Minha esposa faz uso de luto o tratamento é continuo ela corre algum risco de ter problema na tireoide

3 respostas
Minha esposa faz uso de luto o tratamento é continuo ela corre algum risco de ter problema na tireoide e no rim por o tratamento ser a longo prazo ou a litemia estando correta não tem esse risco?
Concordo com o colega.
O risco de hipotireoidismo em mulheres já é muito alto, mesmo em quem não está em uso de lítio. O risco de problema renal é aumentado, mas não tão grave. Basta fazer, uma vez por ano. A dosagem de t4, tsh, ureia, creatinina e exame da urina. Como são exames feitos rotineiramente, é fácil fazer o acompanhamento.
Os benefícios do uso superam, em muito, os riscos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante sempre fazer o controle da litemia (dosagem do lítio no sangue), da tireóide (TSH e T4L) e da função renal também, como uréia e creatinina. Fazendo estes exames regularmente (uma vez por ano) e a cada aumento de dose do medicamento facilita o acompanhamento. O carbonato de lítio é uma boa medicação para o quadro de sua mulher, e com estes controles anuais, ele (médico) vai verificar na continuidade ou não do Lítio. É importante ressaltar que o tratamento costuma mesmo ser a longo prazo.O Lítio é um medicamento que já está no mercado há muito tempo, portanto, há muitos trabalhos e pesquisas. E se o médico fizer suas avaliações clínicas frequente + os exames periódicos, sua esposa estará sendo bem cuidada.
O acompanhamento de pacientes em uso de Carbonato de lítio é feito com, além da litemia, exames periódicos que incluem função renal e tireoidiana, para verificar qualquer alteração que eventualmente ocorra.

A litemia estar nos limites terapêuticos não elimina a possibilidade de problemas renais ou tireoidianos. Contudo, um bom acompanhamento laboratorial e clínico se facilita o reconhecimento e a possibilidade de resposta e manejo na hipótese de ocorrência de qualquer problema.

O Carbonato de lítio é uma medicação bastante antiga e segura. Ele tem seus riscos, como boa parte das medicações, mas eles podem ser pelo menos minorados por um acompanhamento cuidadoso.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.