Minha filha de 3 anos diz insistentemente que me ama. É normal da idade?Me preocup

17 respostas
Minha filha de 3 anos diz insistentemente que me ama. É normal da idade?
Me preocupa se ela se sente insegura e precisa ouvir que é amada o tempo todo..
Ah, que doce! Sua filha de 3 anos dizendo que te ama insistentemente é completamente normal. Nesta idade, as crianças estão aprendendo a expressar emoções e a linguagem do amor é uma das primeiras que elas dominam. Elas também estão descobrindo como suas palavras e ações afetam os outros.

E não se preocupe, isso não significa necessariamente que ela se sente insegura. É mais provável que ela tenha percebido o quanto você sorri e a abraça quando ela diz isso. Quem não gostaria de ver os pais tão felizes, não é? Continue reforçando esse amor com abraços e palavras carinhosas. Aproveite esses momentos doces enquanto duram, porque logo ela vai estar te dizendo que "te ama, mas quer ir brincar com os amigos agora"!

Olá! É difícil definir se é ou não insegurança apenas a partir desse relato, mas geralmente nessa fase as crianças começam aprender a verbalizar seus sentimentos e emoções, por isso, em um primeiro momento não considero um alerta. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá. É comum e natural que crianças de três anos expressem frequentemente seu amor pelos pais. No entanto, Se você notar outros sinais de insegurança ou ansiedade, pode ser útil procurar um psicólogo infantil para avaliar o caso.
Olá! Que interessante a sua pergunta! Por que será que a sua filha te dizer insistentemente que te ama, lhe causa essa angústia a ponto de achar que pode ser um problema?Pode ser que exista uma questão sua em relação a ser amada.
Mas de toda forma, fique tranquila em relação à sua criança! Ela está demonstrando o amor que sente por você e não significa que esteja insegura.
Sua filha parece ser uma criança amorosa! Qual a sua questão com isso?
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
É comum, pois expressar amor é uma maneira natural para ela se conectar e se sentir segura, não sendo necessariamente uma insegurança, mas sim que está explorando suas emoções e buscando reafirmação do amor que recebe.
Olá! É normal que crianças dessa faixa etária expressem o seu amor, ainda mais que essa é uma fase onde começam a aprender a verbalizar uma série de coisas. Caso note algo de diferente, como sintomas de ansiedade, vale a pena leva-la em um psicólogo infantil, mas do contrário faz parte da fase e faixa etária em que ela se encontra agora.
Olá! Sim, é absolutamente normal que uma criança de três anos expresse frequentemente o seu amor pelos pais. Nessa idade, as crianças estão desenvolvendo suas habilidades de comunicação e aprendendo a expressar seus sentimentos. Demonstrar afeto é uma parte natural desse processo.

Quanto à preocupação sobre insegurança futura, a expressão de amor e afeto na infância é um sinal positivo de um vínculo emocional seguro. Se a criança se sente amada e segura, é menos provável que desenvolva inseguranças significativas no futuro. Continuar a proporcionar um ambiente amoroso, seguro e consistente é a melhor maneira de apoiar o desenvolvimento emocional saudável dela.
Olá, como tem passado?
É complicado saber nesse momento o que significa esse dizer para ela, será que ela compreende toda a dimensão do que é dizer que ama alguém ? O que será que ela quer dizer com isso? Quer demandar de volta um outro eu te amo? Talvez.
É interessante a sua preocupação, como você pensa isso e fala sobre isso, como se fosse uma insegurança, somente o que sua filha diz significa uma insegurança? Talvez não, dizer que te ama por si só não significa isso. E como esse dizer é recebido por você e talvez por outras pessoas também, ela está se colocando afetivamente, como será recebida também importa para sua própria constituição.
Espero ter ajudado, até mais.
Como os colegas falaram, pode ser que para ela isso isso não seja um problema, mas não deixa de ser interessante a sua questão. Leva-nos a pensar: quais os conteúdos pessoais que motivam a sua preocupação com ela?
É normal para uma criança de 3 anos expressar amor de forma insistente. Nessa idade, as crianças estão explorando suas emoções e podem repetir frases para buscar atenção e reafirmação. É uma fase do desenvolvimento emocional em que buscam proximidade e segurança dos pais.

Certifique-se de demonstrar amor e carinho de volta, criando um ambiente seguro. Isso ajuda a fortalecer o vínculo e a confiança. Se tiver preocupações adicionais, conversar com um pediatra ou psicólogo infantil pode ser útil.
É compreensível que você esteja preocupada com o comportamento da sua filha. É importante lembrar que, aos 3 anos, as crianças estão em uma fase crucial de desenvolvimento emocional e social. Nesta idade, elas começam a expressar seus sentimentos de forma mais verbal e podem repetir frases que são significativas para elas.

Considerações Psicoterapêuticas:
Desenvolvimento Normal: É normal para crianças pequenas expressarem amor e afeto de forma repetitiva. Elas estão aprendendo sobre emoções e como comunicá-las. Dizer "eu te amo" pode ser uma forma de sua filha praticar a expressão do afeto e de procurar reforço emocional de que você está presente e a ama de volta.

Necessidade de Segurança: Crianças pequenas frequentemente procuram reafirmação do amor e da segurança dos pais. Isso não significa necessariamente que ela esteja insegura. Pode ser apenas uma forma de buscar conexão e conforto.

Reforço Positivo: Responder ao "eu te amo" de sua filha com carinho e afirmando seu amor por ela é uma maneira de fortalecer o vínculo emocional e proporcionar a segurança que ela precisa. Isso pode ajudar a construir sua autoestima e senso de segurança emocional.

Ambiente Afetivo: Garanta um ambiente onde o amor e a segurança são demonstrados não só verbalmente, mas também através de ações e gestos diários. Isso pode incluir abraços, brincadeiras e tempo de qualidade juntos.

Como Responder:
Reafirme Seu Amor: Sempre que sua filha disser que te ama, você pode responder de volta com amor e carinho. "Eu também te amo muito" ou "Você é muito especial para mim".

Valide Seus Sentimentos: Mostre que você valoriza o que ela está dizendo. "Que coisa linda você dizer isso, eu adoro quando você me diz isso".

Diversifique a Resposta: Às vezes, você pode complementar com uma pergunta ou comentário que encoraje a conversa. "O que mais você gosta em nós?" ou "Sabe que eu também amo muito quando brincamos juntas?".

Observações e Ajustes:
Monitoramento: Observe se esse comportamento está associado a outros sinais de ansiedade ou insegurança, como medo de ficar sozinha, dificuldade para dormir, ou alterações no apetite.

Consistência: Mantenha uma rotina consistente e previsível, pois isso pode ajudar a criança a se sentir mais segura e menos ansiosa.

Quando Procurar Ajuda:
Se você notar que a expressão de amor da sua filha vem acompanhada de outros sinais de ansiedade ou estresse, ou se isso se tornar excessivamente repetitivo e parece estar interferindo nas atividades diárias, pode ser útil consultar um psicólogo infantil. Eles podem fornecer uma avaliação mais detalhada e sugerir estratégias específicas para ajudar a sua filha.

Lembre-se de que a repetição de palavras e frases faz parte do desenvolvimento normal de muitas crianças pequenas. A expressão contínua de amor pode ser simplesmente um reflexo de um vínculo forte e saudável entre vocês duas.
Olá! Não se preocupe, pois isso, além de normal, é um excelente indicador de expressão de afeto que lhe é recíproco. Corresponda aos afetos dela sempre acolhendo, abraçando, dizendo frases afetivas do tipo: "Você me faz feliz" "Também te amo!" "Amo ver você sorrindo!" "Estou aqui, quer um abraço?" Sua preocupação é natural.
É normal essa necessidade de dizer que ama a mãe, afinal é sua primeira referência.
É importante você retribuir dizendo que também a ama, com esse gesto ela vai se sentir mais segura quanto ao seu amor.
Não precisa se preocupar com algo que é muito comum nessa idade.
Olá! Acredito que tua filha, ao dizer que te ama, reafirma a relação de pertencimento tão cara às crianças. Você é a referência de proteção a ela e poder dizer que te ama é bastante saudável. E realmente, como foi dito, vale refletir se você se sente à vontade com a declaração de amor dela. Eu lembrei daquelas cenas em que a criança é chamada para uma fotografia e já estampa um sorriso forçado, como se cumprisse o protocolo que ela entende precisar responder. Neste tipo de expressão sentimos um excesso, algo falso. Mesmo assim, responde aos recursos que a criança lança mão por precisar ser amada e corresponder ao que esperam dela.
Em tempo, aproveite esta fase amorosa, o amor pode durar, mas as expressões de amor podem rarefazer na medida em que as crianças deixam de ser crianças!
Olá! Olá! É comum e saudável que crianças de 3 anos expressem amor frequentemente, refletindo um desenvolvimento emocional normal e um vínculo seguro. Ouvir "eu te amo" frequentemente indica um ambiente familiar afetuoso. A preocupação com a necessidade de segurança é válida e responder com carinho reforça a auto-estima e a confiança da criança, promovendo um desenvolvimento emocional positivo. Se houver preocupação contínua(dos pais), considerar Terapia EMDR pode ajudar a entender e tranquilizar as expressões de afeto, contribuindo para um ambiente emocionalmente equilibrado. Tudo de melhor!
Olá! Que bom que a sua criança expressa-se e comunica-se nesta fase de exploração e conexão com o mundo e com as pessoas significativas, como Você. Época de descobertas e de criar e sentir pertencimento, como um ser gregário e que precisa de afeto e acolhimento. Às vezes é excessiva e repetitiva esta manifestação e o incómodo que provoca deve ser analisado, em si. Procurar um psicólogo (a) para a mãe, se achar viável e necessário, para compreender-se e ter mais autoconhecimento e obter informações sobre o que é característico nestas idades, em termos de emoções, comportamentos e necessidades.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!