Minha filha de 8 anos não fala o R do meio das palavras ( baRata, pRato...)e ela não tem a língua

8 respostas
Minha filha de 8 anos não fala o R do meio das palavras ( baRata, pRato...)e ela não tem a língua presa. Ela não faz como o Cebolinha, ela apenas pula a letra. Me disseram que depois dos 7 anos a criança não consegue mas falar direito. Será que ainda tem jeito?
boa tarde, com certeza ainda pode ser aprendido este fonema,sendo que este é o ultimo fonema a criança aprender no desenvolvimento da aquisição da linguagem.
é necessário procurar um acompanhamento fonoaudiológico evitando que prejudique o desenvolvimento da aprendizagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O profissional indicado para este tipo de avaliação é o fonoaudiólogo.
Dentro do processo de aquisição de linguagem, aos 8 anos de idade a criança já deveria ter adiquirido todos os fonemas da nossa língua.
O som da letra R nessa posição que você exemplificou é um dos últimos sons que a criança aprende a falar.
É possível que a criança e até mesmo um adulto consigam aprender a falar esse fonema.
No entanto, quanto mais tempo se passar, mais dificuldade poderá haver em adquirir o fonema.
Sugiro que procure um fonoaudiólogo que trabalhe na área de linguagem para uma avaliação mais completa.
O nosso cérebro tem uma capacidade fantástica que é a neuroplasticidade que basicamente significa capacidade de criar novas conexões para aprender , tudo isso pode acontecer com estímulos e intervenções corretas. Portanto tem jeito sim! O fonoaudiólogo é o profissional para uma avaliação mais aprofundada e se essa situações está causando baixo rendimento o psicopedagogo ,terapeuta da aprendizagem ,deve ser procurado também. Abraço.
A pessoa que fez essa afirmação está completamente equivocada. A criança deve adquirir todos os fonemas (sons da fala) até os 5 anos mas caso aconteça atraso no desenvolvimento de linguagem ou mesmo trocas e omissões, o profissional capacitado a ajudar é o fonoaudiólogo. O fonema R tem variações e precisamos avaliar qual dessas sua filha tem dificuldade. Como ela já tem 8 anos, sugiro que procure logo este profissional para que a criança não sofra futuramente.
Fique tranquila, com um trabalho adequado é possível a aquisição desse fonema. Procure um fonoaudiólogo para que esse possa avaliar, identificar a causa e indicar o processo terapêutico a ser seguido.
Nesta idade a criança já deveria reproduzir o fonema. É muito importante uma avaliação fonoaudiológica para identificar o que está acontecendo. Existem várias possibilidades para haver essa omissão, como por exemplo hipotonia para a vibração de língua, falta de consciência fonológica ou alteração do processamento auditivo. Para todas essas disfunções existe tratamento.
Olá, como vai?
Apesar de pesquisas e na área clínica vermos que até os 5 anos é a idade da aquisição dos fonemas (sons da fala), após esta idade chamamos estas trocas de processos fonológicos, e podemos sim trabalhar e melhora-las em nossas fala.
O quanto antes for feito uma intervenção com avaliação, orientação e terapia, será o melhor para sua filha. Por isso, procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação e iniciar o processo terapêutico se necessário.

Especialistas

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Antonio Victor Copque dos Santos

Antonio Victor Copque dos Santos

Fonoaudiólogo

Salvador

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.