Minha cunhada teve um acidente de bicicleta e bateu em uma de suas pernas um pouco abaixo da virilha.

3 respostas
Minha cunhada teve um acidente de bicicleta e bateu em uma de suas pernas um pouco abaixo da virilha. Depois disso a perna afetada foi inchando ficando 2x maior q a outra. Foi feito um exame e detectado q ela teve um edema linfático e que teria q fazer drenagem p sempre pois nao tinha cura. Procede?
O paciente que possui linfedema geralmente tem que fazer o acompanhamento com o fisioterapeuta vascular por um longo período, até que se controle totalmente o edema da área. No caso de linfedema ele costuma melhorar com a drenagem linfática manual e com os enfaixamentos (meias compressivas).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente é um linfedema pós- traumático. Há necessidade de investigação. A fisioterapia é importante para diminuir o tamanho e o volume do membro acometido além de melhorar a funcionalidade do mesmo. O tratamento indicado é a terapia descongestiva complexa que engloba, drenagem linfática manual, pressoterapia , contenção por meio de bandagens e enfaixamentos compressivos e exercícios ativos.
Seria importante uma investigacao tambem do sistema venoso , verificando se houve trauma venoso ou uma trombose ap[os o acidente. Este local apresenta o desague da safena e veias de coxa do sistema profundo que sao mto importantes , alem dos linfonodos (ïnguas") linfatiacas.
Alem da drenagem se indicada e realizada por um fisioterapeuta vascular ;, o uso de medicamentos e meia elastica podem levar a regressao e melhora da qualidade de vida.
O edema linfatico tem comportamentos diversos e podem regredir total ou parcialmente e ter alguns periodos de descompensacao (calor, menstruacao, aumento de peso etc.)

Especialistas

Rafael Mourão Gouvêa

Rafael Mourão Gouvêa

Cirurgião vascular

Belo Horizonte

Clarissa de Moraes Laine

Clarissa de Moraes Laine

Cirurgião vascular

Ouro Preto Do Oeste

Roberta Silva de Paola

Roberta Silva de Paola

Cirurgião vascular

Campo Grande

Rafael Alén

Rafael Alén

Angiologista

Vitória

Louise Bonamigo Degrande

Louise Bonamigo Degrande

Fisioterapeuta

Jundiaí

Tassiana Severino

Tassiana Severino

Cirurgião vascular

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 120 perguntas sobre Linfedema
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.