Minha filha de 2anos começou a falar frases inteiras com 1 e 8 meses + ou- porém nós.últimos 3 meses

10 respostas
Minha filha de 2anos começou a falar frases inteiras com 1 e 8 meses + ou- porém nós.últimos 3 meses ela não consegue pq tem dificuldade de pronunciar as palavras que até esquece o resto da frase,ela gagueja tanto que até fecha os olhos.
Qual o tratamento? O que eu faço
Tenho medo do futuro escol
Cuidado com a expectativa com relação ao futuro escolar. Não antecipe problemas, a gagueira possui um forte componente emocional com relação à expectativa do outro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olha, é muito comum na chegada de um outro filho, a criança passar por um processo de regressão. isso é uma foma de chamar a atenção dos pais para si. Não sendo o caso, procure um psicólogo especialista em crianças, esse profissional pode lhe dar um parecer se realamente exsite algum tipo de atraso na linguagem verba.l
Olá!
Uma avaliação multidisciplinar é fundamental sim, mas discordo em alguns detalhes citados à cima.
As pesquisas mais recentes mostram que 80% das gagueiras tem o fator genético, mas independente deste fator, uma gagueira que dura mais de 6 semanas tem mais risco de ficar crônica.

Em muitos casos, a criança para de gaguejar apenas com as orientações dadas aos pais e cuidadores por um bom fonoaudiólogo.
Mas, se necessário, já tem idade para terapia de Linguagem. Claro que o profissional deve levantar todo o histórico da criança e fazer outros encaminhamentos necessários.
É necessário lembrar que somos especialistas em todo o processo de desenvolvimento de fala e linguagem, com ou sem problema orgânico.
Procure alguém com experiência em Linguagem.
Sua filha perdeu, parcialmente, a habilidade com a linguagem. O discurso falta, ela se ressente, gera ansiedade e gagueja.
Quando a criança, precocemente, fala frases completas tem a gratificação da aprovação, o olhar surpreso e a certeza imediata do amor dos que a cercam por meio de sorrisos, abraços e beijos. No entanto nada se pode entender se não mergulharmos no universo que a cerca. Algo aconteceu privando-a de se comunicar como antes. Ganhou um irmão? Alguém novo na casa? Foi surpreendida ou recriminada de forma intensa? Algum parente ou pessoa próxima morreu?
O sintoma é uma forma de expressar um sofrimento angustiante que não encontra palavras.
Olá, sua filha está na fase em que este tipo de disfluência é bastante frequente. Ela está em processo de aquisição da linguagem, o vocabulário ainda está sendo desenvolvido e a disfluência acontece pela ansiedade da busca pelas palavras adequadas. Podemos comparar com a criança quando começa a andar. O bebê dá os primeiros passinhos e já quer sair correndo, como não tem coordenação motora suficiente, cai. É a mesma coisa com a linguagem e a fala, a criança não consegue falar tão rápido como seu pensamento e "gagueja". Essa disfluência tem recuperação espontânea e tende a melhorar com o desenvolvimento da linguagem.
Espero que tenha ajudado. Um abraço.
Tenha cuidado para não passar sua ansiedade para ela, aja com tranquilidade.
Fique atenta e observe como essa disfluência evolui, se os sintomas e a disfluência não desparecerem procure um fonoaudiólogo que avaliará com mais profundidade.
Sugiro buscar uma avaliação com fonoaudiólogo e psicólogo especialista em atendimento infantil e ambos deverão avaliar a necessidade de uma avaliação neurológica.

Abraços,
A indicação clínica é procurar um psicólogo especialista em atendimento infantil.
Eu não descartaria a hipótese de uma orientação com fono, no entanto há sibais de que não há comprometimento orgânico uma vez que ela já sabia se expressar
Minha sugestão seria, primeiramente realizar uma consulta com um médico neurologista para que ele avalie sua filha.
Concordo com as opiniões acima. Busque uma fonoaudióloga e uma psicóloga, este trabalho em conjunto costuma ser bem eficiente nos casos de gagueira. Um grande abraço.
Como uma das muitas formas de se expressar a ansiedade, aparece a gagueira tanto na infância quanto na fase adulta. Um distúrbio da fala que muitas vezes de uma grande ansiedade da família em torno do desabrochar da linguagem no infante. Outras vezes, houve a ocorrência de alguma fato inesperado no qual a criança ou adulto não está sabendo lidar ou significar. Gerando muita ansiedade e pensamento acelerado. Outras vezes, famílias com baixa qualidade de comunicação, onde há tensão no se expressar, pode gerar uma preocupação excessiva, um desconforto na hora de falar... surgindo a gagueira como sinal de uma baixa autoestima. O caso precisa ser investigado. Numa idade maior a medicação ajuda na regulação da ansiedade e permite um aumento da qualidade de vida, auxiliando a psicoterapia.

Especialistas

Elmy Théssia Almeida Correia

Elmy Théssia Almeida Correia

Fonoaudiólogo

Marabá

Anne Maryse do Lago

Anne Maryse do Lago

Fonoaudiólogo

São Paulo

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.