Minha filha de 3 anos de idade mexe de forma constante o "bumbum" como se estivesse tendo prazer. Teve

9 respostas
Minha filha de 3 anos de idade mexe de forma constante o "bumbum" como se estivesse tendo prazer. Teve início ainda aos 9 meses de idade, porém isso continua. Na escola tb, chega a suar e mudar a expressão facial. O que pode ser?É normal?
Em linhas gerais, tais comportamentos são comuns, contudo é necessário uma avaliação de um profissional em Psicanálise para entender os motivos para a recorrência de tais manifestações, que podem variar de criança para criança. Assim é importante o acompanhamento psicanalítico mesmo de crianças muito pequenas de forma a desvendar as causas dessas ocorrências e auxiliar a criança em seu desenvolvimento, propiciando uma remissão desses sintomas e prevenindo contra possíveis prognósticos de piora ou associação a transtornos emocionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É um comportamento um tanto quanto comum nesta idade, está conhecendo seu corpo...contudo, causa um desconforto pra vc, acredito q devas procurar uma avaliação, conversar com um psicólogo qualificado em infância, tirar todas as duas dúvidas. O que vc pode ir fazendo é não dar grandes atenções ao fato, evitar dar importância, criança gosta de atenção, ela pode estar ganhando atenção assim, o que acaba reforçando o comportamento! Espero ter ajudado! Abç!
Olá, antes de um atendimento psicológico, seria interessante uma verificação com o pediatra que a acompanhe, para afastar qualquer questão fisiológica. E posteriormente, se for o caso, buscar orientação com um psicologo para orientações.
Importante ressaltar, que, crianças nessa fase estão se descobrindo e o ato de se manipular pode sim dar prazer, porém ainda sem a conotação sexual.
Conforme os colegas comentaram, esse comportamento é recorrente nessa idade. Caso esteja causando algum prejuízo para a criança, seja social e/ou emocional, um auxílio junto a um profissional especializando em tratamento infantil poderá guiá-la a um reconhecimento dos motivos pelo qual está fazendo tal comportamento e portanto, aliviando possíveis angústias quem possam surgir devido a não aceitação desse comportamento frente a outras pessoas.
É comum sim, ela está descobrindo seu corpo e tendo prazer com isso. Mas você pode conversar com e ir ensinando q certas coisas ela deve fazer em privacidade. Fale de um modo q ela possa entender, explique q algumas "brincadeiras" fazem parte da intimidade de cada um e não são para serem feitas em público.
É um comportamento "comum" desde que não seja demasiadamente perturbador tanto para criança quanto para os que convive com ela. Mas se você disse que começou com nove meses, é melhor procurar um pediatra e se necessário um acompanhamento com um psicologo (a) especialista em crianças.
No processo de desenvolvimento da criança, conhecer através do tato algumas regiões de seu corpo compreende-se como comum, porém comportamentos excessivos podem tornar-se um problema, é fundamental a ajuda profissional para compreender tal evento e possíveis intervenções para que o comportamento caso identificado como desajustado cesse.
Olá, esse comportamento é comum nesse período de desenvolvimento, mas o ideal é você procurar um médico para verificar questões fisiológicas. Outros aspectos podem ser avaliados e trabalhados em Psicoterapia, então sugiro procurar também um Psicólogo.
Olá. Existe um verme chamado Oxiúrus que se instala no canal do reto e provoca coceira.
Talvez o que a criança sinta seja uma forma de prazer decorrente da coceira.
Ver com a pediatra um exame local para diagnóstico.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.