Minha esposã não tem diagnóstico fechado de transtorno bipolaro médico receitou apenas venlafaxina

4 respostas
Minha esposã não tem diagnóstico fechado de transtorno bipolaro médico receitou apenas venlafaxina ela pode ter uma virada maniaca ou o transtorno piorar?
O importante é o acompanhamento médico e psicológico constante. Muitas vezes, até que os profissionais vejam o quadro em si, é difícil fechar um diagnóstico. Mas não se prendam a rótulos. Temos mania de dar nome a tudo, mas nem sempre isso é possível. O bem estar é o que conta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se a sua esposa NÃO tem diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, é muito pouco provável (ainda que possível) que tenha virada maníaca com o uso de antidepressivos (como a venlafaxina).

Raramente ocorre de uma pessoa que nunca tinha manifestado sintomas do t. bipolar vir a apresentar sintomas maníacos pela primeira vez com o uso de antidepressivos.

E como saber se isso irá ocorrer com ela? Assim como qualquer efeito adverso, somente é possível saber usando a medicação.

Para o diagnóstico do t. bipolar é preciso que ela tenha apresentado episódios maníacos ou hipomanícos previamente.
Caso isso não tenha ocorrido, alguns indícios de que ela possa ser bipolar incluem: histório de t. bipolar na família, depressão psicótica (ouvindo vozes ou com mania de perseguição), depressão pós parto, depressão grave e de início precoce, dentre outros.
Bom dia! Em nenhuma hipótese o médico deve introduzir um medicamento sem ter certeza sobre o diagnóstico correto, principalmente quando se trata de transtorno bipolar pois o uso inadvertido de um antidepressivo extremamente potente como a venlafaxina pode levar a emergencia de uma crise maníaca e até internação psicótica no transtorno bipolar tipo I e ao surgimento de sintomas mistos como irritabilidade e ideias de suicido no transtorno bipolar de tipo II. Recomendo que converse com o profissional pois testes terapêuticos não são recomendados na Psiquiatria.
Não entendi bem, o médico está na dúvida, há a possibilidade para ele que ela seja bipolar e ele só receitou veblafaxina? Se esse for o caso com toda certeza há sim chance de virada maníaca, mas se for apenas um episódio depressivo isso não tem como acontecer.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.