Minha filha de 5 anos relata correr e de vez em quando uma das pernas perde força e ela vira a perna

1 respostas
Minha filha de 5 anos relata correr e de vez em quando uma das pernas perde força e ela vira a perna ou o pé. As vezes cai ou junta os dois joelhos. Quais doencas podem ser e qual médico procurar? Pode ser ADL, se sim quais outros sintomas em meninas? Quais outras opções também? Grata
Olá! Compreendo sua preocupação com os sintomas relatados pela sua filha. É importante buscar uma avaliação médica para identificar a causa desses sintomas e garantir o melhor cuidado para ela.

A perda de força em uma das pernas e os movimentos inesperados que você descreve podem ter diversas causas, e é fundamental que um profissional de saúde especializado avalie sua filha pessoalmente para chegar a um diagnóstico preciso.

Um dos médicos que você pode procurar é um neurologista pediátrico. O neurologista é especializado em identificar e tratar problemas relacionados ao sistema nervoso, e ele poderá investigar a origem dos sintomas da sua filha.
A Adrenoleucodistrofia (ALD) é uma doença genética rara que afeta o metabolismo dos ácidos graxos de cadeia muito longa e pode causar problemas neurológicos progressivos. A doença é mais comum em meninos, pois é causada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. No entanto, embora seja extremamente rara, a ALD também pode afetar meninas, notavelmente se estiver presente outro quadro genético como Síndrome de Turner.
Existem diversas outras condições que podem causar sintomas semelhantes aos que você descreveu, incluindo a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 3, que é uma forma mais branda da doença e pode se manifestar de maneira variada em diferentes pacientes. No entanto, o diagnóstico correto só poderá ser feito pelo médico após avaliação clínica detalhada e, se necessário, exames complementares.

Além da AME tipo 3, outras condições neuromusculares e neurológicas também podem estar relacionadas a esses sintomas. Por isso, é fundamental buscar uma avaliação médica o mais breve possível.

Outras opções a serem consideradas podem incluir questões ortopédicas, problemas neuromusculares não relacionados à AME e até mesmo fatores psicológicos que possam influenciar o comportamento e a sensação de fraqueza.

O importante é não adiar a consulta médica e buscar o atendimento especializado para sua filha. O médico poderá fazer um exame físico detalhado, solicitar exames complementares, se necessário, e fornecer um diagnóstico adequado e um plano de tratamento apropriado para o caso dela.

Caso deseje, uma teleconsulta pode ser uma opção para iniciar a avaliação e discussão do quadro da sua filha com um médico sem precisar se deslocar até um consultório. Não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde o quanto antes para garantir o melhor cuidado para ela.

Estou aqui para ajudar e oferecer suporte em suas dúvidas e preocupações. Cuide bem de sua filha e de vocês. Um abraço afetuoso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.