Minha ex noiva possui diversos sinais do Transtorno da Personalidade Paranoide. O psiquiatra que consultei

5 respostas
Minha ex noiva possui diversos sinais do Transtorno da Personalidade Paranoide. O psiquiatra que consultei me disse que há riscos para meu filho mas n disse quais riscos. Gostaria de saber se meu filho corre risco devido a esse transtorno e quais riscos são esses? Tambem se seria melhor ele viver comigo.
Não entendi se sua pergunta foi em relação ao seu filho vir a desenvolver o mesmo transtorno ou em relação à integridade física dele por ela apresentar o transtorno. Se a questão foi em relação à integridade física, deve-se levar em conta o histórico dela, se há um histórico que agressão ou abandono (mesmo que não relativo ao transtorno citado) seria melhor acompanhar mais de perto essa guarda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Meu caro, penso que é importante um cuidado especial neste caso. Quando se trata de situações na qual a saúde mental da pessoa pode oferecer risco para ela própria ou para outras pessoas, precisa de um acompanhamento mais próximo da equipe de saúde, existem tratamentos que podem ajudar a estabilizar isso. É importante conversar sobre isso com a equipe que acompanha ela. Se você sente um incomodo em deixar seu filho com ela, é importante dar atenção a ele. Se ainda estiver inseguro sobre o que fazer, sugiro que procure um psicólogo para você conversar sobre isso e pedir orientações. Forte abraço!
Bom dia! Pessoas com transtorno de personalidade paranoide, sem tratamento, tendem a ter inúmeros prejuízos nas relações sociais. É preciso avaliar melhor o cenário em que vocês vivem, o quadro atual da doença da tua ex-noiva, bem como a forma como ela se relaciona com o filho, uma vez que as questões genéticas e de ambiente/convivência influenciarão diretamente no desenvolvimento emocional e da personalidade do teu filho. Quanto mais saudável for o ambiente, menos chances ele terá de desenvolver o diagnóstico. Sugiro buscar uma avaliação para o teu filho, o especialista terá mais informações da vida de vocês e poderá auxiliá-lo neste processo de definir se a criança deve ou não morar com você. Nestes casos, é extremamente importante a busca por ajuda, na tentativa de minimizar os danos para a criança, evitando expô-la a situações de risco e exposição. Espero ter ajudado. Fico à disposição!
Ao que parece você consultou um psiquiatra, e não a sua ex-noiva. Nesse sentido, é temerário fazer qualquer tipo de análise ou diagnóstico dela. Muito menos afirmar que possa haver riscos, sem especificá-los. Creio que seria válido conversar novamente com esse profissional e requerer dele um melhor esclarecimento sobre que riscos ele verificou no seu relato - lembrando que é o seu relato, e não observação direta do psiquiatra sobre sua ex-noiva. Talvez, se houver disponibilidade da parte dela, fazer um atendimento conjunto, incluindo a criança, para um enquadramento melhor do caso. Desejo sucesso! Sempre ás ordens!
O que mais lhe preocupa de fato? 1-a patologia da sua ex. noiva ? 2-a segurança e saudabilidade do filho de vocês ? 3-permanecer com a opinião do médico ( ele a recebeu em consulta ou terapia ? ou só ouviu seus relatos sobre ela ? )4-ou poder ajuda-la e , por conseguinte , propiciar uma convivência necessária e saudável do filho de vocês junto a ela ? REFLITA SOBRE. Afetuoso abraço!

Especialistas

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Fernanda Tavares Bertanha

Fernanda Tavares Bertanha

Psicólogo

Sorocaba

Paula Scalia Santos

Paula Scalia Santos

Psicólogo

Belo Horizonte

Andreia Goncalves Crivellaro

Andreia Goncalves Crivellaro

Generalista, Psiquiatra

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Transtorno da personalidade paranóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.