Minha esposa teve queda da fração de ejeção em virtude de quimioterapia usando o medicamento "HERCEP
4
respostas
Minha esposa teve queda da fração de ejeção em virtude de quimioterapia usando o medicamento "HERCEPTIM", a fração caiu a 42%. Como melhorar esta fração para que ela possa voltar a fazer a quimioterapia novamente? Meu contato: ddnaves1@hotmail.com. Grato pela atenção.
Olá! um dos pontos a serem ajustados, em função de ser base para uma evolução no quadro clínico da sua esposa, coadjuvante com o tratamento medicamentoso é ajustar a ingestão de água e líquidos, alimentação, avaliar a alimentação se está completa de acordo com as DRI´S recomendados pela OMS, para que ela recupere a absorção e excreção de nutrientes. O equilíbrio alimentar dentre todos os micronutrientes, irão contribuir também para a melhora e reabilita-la mais rapidamente e assim dar continuidade ao tratamento. Se quiser me enviar os exames completos, avaliarei sem custo, com a finalidade, de sinalizar possíveis deficiências nutricionais. HERCEPTIN pode alterar plaquetas trombocitopenia, dentre outros marcadores.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A base para a evolução do quadro clínico de sua esposa precisa ser ajustada, então , em suporte à medicação, precisa ajustar a ingestão de água e líquidos diversos, a alimentação, avaliando se está completa de acordo com o DRI (recomendado pela Organização Mundial de Saúde) para restaurar a absorção e excreção de nutrientes. Um equilíbrio dos micronutrientes também fará uma melhora mais rápida e logo, a recuperação para continuar o tratamento. Lembrando da importância em ser acompanhada por um nutricionista para apontar possíveis deficiências nutricionais. Herceptin pode alterar diversos marcadores .
Precisa, antes de tudo, do parecer de um cardiologista. Também seriam necessárias muitas outras informações sobre sua esposa (idade, peso, condicionamento cardiovascular, avaliação de insuficiência cardíaca prévia, protocolo da quimioterapia, outros medicamentos associados, uso atual de fitoterápicos, dentre outros). O herceptim pode causar INSUFICIÊNCIA CARDÍACA como efeito adverso, o que justificaria a redução da fração de ejeção ter alcançado valores tão expressivos. A volemia (quantidade de água no sangue) pode ser avaliada através de um hemograma (ver hematócrito), entratanto, uma redução de 58% na fração de ejeção quase descarta totalmente a hipótese de desidratação severa. O uso de L-carnitina, CoQ10, Magnésio taurato e ribose realmente possuem resultados muito positivos no tratamento da insuficiência cardíaca (protocolo Sinatra), conforme sugerido pelo colega Jihan, mas sugiro antes pedir a avaliação de um cardiologista para explicar melhor se a insuficiência é transitória ou não Lembro ainda que existem diversos medicamentos a serem utilizados. Insuficiência cardíaca deve ser tradada primeiramente por um cardiologista especialista.
Olá! A minha sugestão é verificar junto ao cardiologista e o oncologista. Esse é um efeito colateral medicamentoso e por isso precisa de atenção. O nutricionista pode ajudar melhorando a qualidade da alimentação, ajustando a energia, proteína e demais nutrientes, bem como hidratação. Se ela está em tratamento oncologico NÃO use suplementos antioxidantes como Coenzima Q10, pois ele pode atuar contra a quimioterapia. Busque um nutricionista oncológico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido é transplantado de coração, está com um quadro gripal Pode tomar medicação para gripe ?
- Minha mãe é cardiopatia e recentemente esteve internada na UTI devido complicações como edema pulmonar e infeção pulmonar. Ela recebeu alta dia 11/06 e está apresentando um quadro gripal. Tosse, coriza e devido isso, um pouco de falta de ar. Seria caso de voltar ao pronto atendimento? Qual medicação…
- O meu ecocardiograma deu cardiopatia hipertensiva com ventrículo esquerdo adaptado. O Holter indicou instabilidade elétrica de alta incidência. Gostaria de ter opinião.
- Tenho taquicardia ventricular, posso pedi aposentaria pelo artigo 151 da 8.213/91?
- Bom dia... Tenho fração de ejeção entre 21% a 25%, alem dos betabloqueadores, em que a vitamina D mais cálcio implica em melhoras na IC ou ainda existem métodos de tratamentos mais modernos??/
- No meu ecocardiograma deu disfunção diastólica grau1 , eu posso trabalhar normalmente ?
- Boa tarde!!! Tenho insuficiência cardíaca com fração de ejeção 42% , é grave?
- Tenho insuficiência Cardíaca fração 42, tenho direito aposentadoria po invalidez? Qual seria o grau?
- Fração de Ejeção deu 0,730 isso é bom ou ruim? Se ruim, quais os cuidados que devo ter.
- Fiz transplante de válvula no coração fez um ano.eu posso tomar a vacina da gripe?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Cardiomiopatias
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.