Minha esposa sofre de Eplepsia ela faz uso do Lamitor CD 100mg mas mesmo assim sofre crises ao menos

2 respostas
Minha esposa sofre de Eplepsia ela faz uso do Lamitor CD 100mg mas mesmo assim sofre crises ao menos 1 vez por mês, quais as chances das minha filhas sofrerem dessa doença?
A epilepsia pode ter várias causas diferentes, incluindo fatores genéticos e ambientais.

O risco de uma criança ter epilepsia pode depender da causa da epilepsia da mãe.

Se a epilepsia da mãe for causada por uma anomalia genética, existe uma maior chance de que a filha também herde essa anomalia genética e desenvolva epilepsia. Em alguns casos, a epilepsia pode ser herdada de forma autossômica dominante, o que significa que a chance de uma criança ter epilepsia é de 50% se um dos pais tiver a doença.

No entanto, muitos casos de epilepsia não são causados por anomalias genéticas, mas sim por lesões cerebrais, infecções, traumatismos ou outros fatores ambientais. Nestes casos, a chance de uma criança desenvolver epilepsia pode depender da causa específica da epilepsia da mãe e de outros fatores de risco.

É importante lembrar que o risco de uma criança ter epilepsia também pode ser influenciado por outros fatores, como histórico familiar de convulsões ou epilepsia, lesões cerebrais, infecções, traumas e condições médicas subjacentes. É importante conversar com o médico de sua esposa para entender melhor o risco de epilepsia em suas filhas com base na história médica da família e em outros fatores de risco.

A epilepsia é uma condição complexa e a genética pode desempenhar um papel significativo. No entanto, é importante notar que mesmo se a epilepsia for causada por uma mutação genética, isso não significa necessariamente que será herdada¹.

- A epilepsia é genética em cerca de **30% a 40%** dos casos².
- Se você tem um parente de primeiro grau (um pai ou irmão) com epilepsia, você tem um risco **duas a quatro vezes maior** de desenvolver a doença².
- Crianças que têm pais com epilepsia têm **2 a 10 vezes mais probabilidade** de ter epilepsia, em comparação com crianças sem histórico familiar¹.
- Em um estudo de 2021, os pesquisadores descobriram que o risco de epilepsia é maior quando a mãe é a portadora da doença. Pessoas com uma mãe com epilepsia eram **1,45 vezes mais propensas** a desenvolver epilepsia do que se o pai tivesse epilepsia¹.

No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e muitos fatores podem influenciar a probabilidade de uma pessoa desenvolver epilepsia. Recomendo que você converse com um médico ou conselheiro genético para obter informações mais precisas e personalizadas para a sua situação. Por favor, note que esta informação é baseada em pesquisas disponíveis até 2023 e pode ter havido avanços ou novas descobertas desde então.