Minha filha está sendo afastada do seu grupo na escola devido ao temperamento dela. Ela tem 15 anos

6 respostas
Minha filha está sendo afastada do seu grupo na escola devido ao temperamento dela. Ela tem 15 anos e as outras meninas reclamam que ela é grosseira, e agora ela está sozinha na escola, tem tomado o lanche no banheiro, não tem mais com quem fazer os trabalhos e virou alvo de bullying. Já falei com a escola e não resolveram nada, uma das garotas nem estuda mais na mesma escola. Como devo agir?
Olá, boa tarde!
Na adolescência assim como no decorrer da vida, é necessário que cada um busque meios de se defender de uma violência, e assim, não ficar apenas como vítima em sua história de vida.
Para isto é preciso que ela descubra meios com ferramentas emocionais para lidar com esta questão.
Uma observação pertinente é que a escola precisa ser avisada sim, contudo, não espere uma posição apenas da escola pois o bullying, a violência, o preconceito, ocorrem de forma camuflada.
Estarei esperando seu contato para conversarmos mais sobre este assunto.

Concordo com resposta da profissional.
Recomendo também que sua filha faça terapia, além de ela estar passando pelo bullying, os colegas estão reclamando da "grosseria" dela. Ela precisa de ajuda o mais rápido possível! Estou ao dispor!
Recomendo uma articulação de todos os atores educacionais: família, escola e a aprendeste. É preciso entender onde esses laços estão fragilizados, fazer a leitura do mundo interno dos envolvidos, ativando mapeamento institucional com Psicopedagogo e orientador escolar. Para você trabalhar com duas filha e entender o que ela vivência, uma avaliação seria fundamental.
Sugiro que você busque ajuda profissional o mais rápido possível para que essas questões sejam resolvidas da melhor forma.
Olá, tudo bem?
O que eu sugiro que busque ajuda profissional de um psicólogo para ter recursos de se defenfer e lidar com tudo isso, pois o que a gente se vive na infância, na adolescencia é um chão que a gente pisa a vida inteira.
Busque ajuda profissional, para que ela compreenda que o problema não é ela e sim quem pratica o bullying.
Lembre-se de que cada situação é única e pode exigir diferentes abordagens. O mais importante é garantir que sua filha se sinta segura e apoiada durante esse período difícil. Se você sentir que a escola não está tomando as medidas adequadas, pode ser necessário buscar aconselhamento legal para entender melhor seus direitos e opções.
E o abandono escolar é uma opção muito prejudicial para a sua filha. Se não for possível no âmbito escolar, procure pelo órgão da Superintendência de Ensino da sua região.
Lidar com uma situação de bullying na escola é desafiador e requer uma abordagem cuidadosa. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar:
1. Diálogo Aberto: Mantenha uma comunicação aberta com sua filha. Encoraje-a a expressar seus sentimentos e experiências, e assegure-lhe que ela tem seu apoio incondicional.
2. Apoio Profissional: Considere buscar apoio de um psicólogo ou conselheiro escolar. Profissionais treinados podem ajudar sua filha a desenvolver habilidades para lidar com o bullying e trabalhar em seu temperamento de maneira construtiva.
3. Reunião com a Escola: Se a escola não tomou medidas efetivas, solicite uma nova reunião com a direção. É importante que a escola esteja ciente da gravidade da situação e tome ações concretas para resolver o problema.
4. Educação sobre Bullying: Informe-se sobre as leis e políticas anti-bullying. Muitas escolas têm protocolos para lidar com essas situações, e conhecer esses protocolos pode ajudar a garantir que a escola cumpra suas responsabilidades.
5. Ações Práticas: Incentive a escola a realizar atividades que promovam a conscientização sobre o bullying, como palestras, workshops e campanhas de sensibilização.
6. Rede de Apoio: Ajude sua filha a construir uma nova rede de apoio, seja por meio de atividades extracurriculares, clubes ou grupos de interesse onde ela possa fazer novas amizades.
7. Documentação: Mantenha um registro de todos os incidentes e comunicações com a escola. Isso pode ser útil se for necessário tomar medidas adicionais.
8. Linhas de Apoio: No Brasil, existem linhas de apoio e recursos para vítimas de bullying. Procure organizações que ofereçam assistência e orientação para casos de bullying.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!