Minha dificuldade é em falar algumas palavras como por exemplo, eu troco l por r, não consigo me concentrar

27 respostas
Minha dificuldade é em falar algumas palavras como por exemplo, eu troco l por r, não consigo me concentrar numa leitura por exemplo. Que terapia devo procurar?
 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
Pelo troco do "l" pelo "r," sugiro procurar um@ logopedista. Mas não tenho certeza se exercícios vão aliviá-l@ suficientemente. Precisa experimentar e ver se não precisa de outra coisa. Principalmente por causa da combinação com o problema da concentração na leitura.

Este problema é muito comum, mas imagino que você está perguntando por senti-lo como extremo em você.

Sugiro você apreender a meditação. Existem cursos tanto religiosos (budistas) como não-religiosos. Ai apreende-se a concentração. O problema no seu caso deve ser específico na leitura porque você pode estar levando uma vida que não requer concentração em outras áreas.

Na última instância, você pode fazer uma psicoterapia profunda ou uma psicanálise para entender o quê foi que te fez desviar da cultura comum. Experiências feitas na infância que bloqueiam as suas capacidades. .
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, referente a troca do "l" pelo "r", sugiro que procure um fonoaudiólogo que irá auxiliar nessa área, bem como ele poderá verificar o quanto essa dificuldade pode estar afetando sua concentração na leitura. Caso este profissional percebe que tais dificuldades estejam ligados a os aspectos (emocional, memória, inteligência etc), o mesmo encaminhará para os demais profissionais que poderão contribuir para um melhor tratamento (neurologista, psicólogo, psicopedagogo etc).
 Kégila Mayara Moraes
Psicólogo
Fortaleza
Olá. Sobre a troca do l pelo r índico procurar um fonoaudiologo, pois pode se tratar de um rotacismo, acomodação de linhuagem ou outros... Quanto a não conseguir se concentrar em leitura, um psicólogo pode fazer uma avaliação e ajudar com orientações e técnicas específicas. Caso o problema cause muitos prejuízos, um neuro ou psiquiatra poderá investigar algum déficit de atenção e receitar medicação para acompanhar no tratamento.
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
O profissional indicado para as suas dificuldades é o Fonoaudiólogo, pois trabalhamos com alterações na fala e também com dificuldades de atenção e memória. Caso haja a necessidade de uma avaliação de outro profissional o próprio fonoaudiólogo irá te encaminhar. Me encontro a disposição. Abraços!
Dra. Nadimara Azzolini
Fonoaudiólogo
Goiânia
Olá, sugiro que realize uma avaliação com um fonoaudiólogo que verificará tanto as questões estruturais quanto funcionais relacionadas a fala e a linguagem . Após essa avaliação o profissional conseguirá traçar uma conduta terapêutica e caso se faça necessário realizará os encaminhamentos para outras especialidades. Espero ter ajudado! Abraços.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Fonoaudiologo pode lhe ajudar....
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá sugiro que você faça uma avaliação psiconeurologica com um psicólogo . Aí ele vai encaminhá-lo para fonoaudiologia e/ou psicoterapia para também avaliar as possíveis causas emocionais dessas trocas. Hoje psicólogos fazem excelentes avaliações Neuropsicológicas e isso poderá ser resolvido com o devido tratamento.
Essa sua dificuldade chama-se DISLALIA, que é um distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular algumas palavras, sugiro que você busque um Fonoaudiólogo, porém esse problema já deve ter trazido muito sofrimento e constrangimento, sugiro que busque um tratamento Psicológico, para se conhecer mais, trabalhar a confiança e a autoestima.
Espero que lhe tenha ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
 Letícia Neves
Psicólogo
Brasília
Boa noite, sugiro que você procure um fonoaudiólogo, para fazer uma avaliação mais especifica. Caso esta questão, esteja causando conflitos emocionais, procure um psicólogo também.
Olá! Sua queixa tanto na fala quanto na leitura por conta da troca de letras mostram a necessidade de tratamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Estes seriam os principais pilares sobre a área de aprendizagem, porém é possível que em tratamento os especialistas solicitem a psicologia para ajudar em alguma questão emocional. Abraço
 Micheli Mendes Alfieri
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá, em um primeiro momento o especialista que deve procurar para realizar uma avaliação é um fonoaudiólogo e caso se faça necessário ele o encaminhará para outro especialista se necessário.
Olá, sugiro a procura de um fonoaudiólogo
Dra. Andrea Bandeira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode fazer um tratamento combinado entre fonoaudiólogo e psicólogo ou neuropsicólogo pra trabalhar as dificuldades de linguagem, atenção/concentração e emocional.
Olá, bom dia! Neste primeiro momento é importante que você busque uma avaliação com um fonoaudiólogo. Para que possa fazer uma avaliação e ter um diagnóstico mais preciso. Se esta questão estiver afetando a forma como você se sente, busque uma ajuda psicológica também. Espero ter ajudado. Fique bem.
Olá...
Considero importante uma avaliação com fonoaudióloga, este é o profissional mais indicado neste momento.
Caso o especialista perceber a necessidade de outro profissional, ele fará a indicação.
Abraços!
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
boa noite para a troca da l com a r é preciso consultar um/a fonoaudiologo/a, e pela dificuldade de concentração pode procurar uma psicologa para ver se tem algum problema emocional que impede a concentração, ou o medo ou vergonha de se expor a causa da troca das letras. Procure ajuda!
TCC - Terapia Cognitivo Comportamental com psicólogo especializado
 Patricia Milani
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá, sugiro que você procure um fonoaudiólogo para uma avaliação mais específica.
Você deve fazer uma avaliação fonoaudiológica e neuropsicológica para entender melhor estas questões
Olá. Passe por uma avaliação com um fonoaudiólogo, se houver a necessidade ele te encaminhará a outros profissionais. Atenciosamente.
 Tamires Pires
Psicólogo
Porto Alegre
Olá.
Você pode buscar um fonoaudiólogo e uma avaliação psicológica para uma avaliação mais completa de suas dificuldades e facilidades.
Dessa forma fica mais fácil buscar uma linha de tratamento específica para você.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraço
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá
Precisa avaliar com fonoaudióloga que indicará outros profissionais se for necessário.
Um fonoaudiologo pode te ajudar muito, não só na avaliação mas na reabilitação destas dificuldades.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Faça uma avaliação com neuropsicólogo.
Entendo suas preocupações e quero tranquilizá-lo dizendo que muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes, e há opções de terapia disponíveis que podem ajudar.

Fonoaudiologia: Para dificuldades na fala, como a troca de sons de "l" por "r", um fonoaudiólogo pode ser muito útil. Eles trabalham especificamente com desafios de linguagem e comunicação, ajudando a desenvolver habilidades de fala por meio de exercícios e técnicas específicas.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Se a dificuldade de concentração durante a leitura está afetando sua rotina, a TCC pode ser uma boa opção. Este tipo de terapia pode ajudar a identificar padrões de pensamento que dificultam o foco e oferecer estratégias para melhorar a atenção.

Consultoria Neuropsicológica: Como neuropsicóloga, você se beneficiaria de uma avaliação para entender melhor como seu cérebro está funcionando em áreas como a linguagem e a atenção. Uma avaliação pode revelar se há algo específico que está contribuindo para essas dificuldades e guiar qual seria o melhor tratamento.


Lembre-se, procurar ajuda é um passo positivo e corajoso. Espero que você encontre um caminho que ajude a melhorar suas habilidades e conforto em situações desafiadoras. Estou aqui se precisar de mais orientações!
 Vitor Turchet
Psicólogo
São Carlos
A neuropsicologia e a psicomotricidade pode ajudar, mas vale também passar com um fonoaudiólogo.
Olá!
Procure um psicólogo ou neuropsicólogo, assim poderá levantar junto ao profissional possibilidades sobre a dificuldade de concentração e a troca de palavras, pois pode envolver questões cognitivas, por exemplo, que precisam ser melhor investigadas.

Fico à disposição para maiores iformações.
Abraço.

Especialistas

Iuli Viana

Iuli Viana

Fonoaudiólogo

Duque de Caxias

Ana Laura Dezzen Bastos

Ana Laura Dezzen Bastos

Psicólogo

Anápolis

Cristiane Matheus

Cristiane Matheus

Fonoaudiólogo

São Paulo

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.