Minha esposa tem 55 anos e foi diagnosticada com Cancer de mama avançado com dores nas costas e braço

4 respostas
Minha esposa tem 55 anos e foi diagnosticada com Cancer de mama avançado com dores nas costas e braço esquerdo. Não tem metastase na axila. Somente uma retração no mamilo esquerdo. Devo me preocupar muito? Esse cancer tem cura? Qual a porcentagem de cura ?Já fez biopsia mas é certeza de ser cancer maligno. Foi pedido também a Cintilografia óssea e mais exames.
Câncer de mama tem sim cura e as taxas de sobrevida se relacionam diretamente ao estágio que foi diagnosticado, ao subtipo histológico e imunofenotípico. Por isso o anatomopatológico, em conjunto com a imunohistoquímica e os exames de estadiamento (que podem ser mamografia, ultrassom das mamas, ressonância magnética, cintilografia óssea, tomografias, etc) são muito importantes. Munidos de todas informações, a equipe médica que a acompanha pode até informar em qual curva de sobrevida o caso da sua esposa se encaixa (se isso for muito importante para vocês), porém é importante salientar que não há uma garantia ou certeza de como será a evolução exata, pois há algo que não pode ser controlado ou previsto precisamente que é a resposta de cada paciente ao tratamento. Não são infrequentes casos de doença agressiva e avançada que a paciente está há décadas livre da doença e levando a vida normalmente. Esse é um momento muito difícil na vida de vocês, não deixem de ter calma e se informar.

Suas perguntas foram excelentes, mas só terão respostas após o resultado da biópsia e imunohistoquímica (e da cintilografia e de outros exames de imagem do abdome e tórax). Estes exames são solicitados exatamente para saber que tipo de câncer estamos lidando e qual o exato cenário no qual foi diagnosticado, justamente para poder te dar essas informações e desenhar a melhor estratégia de tratamento.
O diagnostico de cancer desperta muito angustia e duvidas mesmo. Neste momento agora, é necessário que sua esposa realize alguns exames para uma avaliação da extensão da doenca. Certamente alem da cintilografia, ela para alguns exames do abdomen, do tórax e alguns exames de sangue para avaliar esta avaliação. Apos estes exames, acompanhado de algumas informações de biopsia e de uma outra analise do material retirado, chamado de imunohistoquimica, que sera possível fazer uma melhor avaliação de qual a melhor estrategia de tratamento para ela. O cancer de mama possui uma ampla variedade de tratamentos que pode envolver quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, tratamento cirurgico e uma combinação destes tratamentos. Sugiro que faca um acompanhamento e avaliação com um oncologista e um mastologista para que seja averiguada a melhor forma e mais adequada modalidade de tratamento para ela. O mais importante é que ha tratamento eficaz par o problema dela! Sucesso e melhoras para ela!
O câncer de mama é um tipo de neoplasia que tem cura sim , e existem diversos tratamentos conjuntos objetivando isso . Todos os tratamentos possuem a cirurgia como o ponto principal mas é necessário saber o estadiamento , nível da doença , para saber qual a melhor cirurgia a se indicar e se terá que realizar quimioterapia antes ou não
Procure um especialista para que um exame detalhado seja feito e se planeje a cirurgia