Minha filha de 6 anos e toma Venvanse 30, diagnosticada, com Tdah, mas so quando vai á escola ou fazer

7 respostas
Minha filha de 6 anos e toma Venvanse 30, diagnosticada, com Tdah, mas so quando vai á escola ou fazer atividades que requer concentração, posso ficar sem medica-la ate 20 dias, que são as ferias?
São duas as abordagens. Na primeira, você só medica o portador do déficit de atenção frente a necessidade do estudo. Nas segunda abordagem, se entende que o aprendizado é contínuo, e os demais aspectos da vivência também se beneficiam do tratamento.
Avalue, junto às pessoas que cuidam da sua criança, qual será a melhor forma de medica-la.
Mas, talvez esteja perguntando se há alguma contraindicação farmacológica para esse intervalo. Não tem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, duas questões. A primeira se dá entorno da posologia do medicamento. O Venvanse 30 é um medicamento da classe das anfetaminas, extremamente adictivo e com sérias consequências quando feita interrupção abrupta após uso prolongado. Para citar algumas das consequências: fadiga, depressão, alterações no sono. Com uso prolongado pode ocorrer também problemas de pele, insônia, irritabilidade, hiperatividade (que ironicamente é o que supostamente essa medicação combate) e mudanças na personalidade.
Tendo isso em mente considero a segunda questão: medicar uma criança em pleno desenvolvimento é algo que, na minha prática, inadmissível. Os prejuízos a longo prazo que essa conduta irresponsável pode gerar na vida desse sujeito ultrapassam qualquer benesse a curto prazo. Você enquanto responsável deve procurar alternativas que não prejudiquem diretamente o desenvolvimento de sua filha. Certamente uma psicoterapia é o mais indicado para esse tipo do caso.
Sugiro buscar o médico que acompanha a sua filha, pois geralmente não se interrompe esse tipo de medicação assim, por intervalos.
Boa noite, não faça isso sem a orientação do médico de sua filha! Ela pode vir à ter sintomas de abstinencia pela falta de uso do mesmo.
Essa resposta só quem te dará com precisão é o médico que a acompanha. Mas existem crianças sim que o médico suspende a medicação em período de férias/viagens, pelo tempo que criança está afastada das atividades estudantis. Já algumas, mesmo nas férias usam o remédio, pois são mais hiperativas/desatentas.
Apesar de que existem duas abordagens, na minha prática observo que o ideal é fazer uso da medicação todos os dias, já que tdah é um transtorno que acompanha o paciente em vários âmbitos da sua vida.
Com relação ao Venvanse, devido ao efeito de dor de cabeça que gera em parte dos pacientes nos primeiros dias, não é indicada a pausa, pelo fato de que a cada interrupção, quando o paciente volte a usar, apresentará a dor de cabeça inicial.
Sugiro que converse com o psiquiatra de sua filha e decidam juntos a abordagem que a pequena responda melhor.
Fico contente com seu questionamento, mostra o quão preocupada você está com o uso abusivo e desnecessário do medicamento em uma criança tão jovem. O TDAH é um transtorno que envolve uma área do cérebro chamada de lobo pré frontal, essa área é a responsável pelas funções executivas, que abrangem planejamento e desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas, flexibilização de pensamento, entre outras. O processo de amadurecimento dessa área é muito mais lento e o último a acontecer, sabendo- se hoje que só ocorre totalmente por volta dos 25-30 anos. Então se pensarmos na idade da sua filha, ainda tão nova, entendemos o motivo de tamanha desordem no âmbito escolar. É corretamente

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.