Minha filha está com desgaste no côndilo mandibular e deslocamento de disco, já foram feitos exames

3 respostas
Minha filha está com desgaste no côndilo mandibular e deslocamento de disco, já foram feitos exames hormonais e consulta com reumatologista está tudo normal. Lembrando que ela tem apenas 11 anos, não sente dores apenas diz sentir que trava as vezes a mandíbula.
Dra. Camilla Jusevicius
Cirurgião buco-maxilo-facial
Guarulhos
Procure um especialista em Disfuncao Temporo Mandibular e dor Orofacial para tratamento da pequena!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Fatima Karoline Dultra
Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em dor
Salvador
Esta é uma situação que requer atenção cuidadosa, especialmente considerando a idade jovem da paciente (11 anos). A idade de 11 anos é uma fase de crescimento e desenvolvimento. O fato de não haver dor é um sinal positivo. A ausência de alterações sistêmicas (confirmado pelos exames) também é favorável. Porém seria muito importante para definir o melhor tratamento neste momento fazer uma avaliação com especialista. À disposição.
Dr. João Pedro Paulino Mazzon
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
Entendo sua preocupação, e é importante investigar bem o caso da sua filha. O desgaste no côndilo mandibular e o deslocamento do disco, mesmo sem dor, podem ser sinais de algo que precisa de acompanhamento mais detalhado. É fundamental continuar o acompanhamento com o reumatologista, investigando doenças autoimunes, doenças reumatológicas e do tecido conjuntivo, para garantir que não haja nenhuma condição subjacente.

Esse quadro de deslocamento do disco desde a infância e adolescência pode, em alguns casos, favorecer o desenvolvimento de uma degeneração precoce das articulações temporomandibulares (ATM), o que pode levar ao retrognatismo (quando o queixo é pequeno), mas é importante frisar que isso não é uma regra, e cada caso é único.

Por ser um caso delicado e complexo, é extremamente importante que sua filha seja acompanhada por um cirurgião bucomaxilofacial experiente em tratar esses casos. Tenho experiência nesse tipo de situação e ficaria à disposição para ajudar. Se você achar necessário, podemos agendar uma consulta para investigarmos mais a fundo e, se preciso, tratar o quadro da melhor forma possível.

Especialistas

José Lopes de Oliveira Neto

José Lopes de Oliveira Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Luana Wenzel

Luana Wenzel

Fisioterapeuta

Curitiba

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.