Minha esposa possui todas as características do Transtorno Explosivo da Personalidade, mas não admite

12 respostas
Minha esposa possui todas as características do Transtorno Explosivo da Personalidade, mas não admite que pode ter algum problema. Qual profissional (psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta) devemos procurar para um diagnóstico certeiro?
Muitas vezes, a pessoa que tem o problema não se da conta da existência do mesmo. O ideal, é você primeiro fazer uma consulta Psicológica, e expô o caso, esse lhe dará um parecer de como agir mediante a situação. Procurar um psiquiatra, ou um psicologo, antes de você mesmo entender o que está acontecendo, talvez ela terá resistência em ir ao profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, aconselho vc a procurar um psicólogo que atenda casais. Vcs tem um relacionamento para darem conta. Diante deste profissional será possível uma avaliação e se necessário outros encaminhamentos, abraços
Meu amigo, em uma união conjugal, se existe algum problema, é 50 50. Você está deixando bem claro que só uma pessoa tem culpa. Essa visão pode estar um tanto fora da realidade. No processo de mudança, se você assumir a meia culpa, é muito provável que os resultados irão aparecer assim que você der mais um passo. O primeiro passo você já deu. Parabéns.
Concordo com os colegas, o importante agora é buscar ajuda de um profissional Psicólogo ou Psiquiatra. Agende a consulta para ambos, assim ela não vai sentir-se constrangida. Abraços
Primeiro é necessário saber quem deu este diagnóstico para sua esposa.
Um diagnóstico é algo muito sério e quem pode fazê-lo é sempre um profissional da área da saúde.
O acompanhamento com o psicólogo com certeza é muito importante, se o diagnóstico estiver realmente certo faz-se necessário o uso de medicamentos e o psiquiatra quem o faz.
Mas não se esqueça os dois trabalham em conjunto.
Abraços.
O diagnóstico certeiro não irá resolver a sua questão com a sua esposa.
Sugiro uma consulta com Psiquiatra.
Acompanhe sua mulher na consulta para que possa entender um pouco mais sobre o que se passa com ela. Também é importante ressaltar que tal dificuldade, afeta de sobremaneira a vida conjugal de vocês, o que pode intensificar os sintomas e sobrecarregar o psiquismo de ambos. Uma terapia de casal pode levar a excelentes resultados para além do uso de medicação. Boa Sorte !

Katia Nahas
Psicóloga Clínica e
Especialista em Psicoterapia de
Casal e Família (PUC/RJ)
Amigo, eu não vou mentir pra você não... CUIDADO!! Podem dar um psicodiagnóstico à tua esposa e vocês se apropriarem desse psicodiagnóstico, que aliás, está em "moda". Se você não está disposto à corres estes riscos, procure um profissional que preze mais pela pessoa do que a técnica de sistematização de doenças (psicodiagnóstico)... Está muito em moda ter um diagnóstico, mas a tua esposa é melhor que um diagnóstico. Estou a disposição... Boa Sorte!!
Ola,

Há várias questões apontadas na pergunta.
Se sua esposa tem um problema, ela deveria procurar ajuda, mas se essa situação tem te incomodado, talvez seja melhor que o Sr. procure por ajuda primeiro.
A psicoterapia poderá ajudar o Sr. a se conhecer melhor e identificar o que pode ser melhorado no Sr.

Sua esposa pode buscar ajuda também, mas iniciativa deve partir dela.
Em caso como esses é muito importante o trabalho em conjunto. A busca poderia começar por um psiquiatra mas logo em seguida um psicólogo. O auto conhecimento pode te permitir enxergar como ajudar a sua esposa, uma terapia de casal também seria muito viável. Os problemas sempre vão existir, a diferença está em como enfrentamos eles. Parabéns pela iniciativa.
Oiii!!! Há algo diferente nessa relação. Então, sugiro que procurem um psicólogo que ele dará a devida recomendação!!! Boa sorte!!!
O primeiro passo é ir a uma consulta psiquiátrica e explicar todo quadro e comportamento dela para que este profissional avalie. Ele terá conduta adequada quanto a indicação e direcionamento do tratamento. Se necessário medicação e, com certeza, de extrema importância acompanhamento com psicólogo.

Especialistas

Mary Ellen Siqueira

Mary Ellen Siqueira

Psicólogo

Limeira

Fabiana Dantas Chiappetta Villanova

Fabiana Dantas Chiappetta Villanova

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Luciana Hayashi

Luciana Hayashi

Psicólogo

Goiânia

Shaiana Bittencourt

Shaiana Bittencourt

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Passivo-Agressiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.