Minha esposa perdeu o interesse por sexo, chegando ao ponto de dizer que não vai fazer mais comigo porque

31 respostas
Minha esposa perdeu o interesse por sexo, chegando ao ponto de dizer que não vai fazer mais comigo porque não sente a mínima vontade. Pesquisei na internet e descobri que é muito comum e pode ter razoes físicas ou psicológicas, mas por onde começamos a procurar ajuda? Ginecologista ou Psicólogo?
Considero importante iniciar por uma consulta ao Psicanalista. Procure um bom profissional na sua região.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Psicóloga (o) ou psicanalista. Ginecologista não é o mais indicado neste caso.
Uma avaliação feito por um ginecologista nunca é demais haja vista este pode descartar ou não algum problema orgânico como alteração hormonal que pode sim causar uma diminuição da libido. No entanto, um psicólogo é o profissional qualificado para buscar as causas psicológicas de diminuição do desejo e de como supera-la.
Olá!
Tendo em vista o seu relato, trata-se de uma questão relacionada ao desejo, que é um aspecto psicológico. Sugiro que comece pela busca de um psicólogo, o qual avaliará a situação e, caso perceba a necessidade, solicitará uma investigação médica do caso.
Inicialmente pesquise se há problema orgânico, com a ajuda de um ginecologista.
Caso não sejam encontradas justificativas clínicas para o desejo sexual hipoativo, consulte um psicólogo para investigar as razões emocionais.
Boa sorte e forte abraço
Olá. Pode ser interessante inicialmente buscar um/a profissional da psicologia, uma vez que baseado no seu relato, há algo da relação de vocês que pode não estar indo bem e com isso ela esteja com essa inibição.
De qualquer forma, uma boa escuta poderá ajudar nessa questão.
Olá. Eu trabalho com terapia sexual e sempre oriento os meus pacientes a buscar ajuda profissional do psicólogo e do ginecologista. É necessária uma avaliação medica para investigar se há alterações orgânicas, hormonais ou outro problema que influencie na redução do desejo sexual. Simultaneamente é importante um acompanhamento com psicólogo para ajudar a entender as questões que a incomodam e que estão relacionadas a vida sexual. Rotina estressante, ansiedade excessiva, autoestima reduzida e outros aspectos podem estar relacionados a variação no desejo. Com o psicólogo ela irá aprender estratégias para lidar com isso. Abraços
Ola! Ela pode fazer alguns exames com genecologistas e paralelamente buscar uma psicoterapia. Existe factores relacionados con a idade, hormônio que podem interferir nesse processo, mas as questões emocionais são em muitos casos determinantes e por isso deve-se cuidar com atenção. A psicoterapia é fundamental nesse processo. Abraço
Seria importante procurar os dois profissionais, os tratamentos podem atuar em conjunto para auxiliar sua esposa neste momento, seria importante que você também procurasse ajuda de um profissional de psicologia para auxilia-lo, pois este problema o afeta tanto quanto a ela.
No seu relato chamou-me a atenção dois pontos: 1) a afirmação de que sua esposa perdeu o interesse pelo sexo; 2) e que ela não vai mais fazer sexo COM VOCÊ. Além de se considerar questões da esfera biológica (ligadas ao campo médico) e do desejo dela em si, parece-me que algo da relação também pode estar contribuindo para essa queixa. Como anda o casamento? Como essa situação veio a se apresentar? A relação sexual era prazerosa para os dois? Há algo que se modificou no dia a dia de vocês? Ela se sente mal por querer abdicar da vida sexual com você? O desejo sexual pode ser considerado um termômetro da relação, nesse sentido vale a pena vocês se questionarem o que isso quer dizer e o que vocês enquanto casal estão dispostos a fazer. É muito importante considerar de quem é a queixa para que se possa buscar uma ajuda. Se a queixa for do casal, recomendo terapia de casal, se for sua, busque um psicanalista para você, sobretudo se isso não se apresentar como um problema para ela.
Olá! Vários fatores ocasionam a perda da libido; a investigação feita pelo ginecologista e a visita ao psicólogo podem se somar, um não excluí o outro. Trabalhando de forma multidisciplinar há maior chance de resolver. Boa sorte
Recomendo que a abordagem seja pelas duas vias concomitantemente, já que envolve questões tanto físicas quando psicológicas difíceis de serem separadas na prática. Cada uma das especialidades irá investigar o que está havendo e ajuda-la no que for necessário. No que se refere a parte psicológica estou a disposição.
Olá,

Sim, às razões do fato da sua esposa estar sem interesse sexual poderá estar atrelada a questões orgânicas e psicológicas. Recomendo, o agendamento de duas consultas: a primeira com uma psicóloga e a segunda com uma ginecologista. A partir da investigação destas profissionais, vocês conseguirão tratar esta demanda e assim supera-lá. De fato, isto é mais comum do que imaginamos, porém é tratável tornando a vida mais feliz e plena!

Um abraço,

Katie Borteze
Olá,
Que bom que estão procurando ajuda! Comece pelos dois profissionais: psicólogo e ginecologista. Cada um contribuirá com sua clínica. O acompanhamento terapêutico costuma ser mais prolongado e é importante ainda que tenha uma questão fisiológica.
Abraços
Procure uma psicóloga especialista. A possibilidade de uma causa orgânica é vem remota... saiba que pode contar comigo.
Prezado,
Neste caso seria interessante realizar uma investigação nos dois aspectos tanto no campo fisiológico com também no campo emocional e psicológico da sua esposa. Ou seja , procurar os dois profissionais. Agora, é importante ela querer! Mas caso ela não queira, procure você ajuda de um psicólogo pra que você consiga ajuda-la também. Abçs
Um ginecologista poderia avaliar a questão hormonal que pode ser responsável pela diminuição da libido. Caso não haja alteração hormonal que justifique, um psicólogo pode ajudar sim. Existem muitos fatores que podem estar relacionados com sua queixa, os quais um profissional da área de psicologia poderia ajudá-lo.
Prezado!
Procure por um sexologo ou terapia de casal, seria de grande valia pra o ajustamento criativo entre vocês, desde que começou a perceber de que algo não vai bem no relacionamento .
Atenciosamente!
É bem interessante procurar os dois profissionais o ginecologista e o psicólogo pois o problema de falta de libido posse se caracterizar como vc mesmo já disse tanto hormonal como emocional, e o fato de não estar mais tendo apetite sexual muitas vezes já traz um conflito emocional importante que precisa ser avaliado com cuidado e com muita responsabilidade pode também ser devido a estresse do dia a dia entre outros.Busque marcar uma consulta com psicólogo perto de vocês para poder ter ajuda de como lidar melhor com tudo isso...me deixo a disposição.
As informações que dispomos são muito poucas para compreendermos melhor os vínculos afetivos reinantes entre os cônjuges. Assim, sugiro, inicialmente, descartar qualquer questão ligada a taxas hormonais fora dos valores de referência, que estejam interferindo na libido da sua esposa, consultando um clínico geral que, por certo, irá solicitar alguns exames ou encaminhá-la a um endocrinologista. Descartada essa hipótese, sugiro uma terapia de casal, para que sejam levantadas questões voltadas para a vida conjugal do casal em tela. Um abraço
Conforme os colegas Já citaram acima, procure um psicólogo
Inicialmente pois nesta avaliação o profissional irá investigar tais causas no que se refere às questões psicológicas.
Tenho visto no consultório está queixa e maioria já fizeram exames clínico e não apresenta alterações.
Geralmente pode está associada a rotina do casal, ou a esposa pode está com depressão ou ansiedade no qual ambas podem contribuir com diminuição da libido.
Vale ressaltar que é importante avaliar também as alterações hormonais.
Se puder ir simultaneamente nos dois profissionais é o ideal.
Espero ter ajudado.
Olá! Concordo com todas as opiniões anteriores. De certo modo questões médicas podem interferir na qualidade do relacionamento sexual. O que não descarta a necessidade de uma avaliação médica. Porém, no que se refere a qualidade do relacionamento de vocês enquanto casal é importante saber se isto pode estar interferindo no desejo sexual de sua esposa. Desta forma, no que tange o relacionamento do casal a consulta com o psicólogo pode ajudá-los a entender e modificar os problemas do relacionamento de vocês que possam estar interferindo neste ponto.
Olá! Busque por uma boa terapia sexual com um bom sexólogo e Psicoterapia Cognitivo Comportamental, para o casal, somado a um bom ginecologista, também, para o casal.Paz e Bem!
Ola bom dia!!! acredito que inicialmente você deveria procurar um ginecologista para verificar aspectos biológicos. Não sei a idade de sua esposa, mas alterações hormonais importantes, causam esse tipo de sintoma. No mais, a ajuda de um psicólogo para avaliar questões emocionais, complementaria muito o tratamento. abraços
Existem multiplas fontes de ajuda. Utilize todas que tenham valor. As contribuicoes psicologicas sao importantes.
Sugiro acompanhamento com ginecologista, psicologa(o) e terapia de casal. Estes 3 atendimentos são prioridades. Abraço!
Ola, é sempre interessante buscar uma avaliação medica(ginecologista) pra descartar algum problema orgânico. Posteriormente, uma ajuda psicológica irá ajudar a buscar a raiz desse desinteresse sexual. Para o companheiro, tb e recomendável um dialogo sincero sobre a relação do casal.
De acordo com seu relato, eu acredito que seja importante procurar por profissional de psicologia. Caso sua esposa declarasse sentir desconforto durante o sexo, seria o caso de buscar ginecologista, mas me parece que não é o caso. O relacionamento entre o casal pode ser o foco da questão, e não o sexo apenas.
O diálogo com o (a) parceiro (a) é muito importante para que as atividades realizadas por ambos sejam prazerosas e para que haja interesse em compartilhar momentos.
Olá, tudo bom?

Sim, esta é uma queixa bastante recorrente em psicoterapia e podemos observar que vários aspectos podem estar associados a este problema, como por ex: influências dos hormônios, saúde ginecológica e geral, idade, gestação e outras, assim como o estado emocional.
Qualquer disfunção em uma dessas áreas podem causar baixa na libido ( falta de desejo por sexo), portanto é importante uma avaliação ginecológica e se tiver tudo em ordem, recomendo procurar um psicólogo para ajudar nas questões emocionais verificando a necessidade da psicoterapia individual ou do casal.
Boa sorte!
Abraços.
Pela sua descrição pode ser que seja necessário um acompanhamento psicológico para o casal. Em nos atendimentos vocês possam ter um espaço de escuta sobre as questões em torno deste problema.

Mas não se deve descartar a possibilidade de haver um problema físico com ela, sendo assim além da psicoterapia é importante buscar a ajuda de um ginecologista.

Att,

Luzlaine Carvalho.
Sempre indico primeiramente buscar um ginecologista para descartar ou verificar se há alguma causa fisiológica. Se não houver, aí o psicólogo deve ser buscado, pois é uma questão psicológica. Recomendo que na procura do psicólogo, busque um com enfoque na sexualidade, ou seja, um terapeuta sexual. Desejo que busquem a solução. Cuidem-se !

Especialistas

Miucha Rios O. Zucchi

Miucha Rios O. Zucchi

Ginecologista, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Jamile Peixoto Pereira

Jamile Peixoto Pereira

Psicólogo, Sexólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Cristiane Nassar Alves

Cristiane Nassar Alves

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carla Prates

Carla Prates

Psicólogo, Terapeuta complementar, Psicopedagogo

Águas Claras

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 172 perguntas sobre Terapia sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.