Minha filha com três anos foi diagnosticada com autismo. O alimento é a minha maior preocupação, poi

3 respostas
Minha filha com três anos foi diagnosticada com autismo. O alimento é a minha maior preocupação, pois ela não quer comer nada, já emagreceu muito. Só quer tomar suco artificial de sabor morango. O que pode ser feito para que ela tenha a alimentação adequada? Repito, ela não quer comer nada, literalmente.
Olá. Entendo sua preocupação com a alimentação da pequena. O autismo requer tratamento multidisciplinar, com o pediatra, terapeuta especializado em ABA, neuropediatra por vezes TO , depende do grau de suporte necessário. Para dar uma orientação melhor seria necessário avaliar o caso. Temos ferramentas da Disciplina Positiva e medicações homeopáticas que podem ajudar, sempre de forma integrada com os outros tratamentos.

Olá. O Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento, que como o próprio nome diz, muitas vezes necessita de acompanhamento multidisciplinar para desenvolver áreas que estão adormecidas, hipodesenvolvidas ou sem estímulo. Uma das áreas de maior impacto esta relacionada à alimentação e à sensação que a textura do alimento (não o sabor) provoca no autista, causando desconforto. Seria interessante uma avaliação com um Pediatra com atuação e experiência em crianças autistas para te orientar e acompanhar sua criança, propiciando um desenvolvimento saudável a ela, dentro de suas condições. Espero ter ajudado.
Entendo sua preocupação. A seletividade alimentar é comum em crianças com autismo e pode ser um desafio significativo. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Consultoria com um Nutricionista: Um nutricionista especializado em autismo pode criar um plano alimentar personalizado que atenda às necessidades nutricionais da sua filha e leve em consideração suas preferências alimentares1.
Introdução Gradual de Novos Alimentos: Tente introduzir novos alimentos de forma gradual e em pequenas quantidades. Misturar novos alimentos com os que ela já gosta pode ajudar2.
Ambiente de Refeição Positivo: Crie um ambiente de refeição calmo e sem pressões. Evite forçar a criança a comer, pois isso pode aumentar a aversão aos alimentos2.
Texturas e Apresentação: Experimente diferentes texturas e apresentações dos alimentos. Algumas crianças com autismo têm preferências sensoriais específicas2.
Rotina e Previsibilidade: Mantenha uma rotina alimentar consistente, com horários fixos para as refeições. Isso pode ajudar a criar uma sensação de segurança e previsibilidade3.
Suplementos Nutricionais: Em alguns casos, suplementos nutricionais podem ser recomendados para garantir que a criança receba todos os nutrientes necessários1.
Se possível, consulte um especialista em desenvolvimento infantil ou um terapeuta ocupacional que possa trabalhar com sua filha em questões sensoriais e alimentares. Cada criança é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra, então é importante encontrar a abordagem certa para sua filha.

Espero que essas sugestões ajudem. Se precisar de mais informações ou apoio, estou aqui para ajudar!