Minha esposa sofre de Eplepsia ela faz uso do Lamitor CD 100mg mas mesmo assim sofre crises ao menos

2 respostas
Minha esposa sofre de Eplepsia ela faz uso do Lamitor CD 100mg mas mesmo assim sofre crises ao menos 1 vez por mês, quais as chances das minha filhas sofrerem dessa doença?
A epilepsia pode ter várias causas diferentes, incluindo fatores genéticos e ambientais.

O risco de uma criança ter epilepsia pode depender da causa da epilepsia da mãe.

Se a epilepsia da mãe for causada por uma anomalia genética, existe uma maior chance de que a filha também herde essa anomalia genética e desenvolva epilepsia. Em alguns casos, a epilepsia pode ser herdada de forma autossômica dominante, o que significa que a chance de uma criança ter epilepsia é de 50% se um dos pais tiver a doença.

No entanto, muitos casos de epilepsia não são causados por anomalias genéticas, mas sim por lesões cerebrais, infecções, traumatismos ou outros fatores ambientais. Nestes casos, a chance de uma criança desenvolver epilepsia pode depender da causa específica da epilepsia da mãe e de outros fatores de risco.

É importante lembrar que o risco de uma criança ter epilepsia também pode ser influenciado por outros fatores, como histórico familiar de convulsões ou epilepsia, lesões cerebrais, infecções, traumas e condições médicas subjacentes. É importante conversar com o médico de sua esposa para entender melhor o risco de epilepsia em suas filhas com base na história médica da família e em outros fatores de risco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A epilepsia é uma condição complexa e a genética pode desempenhar um papel significativo. No entanto, é importante notar que mesmo se a epilepsia for causada por uma mutação genética, isso não significa necessariamente que será herdada¹.

- A epilepsia é genética em cerca de **30% a 40%** dos casos².
- Se você tem um parente de primeiro grau (um pai ou irmão) com epilepsia, você tem um risco **duas a quatro vezes maior** de desenvolver a doença².
- Crianças que têm pais com epilepsia têm **2 a 10 vezes mais probabilidade** de ter epilepsia, em comparação com crianças sem histórico familiar¹.
- Em um estudo de 2021, os pesquisadores descobriram que o risco de epilepsia é maior quando a mãe é a portadora da doença. Pessoas com uma mãe com epilepsia eram **1,45 vezes mais propensas** a desenvolver epilepsia do que se o pai tivesse epilepsia¹.

No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e muitos fatores podem influenciar a probabilidade de uma pessoa desenvolver epilepsia. Recomendo que você converse com um médico ou conselheiro genético para obter informações mais precisas e personalizadas para a sua situação. Por favor, note que esta informação é baseada em pesquisas disponíveis até 2023 e pode ter havido avanços ou novas descobertas desde então.

Especialistas

Régia Gasparetto

Régia Gasparetto

Generalista

Mauá

Laís Cordeiro

Laís Cordeiro

Neurologista

Petrolina

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Sheila Trentin

Sheila Trentin

Neurologista

Porto Alegre

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Neurologista

Ribeirão Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.