Minha esposa teve queda da fração de ejeção em virtude de quimioterapia usando o medicamento "HERCEP

4 respostas
Minha esposa teve queda da fração de ejeção em virtude de quimioterapia usando o medicamento "HERCEPTIM", a fração caiu a 42%. Como melhorar esta fração para que ela possa voltar a fazer a quimioterapia novamente? Meu contato: ddnaves1@hotmail.com. Grato pela atenção.
Olá! um dos pontos a serem ajustados, em função de ser base para uma evolução no quadro clínico da sua esposa, coadjuvante com o tratamento medicamentoso é ajustar a ingestão de água e líquidos, alimentação, avaliar a alimentação se está completa de acordo com as DRI´S recomendados pela OMS, para que ela recupere a absorção e excreção de nutrientes. O equilíbrio alimentar dentre todos os micronutrientes, irão contribuir também para a melhora e reabilita-la mais rapidamente e assim dar continuidade ao tratamento. Se quiser me enviar os exames completos, avaliarei sem custo, com a finalidade, de sinalizar possíveis deficiências nutricionais. HERCEPTIN pode alterar plaquetas trombocitopenia, dentre outros marcadores.

Olá! A base para a evolução do quadro clínico de sua esposa precisa ser ajustada, então , em suporte à medicação, precisa ajustar a ingestão de água e líquidos diversos, a alimentação, avaliando se está completa de acordo com o DRI (recomendado pela Organização Mundial de Saúde) para restaurar a absorção e excreção de nutrientes. Um equilíbrio dos micronutrientes também fará uma melhora mais rápida e logo, a recuperação para continuar o tratamento. Lembrando da importância em ser acompanhada por um nutricionista para apontar possíveis deficiências nutricionais. Herceptin pode alterar diversos marcadores .
Precisa, antes de tudo, do parecer de um cardiologista. Também seriam necessárias muitas outras informações sobre sua esposa (idade, peso, condicionamento cardiovascular, avaliação de insuficiência cardíaca prévia, protocolo da quimioterapia, outros medicamentos associados, uso atual de fitoterápicos, dentre outros). O herceptim pode causar INSUFICIÊNCIA CARDÍACA como efeito adverso, o que justificaria a redução da fração de ejeção ter alcançado valores tão expressivos. A volemia (quantidade de água no sangue) pode ser avaliada através de um hemograma (ver hematócrito), entratanto, uma redução de 58% na fração de ejeção quase descarta totalmente a hipótese de desidratação severa. O uso de L-carnitina, CoQ10, Magnésio taurato e ribose realmente possuem resultados muito positivos no tratamento da insuficiência cardíaca (protocolo Sinatra), conforme sugerido pelo colega Jihan, mas sugiro antes pedir a avaliação de um cardiologista para explicar melhor se a insuficiência é transitória ou não Lembro ainda que existem diversos medicamentos a serem utilizados. Insuficiência cardíaca deve ser tradada primeiramente por um cardiologista especialista.

Olá! A minha sugestão é verificar junto ao cardiologista e o oncologista. Esse é um efeito colateral medicamentoso e por isso precisa de atenção. O nutricionista pode ajudar melhorando a qualidade da alimentação, ajustando a energia, proteína e demais nutrientes, bem como hidratação. Se ela está em tratamento oncologico NÃO use suplementos antioxidantes como Coenzima Q10, pois ele pode atuar contra a quimioterapia. Busque um nutricionista oncológico.