Minha filha de 2 anos e 4 meses costuma rabiscar o rosto das fotos ou desenhos em revistas. O que po

17 respostas
Minha filha de 2 anos e 4 meses costuma rabiscar o rosto das fotos ou desenhos em revistas. O que pode significar?
Se sua filha fosse maior de 4 anos, poderia ser preocupante. Talvez uma atitude agressiva ou um sentimento negativo que se revela através do desenho, porém, aos 2 anos e 4 meses, a criança não domina sua atividade motora e os desenhos são o que chamamos "garatuja". Rabiscos incompreensíveis para os adultos e com algum significado psicológico inconsciente para a criança. Como mãe, e já que você teve este pensamento, observe a forma como ela rabisca, que tipo de emoção ela mostra, ou mesmo em que momentos ela faz isso, tá bom? Pense na família e se há alguma tensão acontecendo...enfim, tente ligar os fatos às possíveis emoções, pois a criança sempre reage ao meio mesmo que de forma inconsciente. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 260

Pode simbolizar e significar muitas coisas. As crianças costumam ser esponjas psicológicas do ambiente e dos adultos. Os comportamentos, desenhos, brincadeiras, sono, alimentação, são reflexo de seus sentimentos e da rotina da casa. Fazer terapia é uma ótima fonte de autoconhecimento emocional e fortalecer seu vinculo com a criança. Se desejar, estou a disposição. Abraço fraterno.
Essa ação é um sinal inconsciente do desejo e necessidade de ver a si própria vista, olhada, capturando a atenção dos outros e que a sua presença faça diferença. Ou seja, ela não tolera ser indiferente para as pessoas, precisa ver a própria imagem refletida no semblante dos outros. Sei que foi uma interpretação de psicanálise profunda, no entanto, Se você puder permitir que a sua filha se sinta olhada e puder refletir a imagem dela para ela mesma por meio do seu olhar e de sua expressão, fará muito bem para a autoestima dela e para a relação dela com o mundo e a vida.
Um abraço,
Lea
Olá, sabe que os bebês sorriem inicialmente por reconhecerem o triângulo facial: dois olhos, boca. Além da voz, especialmente da mãe, que já distinguem precocemente. Então tua filha deve reconhecer como uma imagem humana mesmo numa tridimensionalidade condensada no papel plano ( o que para nós passa com naturalidade). Rabiscar é um primeiro exercício de deixar uma marca. Obviamente ela ainda não tem esta intenção. Mas experimentar o mundo é seu efeito no mesmo é realizado repetidamente, uma forma de assimilação e encantamento pelos próprios feitos. Nada a se preocupar!
Dificil responder assim, mas imagino que sua preocupação esteja ligada a outros inais, seria importante conversarmos para ver mais delicadamente o que realmente esta preocupando e como posso lhe ajudar a lidar com essas nuances de comunicação que sua filha ja esta pintando.
É uma criança muito pequena para dizer o que os desenhos significam. Seria proveitoso falar com você sobre as suas preucupações. Nesses primeiros anos de vida é importante que a mãe seja bem atendida. Fico à sua disposição. Abraço.
Sua filha está em uma fase onde explorar superfícies, sensações e materiais é bem comum. Rabiscar fotos faz parte de toda essa investigação. Seria interessante conversar com ela sobre seu desenho (sem julgar ou preconceber nada) e compreender sua intencionalidade.
Olá, sua filha está na fase de garatujas, são rabiscos, ela ainda não possui coordenação, amadurecimento neurológico para fazer um desenho organizado.
Incentive-a para desenhar em uma folha em branco e lápis coloridos. Virão rabiscos mesmo.
Mostre como se desenha um rosto, explicando olhos, nariz, bôca, etc. apontando em você e nela também. Nesta brincadeira quanta coisa ela estará aprendendo e sendo incentivada. Elogiando o que ela fizer.

Se você ainda ficar em dúvida, talvez deva pode procurar mais ajuda para falar de suas preocupações.
Quando uma criança de dois anos e alguns meses rabiscar rostos em fotos ou desenhos, isso geralmente faz parte do desenvolvimento normal de suas habilidades motoras e de sua compreensão do mundo ao seu redor. Nesta idade, as crianças estão explorando sua capacidade de interagir com o ambiente e experimentar os efeitos de suas ações.

Rabiscar sobre rostos pode também ser uma maneira de a criança expressar suas emoções e sua percepção sobre as pessoas ou sentimentos associados às imagens. Ainda, crianças pequenas muitas vezes não têm uma compreensão completa de que imagens representam pessoas reais, então esse comportamento geralmente não é motivado por emoções negativas ou agressividade.

Contudo, é importante observar o contexto e o modo como esses rabiscos são feitos. Se parece uma atividade lúdica e exploratória, é provável que seja apenas parte do desenvolvimento normal. Por outro lado, se a criança demonstra sinais de ansiedade, raiva ou outras emoções intensas enquanto faz isso, pode ser interessante explorar essas emoções mais a fundo, talvez conversando sobre os desenhos e as histórias por trás deles, ou mesmo buscando aconselhamento profissional se houver preocupações específicas sobre o comportamento dela.

De qualquer modo, é sempre útil fornecer diferentes materiais e oportunidades para a criança desenhar e expressar-se de maneiras variadas, para acompanhar como ela se desenvolve e se expressa através de suas criações.
Olá! Sua filha, possivelmente, está no início de um período que chamamos de pré-operacional de seu desenvolvimento cognitivo e motor. Para estimulá-la nessa fase, a experiência do desenho é uma ótima aliada. Isso, porque através da pintura, ela buscará repetir o que observa, incitando sua criatividade, aprendizagem e reflexão sobre o mundo que a circunda. Contudo, como nesse estágio, a criança está descobrindo os objetos e a si mesma, ela testa diversos movimentos, ainda de modo descoordenado, para compreender que resultados surgirão. É comum, portanto, que surjam representações aleatórias em linhas ou movimentos circulares. Assim, seus rabiscos, nessa idade, são sinais saudáveis, que permitem que seja simbolizada sua compreensão da realidade. Espero ter ajudado!
Significa que ela é uma criança normal com papel e uma caneta nas mãos.

Dois anos, não sabe escrever, só rabiscar o mesmo faria em uma folha em branco, ali ela tem um alvo, geralmente as roupas são mais coloridas restam os rostos.

A princípio, superficialmente, não há nada de errado, só aconselho uma coisa, quando ela estiver com as fotos, retire a caneta.

Muito nova para ter um significado, curta sua filha converse com ela sobre os nomes das pessoas nas fotos , ensine que é errado como vc faz com as outras coisas, a eduque!

Sua filha é ainda muito pequena para analisarmos esse comportamento, acredito que seja apenas a oportunidade de explorar o ambiente, sem nenhuma intencionalidade, como fazem as crianças de modo geral. No entanto você pode interagir brincando com ela, mostrando revistas e nomeando as coisas, incentivando a fala e o conhecimento do mundo e as coisas que nele existem. Relaxe!
Estes rabiscos em rostos em revistas aparentemente estão relacionados com o desenvolver da criança, a priori não significando algo fora do desenvolvimento normal.
Vale acompanhar o caminho que estes rabiscos iram levar ao longo do desenvolvimento dela, mas por hora, aparenta ser um comportamento adequado para sua idade.
Concordo com o que os colegas responderam. Parece um comportamento adequado a idade de sua filha. Teria algo mais que esta te preocupando? Se houver alguma outra preocupação associada a sua pergunta neste site, seria bom procurar um profissional terapeuta para analisar e te ajudar se for necessário. Espero ter contribuído. Abraços.
O comportamento de uma criança de 2 anos e 4 meses rabiscar o rosto das fotos ou desenhos em revistas pode ter várias interpretações, geralmente relacionadas ao desenvolvimento infantil e à exploração do mundo ao seu redor. Não há motivo para preocupação.
Nesse momento do desenvolvimento infantil, o significado que a mãe, o pai, e outros cuidadores na família dão as palavras e gestos da criança são importantes. Portanto, sua interpretação mãe, (não sei se é a mãe ou o pai que formulou a pergunta) de que o rabiscar os rostos nas fotos possa dizer de uma preocupação, precisa ser objeto de reflexão dos adultos a sua volta, principalmente do pai e da mãe. Há alguma outra cena, digo tanto de atos quanto de palavras, no convívio familiar da crianças que possa te fazer pensar que o rabiscar da criança diga de algo preocupante - talvez agressão ou conflito?
Isso seria um começo para analisar sua questão, pois a interpretação dada pode dizer de outra cena sua, que talvez nem esteja talvez sim afetando a criança.
Não fosse assim, bastaria dizer a crianças:
"Ah! que bonito (esse rabisco)!
Olá! Há algum outro comportamento diferente e preocupante nela? Os rabiscos podem não ter tanta relevância, por ser tão pequena. Sugiro que procure desenhar com ela e estimule identificar as pessoas, as partes dos corpos, os detalhes geométricos e as paisagens em imagens de livros e revistas. No entanto, caso ache importante, marque uma sessão para conversar sobre suas dúvidas ou inseguranças.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!