Minha filha estuda bastante para as provas, mas não consegue tirar notas boas, esta saindo do ensino

8 respostas
Minha filha estuda bastante para as provas, mas não consegue tirar notas boas, esta saindo do ensino médio e preocupo, pois vem faculdade à frente. Também sofro com os mesmos sintomas de desatenção, o que eu faço?
a falta de atenção, ou dificuldade de concentração pode ocorrer dentro de diversas indicações diagnósticas, mo ideal é que procure um especialista para uma avaliação técnica e consequente repasse de orientações pertinentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amigo (a)!
Recomendo, tanto para sua filha como para você, que procure um psicólogo antes de qualquer outra decisão, como por exemplo, tomar remédios aleatoriamente. Os motivos que levam cada um à dificuldade de fixar a atenção, provavelmente, são diferentes. Se sua filha já atingiu o nível escolar em que está, com certeza enquadra-se nos níveis normais, dispensando a princípio, o uso de medicamento. Coloco- me à disposição! Um abraço!
Olá. Pela sua descrição não fica claro se é uma questão de dificuldade de atenção ou de ansiedade frente à uma avaliação. Cada caso é um caso e embora a família tenha um papel importante na formação de seus membros, a forma pela qual cada um se desenvolve e lida com questões do ambiente é particular. Não sei se no momento essa é uma questão que preocupa sua filha ou você. Parece-me que você se vê nela de algum jeito. Talvez fosse o caso de você investigar melhor essas questões. O fato de a gente conseguir separar nossas questões das das outras pessoas já ajuda bastante. Aproveite esses questionamentos e invista em você.
É importante ampliar a reflexão sobre a forma que se sente frente a esses desafios. O atendimento psicológico pode ser o caminho para que isso aconteça, por isso é importante cuidarmos de nós quando nos sentimos "pequenos" frente aos obstáculos que a vida nos apresenta. Um profissional da área pode potencializar pontos que talvez estejam sendo deixados de lado, e fortalecer recursos próprios que te capacite a ultrapassar suas limitações já identificadas. Isso pode proporcionar crescimento, maturidade e aprendizado em diversos níveis em sua vida!
Fique à vontade para agendar seu horário!!
A vida de conquistas é feita de pequenos passos, como esse de identificar limitações e procurar aprender com elas com o caminho do autoconhecimento!
Espero seu comentário!
Além da necessidade de acompanhamento psicológico e diagnóstico psiquiatrico, é recomendável a prática de esportes com ênfase na atividade aeróbia, que PODEM beneficiar enormemente. A prática habitual de meditação e o uso de aplicativos para smartphones de Mindfulness também favorecerão na questão, sem sombra de dúvida.
É importante compreender o que ocorre com sua filha lembrando que antes de qualquer suposição deve-se avaliar o estado mental para analise de sintomas de estresse, alterações de pensamento, pequenos exercícios clínicos de atenção para posteriormente apresentando significância encaminhar ao Neurologista para primeiro investigar as questões clínicas e posteriormente a avaliação neuropsicológica como método investigativo das dificuldades apresentadas e assim possíveis diagnósticos e resolutividade da queixa apresentada.
Aconselho uma avaliação neuropsicológica, para identificar uma possível diagnóstico.
Uma pergunta fundamental, a partir da sua narrativa, é se o resultado que sua filha vem obtendo com relação as notas gera algum sofrimento ou desconforto para ela.

Em caso afirmativo, concordo com os colegas acima que indicaram a busca de um psicólogo.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.