Minha filha é portadora de esquizofrenia e a 2 anos diagnosticada também com bordelaine, gostaria de

3 respostas
Minha filha é portadora de esquizofrenia e a 2 anos diagnosticada também com bordelaine, gostaria de perguntar como é o laudo da ginecologista para fazer uma laquiadura das trompas, ela não quer ter filhos e não tem nenhuma condições psicológica de cuidar de filhos, nem dela própria as vezes, fui na defensoria me pediram um laudo do psicólogo e da ginecologista, o q ela tem q colocar no laudo?
Olá ! De acordo com a lei vigente em relação a esse assunto, lei 9263/96, Art. 10. Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações: I - em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
II - risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.
Dessa forma, o ideal seria dois laudos de psiquiatras, atestando as limitações impostas pela doença dela e os riscos à saúde dela e de um futuro bebê. O resto é direito legal ! Cumprir os prazos do processo e aguardar a cirurgia. Espero que dê certo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os trâmites legais para conseguir gratuitamente e legalmente a ligadura podem demorar , dependendo da região do nosso país. Há um diu hormonal que tem a mesma eficácia da ligadura , embora caro, tem durabilidade de 5 anos, diminuiu os sangramentos menstruais, pode ser uma solução transitória.
Isso. A indicação nesse caso seria psiquiátrica.
Ou seja, um laudo assinado por 2 médicos psiquiatras, alegando o risco a saúde da paciente e/ou do concepto, mas ainda assim, não é garantido. Acredito que a saída mais eficiente seja a colocação de um DIU. Que pode ser de cobre, sem hormônios, mas de eficácia satisfatória, dentro de pelo menos 8 a 9 anos, ou o DIU com progesterona. A escolha deve ser avaliada conjuntamente com o ginecologista.....
Espero que ajude
Boa sorte

Especialistas

Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Danyelle Lima

Danyelle Lima

Ginecologista

Goiânia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 676 perguntas sobre Laqueadura tubária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.