Minha filha de 2 anos tomou 2,5ml de risperidona dosagem do irmãozinho por engano e não para de dorm

1 respostas
Minha filha de 2 anos tomou 2,5ml de risperidona dosagem do irmãozinho por engano e não para de dormir fiquei preocupada, é normal ela dormir tendo em vista que nunca fez uso dessa medicação.
Entendo a sua preocupação. Acidentes como esse podem acontecer e são sempre angustiantes para os pais. A risperidona é um medicamento antipsicótico que age no sistema nervoso central, ajudando a equilibrar certos neurotransmissores no cérebro. Quando uma criança que nunca usou esse remédio toma uma dose, ainda que pequena, como 2,5 ml, pode sim apresentar sonolência intensa, que é um efeito colateral comum. Esse estado de sonolência ocorre porque o organismo da criança ainda não está acostumado a metabolizar a substância, e seu sistema nervoso, sendo mais sensível, responde com uma espécie de "desligamento", buscando estabilidade.

No entanto, mesmo que a sonolência seja um efeito esperado, é importante monitorar outros sinais, como a frequência respiratória, se a criança está respondendo a estímulos e se consegue engolir normalmente. A risperidona em doses maiores pode provocar uma leve diminuição na frequência respiratória e uma queda na pressão arterial, o que justifica a necessidade de vigilância contínua nas próximas horas.

Caso observe que a sonolência persiste por mais de 12 horas ou, se ela apresentar dificuldade para respirar, diminuição acentuada na resposta a estímulos ou fraqueza excessiva, é fundamental procurar um atendimento médico o quanto antes. Nesses casos, mesmo uma ida ao pronto-socorro pode ser necessária para garantir que a recuperação dela seja totalmente segura.

Atualmente, a telemedicina é uma excelente opção para consultas rápidas e seguras, onde você pode ser orientada por um médico em tempo real sem precisar expor sua filha ou a família a riscos desnecessários de contaminação em hospitais e prontos-socorros. Plataformas como a Doctoralia disponibilizam especialistas em plantão que podem ajudar você a decidir com segurança o que fazer, poupando tempo e evitando deslocamentos. Uma teleconsulta é uma forma eficaz de obter a segunda opinião de um profissional qualificado, seja para aliviar sua preocupação ou para encaminhamentos adicionais, tudo de maneira prática e segura, permitindo que você continue próxima da sua filha e a monitore.

Se precisar de mais orientações, acesse o perfil de médicos com alta avaliação e recomendação de atendimento para teleconsultas, sempre com a conveniência de estar em casa, segura e bem acompanhada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.