Minha está fazendo quimioterapia por conta de um câncer no intestino, estava ocorrendo tudo bem mas
6
respostas
Minha está fazendo quimioterapia por conta de um câncer no intestino, estava ocorrendo tudo bem mas agora ela está com um dente inflamado quase caindo e chegando a machucar a a mucosa da boca, há algum impedindo em extrair esse dente?
Olá. É preciso passar por uma avaliação por um dentista para diagnóstico e opções de tratamento, Porque geralmente durante o tratamento quimioterápico o paciente não pode sofrer determinados procedimentos dentários. O oncologista orientará o momento que o paciente poderá se submeter a tratamentos odontológicos porque ocorre durante a quimioterapia alterações significativas no hemograma, no número de plaquetas e na imunidade. Espero ter ajudado. Abraços
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A baixa de imunidade, além de permitir que o indivíduo fique mais susceptível a algumas doenças, aumenta o risco de problemas bucais durante a quimioterapia. Muitas vezes a melhor solução em pacientes em tratamento quimioterapitico é a extração imediata do dente... evitando assim mais contaminação. Lembrando que sempre é necessário entrar em contato com o médico
Acho que a conduta correta é fazer a extração do dente, baseada no relato de que "o dente está quase caindo e machucando a mucosa". Mas deve ser feita com um dentista Oncologista, visto que tem todo um protocolo específico para fazer essa extração. Comumente esses profissionais já trabalham em equipes médicas, e é obrigatório o contato com o médico Oncologista do paciente para juntos decidirem o melhor dia, dentro do ciclo de quimioterapia, que a extração será feita.
Depende do tipo de medicação que está sendo administrada, pois pode gerar leucocitose (baixa de imunidade). Ideal passar por um especialista. Um dentista com experiência em pacientes oncológicos. Mas com certeza é necessário algum tipo de intervenção, pois não se pode ter focos de infecção, também pela imunidade. O que pode gerar uma infecção de maior gravidade.
O melhor a se fazer é ter um parecer médico sobre a situação, uma relação detalhada da medicação que a paciente faz uso e saber como anda a saúde em geral. Assim podemos ter certeza de que a paciente será atendida com segurança e da melhor forma possível.
O acompanhamento odontológico é importante antes, durante e após o tratamento oncológico. No caso de um problema dentário que requeira procedimento odontológico, é preciso haver uma comunicação entre ambos os profissionais (dentista e oncologista) quanto ao risco x benefício do tratamento dentário em relação ao tratamento oncológico. Por exemplo, se for necessário um procedimento dentário mais invasivo, é interessante colher um hemograma na véspera do procedimento para avaliar as plaquetas (para evitar sangramentos) e os leucócitos (para evitar infecção).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal sangra na relação depois de fazer quimioterapia e radioterapia?
- O paciente da com cancer na laringe, o uso de açúcar a trapalha no tratamento? ele vai começar com as rádios por dois messe de segunda a sexta-feira.
- Estou fazendo quimioterapia posso tomar chá de Eva doce?
- Boa noite, tive câncer e retirei a mama estou fazendo a quimioterapia à cada 21 dias. É comum sentir dor no local da cirurgia nesse período?
- Pacientes que estão fazendo quimioterapia podem usar manta térmica com infravermelho pra ajudar na retenção de líquidos devido aos medicamentos? Ou o infravermelho pode acelerar o aumento do tumor? Grata
- Oi! A pessoa que está fazendo tratamento de quimioterapia e que está com problemas dentários e precisa de um procedimento mais invasivo nos dentes. Qual é o dia mais favorável durante o ciclo da quimioterapia para fazer esse procedimento cirúrgico?
- Olá, uma pessoa está fazendo quimioterapia e não sabia que era para ir ao dentista antes de fazer quimioterapia, essa pessoa tem alguns dentes estragados já bem antes do tratamento da quimioterapia. O que se pode fazer nessa caso?
- Fiz tratamento de radioterapia, braquiterapia e quimioterapia, já fez um mês que terminei o tratamento, fui diagnosticada com câncer no colo do útero e agora após terminar o tratamento, estou com a barriga bastante inchada, mais não tenho dores , apenas inchaço, isso é normal?
- Estou com muita dor na cintura , e da cintura pra baixo muito inchado.nao consigo ficar muito em pé. Estou em tratamento de C,A no útero. Fiz quimio , rádio e Braque. E normal isso.
- O que significa: Carcinoma de células escamosas, ulcerado e invasor, pouco diferenciado (grau3). Moderado infiltrado inflamatório de células mononucleares no córion. Áreas de Desmoplasia.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Câncer e quimioterapia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.