Minha filha está com Hipertensão Intracraniana, fez a pulsão e foi confirmado, pressão intracraniana

2 respostas
Minha filha está com Hipertensão Intracraniana, fez a pulsão e foi confirmado, pressão intracraniana aumentado. Está tomando Diamox, as dores de cabeça diminuíram mas volta e meia ela sente, tem dois meses que está assim, fez exames não afetou em nada sua visão, só memória ruim isso vai passar? Tem cura?
Caro internauta, a hipertensão intracraniana idiopática é assim mesmo, sem uma causa aparente. Quando se descobre a causa da hipertensão as vezes é possível fazer alguma coisa que corrija e aí sim fala-se em cura. Mas quando não se descobre a causa muitas vezes o que temos é o tratamento dos sintomas mesmo. O Diamox é o medicamento de escolha e se a paciente ainda tem sintomas tem que verificar se não é caso de aumentar a dose ou até mesmo associar outro medicamento junto.
Se hipertensão não for corretamente tratada não é esperado que os sintomas passem espontaneamente.
Agora se o esquema medicamentoso estiver na melhor forma possível e na melhor dose possível e ela ainda tiver dores de cabeça e problemas de memória, talvez seja o caso de avaliar a possibilidade de uma cirurgia de derivação do liquor para aliviar a pressão.
Atenciosamente
Willian Rezende

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em casos de Hipertensão Intracraniana Idiopática tem sido descrito com frequência alterações anatômicas ou fisiológicas que aumentam o compartimento venoso encefálico como e hipoplasia de seios transversos ou válvulas em seios venosos, que podem ser tratadas por via endovascular com implante de stents. Ainda a patologia, em função do regime de hipertensão intracraniana, tem o potencial de causar danos aos nervos ópticos com perda visual progressiva, mesmo que neste momento o potencial evocado visual esteja normal, futuramente pode haver lesão do nervo óptico, demandando tratamento contínuo frente as graves consequências da lesão dos n. ópticos. Hoje com a possibilidade de derivação liquórica definitiva com interposição de sistema de válvulas auto-regulaveis e implante lombar, e não mais craniano, tem-se uma ótima maneira de se tratar a patologia com um mínimo de efeitos indesejáveis ou adversos do método.

Especialistas

André Meireles Borba

André Meireles Borba

Neurocirurgião

Brasília

Marcos Devanir Silva da Costa

Marcos Devanir Silva da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Julio Pereira

Julio Pereira

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Hipertensão Intracraniana
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.