ok, e se verificar algo diferente, marque uma consulta com psicólogo pois pode ser algo emocional, algo que ela pode estar sentindo mas não tem como explicar. Boa sorte e qualquer dúvida pode perguntar!!!!
Entendo a sua preocupação. Mudanças de comportamento e humor em crianças podem ser difíceis de lidar. Aos 4 anos, as crianças estão desenvolvendo rapidamente suas habilidades emocionais e sociais, o que pode levar a mudanças de humor e choros frequentes. Além disso, qualquer mudança na rotina, como mudanças na escola, na casa ou na família, pode afetar o humor das crianças. A sua filha também pode estar tentando comunicar alguma necessidade não atendida, como fome, cansaço, ou necessidade de atenção.
Observe se há algo no ambiente que possa estar causando estresse ou desconforto.
Se precisar de mais informações ou tiver outras preocupações, estou aqui para ajudar. Abraços!
Olá. Recomendo que as pesspas responsáveis busquem atendimento psicológico para juntos, pais e psicóloga (o) buscarem alternativas de cuidado
Olá! Na maioria das vezes, a criança sinaliza problemas que estão acontecendo ao seu redor. Provavelmente, sua filha está com dificuldade de lidar com alguma situação e por isso expressa isso por meio do choro, já que para uma criança de 4 anos é mais difícil comunicar o que está sentindo. Eu trabalho com crianças na clínica e atendo na Tijuca e no Leblon, Me coloco à disposição para te ajudar caso queira agendar uma consulta!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia infantil - R$ 200
Olá! Leve-a ao pediatra para descartar qualquer questão física, essa possibilidade sendo descartada é importante investigar também se houve alguma mudança na rotina de casa, da escola. O diálogo com a sua filha e com as pessoas que cuidam dela na sua ausência pode facilitar a descoberta do que de fato está acontecendo. Se essa situação persistir busque um psicólogo/ psicanalista para que possa avaliar o caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Para compreender e abordar o choro frequente e as mudanças de humor da sua filha, é útil observar gatilhos e contextos específicos. Algo que pode contribuir é um acompanhamento com um profissional da psicologia especializado em EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares), que pode ajudar a identificar e tratar quaisquer traumas ou ansiedades subjacentes. Além disso, é aconselhável que os pais também considerem buscar apoio terapêutico nesta abordagem para gerenciar o estresse e melhorar a dinâmica familiar, o que pode contribuir significativamente para o bem-estar emocional da criança e da família. Tudo de melhor!
Bom dia! Que bom que está atenta às mudanças comportamentais da sua filha. Ainda que essa seja uma fase repleta de transformações, expor sua inquietação aqui e buscar ajuda é muito importante.
Choro excessivo pode ter variadas causas, inclusive associadas. Caso não haja queixa física, sugiro levá-la para uma avaliação de um psicólogo infantil, para que sejam investigados os possíveis fatores envolvidos, e, assim, se possa aliviar o que pode estar causando desconforto à sua filha.
Olá, conforme ressaltado pelos colegas, é importante realizar o acompanhamento com o pediatra e checar se existe alguma questão fisiológica. Pela sua pergunta, imagino que não haja uma queixa por parte dela e esse ponto pode ser explorado por você, auxiliar a criança no processo de conscientização sobre suas emoções e sentimentos, pergunte porque ela está chorando e elabore com ela se faz ou não sentido. Qualquer mudança mínima na rotina ou no ambiente, será assimilado de forma singular pela criança. Caso as causas não sejam claras após isso, sugiro acompanhamento com psicólogo infantil.
Boa tarde! Entendo sua preocupação. É comum que crianças de 4 anos passem por mudanças emocionais significativas. Elas estão desenvolvendo sua capacidade de expressar sentimentos e, às vezes, isso pode resultar em mais choro. Tente observar se há algo específico que possa estar causando estresse ou ansiedade na vida dela. Mantenha uma rotina estável e ofereça muito carinho e apoio. Se o choro persistir ou se intensificar, considere buscar orientação de um psicólogo para avaliar melhor a situação. Lembre-se de que você não está sozinha e é importante cuidar de si mesma também.
Recomendo que leve sua filha a um especialista pediatra para investigar se é causa biológica ou de ordem emocional. Além disso, entender os motivos de tal comportamento. ´Por fim o acompanhamento psicológico pode ajudar.
Mamãe, é preciso entender nesse caso se existe mudança de rotina nas atividades da criança e o possível impacto nesse caso. Em diagnósticos como TDHA é comum a mudança de humor e ou impulsividade. É importante buscar ajuda clinica caso não consiga lidar sozinha com a transformação do comportamento da criança. Procure um profissional.
Compreendo sua preocupação com as lágrimas e mudanças de humor que sua filha de 4 anos está apresentando. É natural se sentir angustiada e buscar respostas para cuidar da sua pequena.

Lembre-se: você não está sozinha! Existem diversas causas para as mudanças de humor e choro em crianças pequenas, e juntas podemos encontrar o melhor caminho para ajudar sua filha.

Algumas possibilidades:

Desenvolvimento emocional: Nessa fase, as crianças estão aprendendo a lidar com suas emoções, que podem se manifestar de forma intensa e ainda não serem totalmente compreendidas por elas.
Fatores externos: Mudanças na rotina, dificuldades na escola, conflitos familiares ou até mesmo cansaço e fome podem influenciar o humor da sua filha.
Comunicação: Sua filha ainda está aprendendo a se comunicar verbalmente, e o choro pode ser sua forma de expressar necessidades, frustrações ou sentimentos que ela ainda não consegue colocar em palavras.
O que você pode fazer:

Observe com atenção: Preste atenção aos momentos em que o choro e as mudanças de humor acontecem, buscando identificar possíveis gatilhos ou padrões.
Converse com sua filha: Com calma e carinho, converse com sua filha sobre o que ela está sentindo, incentive-a a expressar suas emoções e valide seus sentimentos.
Crie um ambiente acolhedor: Ofereça à sua filha um ambiente seguro e acolhedor, onde ela se sinta amada, protegida e livre para se expressar sem julgamentos.
Brincadeiras e atividades: Brincadeiras e atividades que estimulem a comunicação, a inteligência emocional e a expressão de sentimentos podem ser muito úteis.
Paciência e amor: Tenha paciência, amor e compreensão com sua filha. Ela está passando por um momento de desenvolvimento importante e precisa do seu apoio e carinho.
Se o choro e as mudanças de humor persistirem ou causarem sofrimento significativo à sua filha, buscar ajuda profissional é fundamental. Um psicólogo infantil poderá avaliar a situação de forma individualizada e te orientar sobre o melhor caminho a seguir.

Lembre-se: você é a melhor mãe para sua filha, e com amor, atenção e apoio, ela poderá superar qualquer desafio.

Conte comigo!
O choro é de fato uma importante forma que a criança tem para lhe comunicar que algo não está bem com ela. Levar ao pediatra e fazer alguns exames é essencial, tão importante quanto levar a um psicólogo para verificar se tem algo de cunho emocional. Além disso, seu contato e observação como pai/mãe poderá elucidar muita coisa a respeito do que se passa com ela. Prestar atenção nao somente no que acontece durante o choro, mas também nos momentos que antecedem e precedem a crise. Alguma mudança no ambiente ou no próprio comportamento de sua filha. Demonstre a ela interesse em ajudá-la. Faça perguntas, ofereça apoio e carinho. Qualquer outra dúvida, estou a disposição. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Orientação aos pais - R$ 220
Olá!
Primeiramente, é importante descartar qualquer problema de saúde física com a ajuda de uma médica pediatra.
Você consegue perceber quando isso iniciou? Em que situações esse choro aparece? Como se dá essa mudança de humor? Você a acolhe? Já tentou ouvi-la?
É importante que você esteja disponível para ajudá-la e demonstre isso.
Se persistir, é interessante levar a uma psicóloga infantil.
O que será que ela está sentindo/vivendo para estar se expressando dessa maneira?
Seria importante algum profissional da área da psicologia acompanha-la para aprofundar a compreensão do que acontece.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150