Minha esposa é alcoolatra e nessa fase de sua recuperação não está conseguindo permanecer limpa

9 respostas

Minha esposa é alcoolatra e nessa fase de sua recuperação não está conseguindo permanecer limpa , devido , uma forte depressão por traumas do passado .
Como posso ajudar ?
O que fazer ?
Minha sugestão é uma consulta ao psiquiatra para avaliar os transtornos citados (alcoolismo, transtorno depressivo) e outros que possam estar subjacentes, avaliação clínica e laboratorial. Poderá ser medicada e iniciar psicoterapia. Sugiro também a participação em grupos de apoio de Alcoólicos Anônimos, que tem muita experiencia em ajudar pessoas com essas dificuldades. Importante é não desistir! Cordialmente, Dra. Rita Cytryn

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
ola!
Ela precisa de um acompanhamento psicológico. A terapia, de preferência cognitivo comportamental, irá ajudá-la a trabalhar suas crenças, pensamentos distorcidos.

À disposição
Já que a dificuldade se refere a traumas, isso pode ser mais bem tratado com um acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Deste modo, o mais aconselhável seria demonstrar a ela a necessidade de tal acompanhamento e, na medida do possível, compreender que todo este contexto tem determinadas implicações. Espero ter ajudado.
Sua esposa tem uma doença grave, e precisa de tratamento. O álcool, assim como as demais drogas, tem uma função na vida da pessoa. Frequentemente pontuo para meus pacientes, que nada vale tratar os sintomas, se não buscarmos as causas do problema. A melhor forma de você ajudar sua esposa ë buscando um suporte especializado.
Bom dia, tudo bem? Sinto muito pela situação que está vivendo.
Pelo que você diz, é importante relatar os sintomas que sua esposa tem quando vocês forem à consulta com o psiquiatra dela; deixá-la também à vontade para falar à respeito dos "traumas do passado" que o senhor mencionou; e ter uma postura de amizade e acolhimento com ela em relação ao sofrimento dela; além disso, acredito que você precisa avaliar, caso ela faça atendimento com o psiquiatra, se eles tem uma boa relação - o suficiente que ela relate sobre isso e oferecer a possibilidade (de forma bem amigável/compreensiva) sobre ela tratar os "traumas do passado" de forma mais periódica (semanal), por exemplo com um psicólogo cognitivo-comportamental que ajudará ela a lidar com o que aconteceu na vida dela.
Estimo as melhoras.
Como já foi dito anteriormente, sugiro procurar ajuda profissional psicológica. Infelizmente não depende somente da sua vontade mas principalmente do desejo dela de se cuidar. Normalmente o alcoolismo está muito relacionada a questões emocionais e uma coisa alimenta a outra. A família precisa estar muito fortalecida pra lidar com esse problema, por isso, sugiro que você também procure um suporte profissional. Existem grupos com o AA que trabalham exclusivamente com o alcoolismo e clínicas especializadas. Força e boa sorte nessa busca.
Olá
Conviver com um familiar alcóolatra desperta sentimentos de raiva, tristeza, frustação ,angustia mas também uma vontade de ajudar.
Sugiro uma conversa inicial, de preferência em um ambiente calmo e num momento de sobriedade.
Nesta conversa poderá falar de sua preocupação , reforçar motivos que poderão mudar a relação dela com o álcool e incentivá-la a buscar ajudar médico e psicológica para uma avaliação profissional.
Enfim, não é uma tarefa fácil mas com compreensão e apoio é possível encontrar uma saida.
É muito comum o alcoolismo estar relacionado a outros transtornos mentais, tais como a depressão. Ambos os problemas precisam ser tratados para a pessoa ter uma melhora como um todo. Recomendo que você oriente a sua esposa sobre a importância dela procurar ajuda profissional, no caso de um psiquiatra e um psicologo. É importante o trabalho de ambos os profissionais, já que sabemos que o tratamento medicamentoso é mais eficaz quando acompanhado de psicoterapia.
Olá, sugiro buscar ajuda com psiquiatra e/ou psicologo para uma avaliação mais detalhada do quadro emocional da sua esposa.

Att,
Renata Freitas

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Alexandre Fonseca Santos

Alexandre Fonseca Santos

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Brasília

Danielli Orletti

Danielli Orletti

Especialista em medicina preventiva, Nutrólogo

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.