Minha filha adotiva não consegue gostar de mim como mãe. Que posso fazer?
7
respostas
Minha filha adotiva não consegue gostar de mim como mãe. Que posso fazer?
Casos de adoção são complexos afinal a mãe deve desenvolver preocupações instintivas com esse filho adotivo sem ter tido o preparo da gestação. Indico que busque um psicanalista para atendimento seu ou talvez familiar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A adoção é um gesto de amor que envolve uma grande mudança não apenas para a criança, mas também para a família que a recebe. Essas duas partes devem passar por uma adaptação. Um acompanhamento terapêutico familiar seria indicado, mas é importante também considerar um cuidado individual tanto para a criança quanto para os pais. Essa atenção será importante para que vocês compreendam a realidade um do outro e possibilite uma aproximação saudável e tranquila.
Olá, acredito que essa situação não é incomum, ou seja, acredito que muitas pessoas que passem pelo processo de adoção tenham experiencias semelhantes. É importante entender o que acontece para que ela tenha essas reações emocionais frente a vc ou sobre vc. Eu sugiro que vc busque psicoterapia familiar para receber a ajuda que vcs precisam.
A situação descrita é muito comum nos processos de adoção, principalmemte quando as crianças já são anos velhas. As crianças em acolhimento aprendem a manter um distanciamento afetivo dos adultos cuidadores pois devido ao caráter profissional da relação alguns vem e vão por diversos motivos, deixando mais uma lacuna emocional. Sua filha precisará aprender a confiar em você, e nesse processo você será testada de diversas formas para que ela tenha a certeza que você não é apenas amais um adulto que apenas passará por sua vida. Pesquise um pouco sobre Transtorno de Apego Reativo
É comum nos casos de adoação. O medo do abandono e o sentimento de que não é capaz de despertar o amor em alguém, possibilita distanciamento.
Na verdade a criança se defende de um novo sofrimento e distância.
Isto não significa falta de amor, é um processo de desconfiança.
É importante uma psicoterapia para a criança.
Gratidão!
Na verdade a criança se defende de um novo sofrimento e distância.
Isto não significa falta de amor, é um processo de desconfiança.
É importante uma psicoterapia para a criança.
Gratidão!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Acontece que sempre existe o vínculo entre a mãe biológica, um interesse em a criança saber ou conhecer a mãe, mas isso tem que saber o contexto dessa adoção. Pode ter vàrias causas para isso. Primeiro é necessário ter alguns dados, a idade da sua filha por exemplo, porque pode não ter nada com falta de amor e sim uma "rivalidade" em relação ao pai, isso é uma fase. Enfim o correto é obter maiores informações sobre o que você senti como falta de amor. Mas a adoção é um ato de amor, está precisando ver o que causa esse sentimento. Muita luz.
Olá! Dependendo da idade da pessoa a abordagem deve ser um pouco diferente, mas acredito que você deva procurar um Psicólogo com experiência em família e solicitar uma opinião profissional de perto para o seu caso. Não perca tempo lendo na internet qualquer sugestão generalista, vai na fonte para respostas consistentes.
Um abraço
Um abraço
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Transtorno Reativo De Vinculação Na Infância
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.