Minha criança não está querendo estudar. Ela está mostrando sinais de desinteresse, está se irritan

17 respostas
Minha criança não está querendo estudar.
Ela está mostrando sinais de desinteresse, está se irritando, chorando e as vezes ela entra em um modo q ela ñ quer falar nada e nem conversar.
O que eu posso fazer pra ela se interessar mais pelos estudos e se eu preciso me preocupar com algum problema psicológico.
Obs: ela tem 5 anos.
Seria interessante procurar auxílio de um psicopedagogo ou mesmo um neuropsicólogo ou neuropsicopedagogo, que são os profissionais responsáveis pelas questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem e análise desses processos, a fim de verificar se há algo por trás desse desinteresse, como uma dificuldade de aprendizagem que pode estar relacionada a um transtorno de aprendizagem, e encontrar meios para motivar a criança a se interessar pelos estudos.

Provavelmente tem algo incomodando-a e ela só está conseguindo expressar dessa forma. Na psicoterapia nós vamos oferecer um espaço seguro para que ela expresse o que está sentindo através do lúdico e que isso possa ir se elaborando ao longo do processo. As crianças não tem muitos meios de se autorregular como nós adultos e cada uma acaba reagindo de uma forma. Para o momento atual, tente fazer de uma forma que estimule ela aos estudos, como oferecer uma recompensa após um tempo de estudo feito, mas não deixe de investigar a causa por trás desses sentimentos que estão se manifestando nela.
Se quiser entre em contato comigo, estou a disposição. :)
Olá. Aconselho que estabeleça uma rotina diária de estudos curta em que você esteja presente de forma ativa, converse com a escola para entender se sua criança também tem funcionado dessa forma nesse ambiente. Se o comportamento permanecer mesmo diante dessa pequena modificação ou caso esteja se mostrando do mesmo modo no colégio busque um psicólogo para que possa ser feita uma investigação, possibilitando assim, estratégias de tratamento, caso exista alguma questão. Estou à disposição!
Olá!
As crianças se expressam de maneiras diferentes dos adultos.. procure verificar na escola se há alguma coisa acontecendo

Buscar um psicólogo infantil pode ajudar
Olá, sugiro que converse com a escola para entender se mudou alguma dinâmica, seja a troca de alguma professora ou até um possível bullying. Esses sinais que você citou pode ser o indicativo de várias situações, por isso, é importante entender como está sendo o dia a dia da criança, quem são as pessoas que convivem com ela, em que contextos esses sinais aparecem e buscar um psicólogo infantil para te auxiliar nesse momento.
Olá, mãe. Você já tentou tornar o aprendizado mais divertido com jogos e atividades que ela goste? Pode ajudar a despertar o interesse dela. O que você acha de criar uma rotina fixa com horários para estudar e brincar? Isso pode dar uma sensação de segurança. Tente também incorporar os interesses dela nas atividades de aprendizado e criar um cantinho de estudo aconchegante. Sempre elogie e incentive os pequenos esforços dela, e não se esqueça de dar pausas regulares para ela descansar. Participe ativamente, mostrando interesse no que ela está aprendendo, e converse sobre como ela está se sentindo. Se o desinteresse e a irritação continuarem, talvez seja bom falar com um psicólogo infantil para avaliar melhor a situação e oferecer ajuda.
Olá, é importante observar o ambiente ao redor dela e quais possíveis fatores podem está influenciando. Cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo. Aos 5 anos, algumas crianças podem ainda estar ajustando-se à estrutura e demandas da escolarização formal. É possível também que sua filha esteja enfrentando dificuldades específicas de aprendizagem que a fazem sentir-se frustrada e desencorajada. uma avaliação psicopedagógica pode ajudar a identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. Mas também é importante observar suas emoções, a irritação e o choro podem ser sinais de que ela está lidando com emoções fortes que não sabe expressar de outra forma. Também é importante verificar o ambiente. O ambiente em que ela estuda pode não ser propício para concentração e aprendizado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Boa noite. O primeiro passo consiste em realizar uma visita escolar para dialogar com os professores e coordenadores, a fim de avaliar se houve alguma intercorrência ou evento relevante no ambiente escolar da criança. É importante ressaltar que diversas mudanças comportamentais podem manifestar-se na criança, não apenas no âmbito escolar, mas também em seu ambiente doméstico, como conflitos familiares, separações dos pais, entre outras circunstâncias. Considero imprescindível iniciar um diálogo franco na escola e, caso necessário, buscar auxílio de um psicólogo para uma investigação mais aprofundada sobre as causas do comportamento da criança.
Aos 05 anos a criança ainda está imbuída do brincar, e não do estudo formalizado. O ensino fundamental inicia aos 06 anos (o que acho cedo...). Por outro lado, sabemos que as demandas da vida adulta exigem que a criança seja colocada no sistema de ensino desde muito cedo. Então algumas coisas podem ser analisadas por você. Primeiro: como é a escola em que sua criança está inserida? Ela é atrativa, divertida, acolhedora? Segundo: entender os sentimentos da sua criança com relação a ir para a escola. O que ela sente exatamente na relação com a escola? (a irritação pode ser apenas por sentir-se obrigada a ir...). E terceiro, e talvez mais importante: quais são as tuas expectativas com relação a esta criança? Será que estas expectativas podem estar interferindo negativamente na relação de continência (=amor + limites) que ela precisa receber para se desenvolver com saúde?

E importante saber o seguinte:
1- Quando esse desinteresse e irritação acontecem? É na aula? Na hora de fazer a tarefa? Ou é alguma atividade como Kumon e/ou inglês?
2- Que horas ela vai pra escola? Que horas faz a tarefa de casa?
3- Quanto tempo e qual hora ela brinca?
4- Ela costuma a ter um tempo só dela ( ficando sozinha e sem fazer nada)?

Não tem como a gente ter uma resposta realmente certeira sem que possamos dar uma acompanhada na rotina dela.
À partir daí, a gente pode pensar em observar:
1- Como ela se comporta na escola?
2- Como ela se porta com os coleguinhas?
3- Com quem ela fica em casa durante a semana?
4- Como ela age com os pais?

Isso sem falar de tópicos relativos a tarefa:
1- Como são as tarefas de casa? E as de classe?
2- Quanto tempo ela passa fazendo a tarefa em casa? E na escola?
3- Quem ajuda a criança a estudar?

Observar esse desinteresse é algo bem mais complexo que só "ela tem ou não problemas", principalmente quando a gente está olhando uma criança de 5 anos, que está em pleno desenvolvimento e com pelo menos "10 pilhas Alcalinas nas costas" de tanta energia. Podem existir várias variáveis, que vamos minando ao longo do processo terapêutico com a criança e os pais, buscando evidências para o porque do comportamento de esquiva da tarefa e da irritação ao ato de estudar.
Uma criança de cinco ano ainda não tem repertorio para expressar seus sentimentos , então ela apresenta comportamentos , como forma de chamar atenção para algo que está incomodando ou trazendo sofrimento. A falta de interesse pelos estudos é um sintoma, então o importante é investigar a causa disso, o melhor caminho seria iniciar com a psicoterapia infantil
Olá! Para uma criança se afetar nos estudos dessa forma, já existem problemas familiares e/ou psicológicos se estruturando. A ultima parte que a criança tem sintomas 'e nos estudos, mas normalmente 'e a que chama a atenção dos pais para algo errado. Sugiro buscar uma terapia familiar para investigar o sintoma de forma mais aprofundada. Na terapia familiar atende-se a criança e os pais, entendendo como o ambiente esta colaborando para os sintomas e como auxiliar a criança nas dificuldades.
Oi! É compreensível que você sinta preocupação com o desinteresse de sua criança pelos estudos e seus sintomas associados, como irritação e retração. Aos 5 anos, é importante lembrar que as crianças estão explorando o mundo ao seu redor e desenvolvendo suas próprias preferências e interesses. No entanto, se esses sinais persistirem ou interferirem significativamente em seu bem-estar emocional e social, pode ser útil procurar a orientação de um psicólogo infantil. Eles podem ajudar a identificar possíveis causas subjacentes, como dificuldades de aprendizado, ansiedade ou problemas emocionais, e oferecer estratégias para apoiar o envolvimento da criança nas atividades educacionais de maneira saudável e positiva. Estou aqui para fornecer mais apoio e orientação, se necessário.
as crianças de 5 anos querem brincar, estar em contato com a natureza e com outras crianças, estudar realmente não costuma se algo de muito interesse nesta idade. Mas ela deveria estar interessada em aprender e curiosa sobre como as coisas funcionam, tente trazer os assunto de forma lúdica e mostrando como podem ser aplicadas em seu dia a dia, se interesse pela crianças e mostre interesse também pelas coisas que ela precisa aprender, espero ter ajudado.
A invenção da infância é algo da idade moderna. Mas parece que estamos querendo extingui-la novamente. Com cinco anos a criança precisa brincar, esta atividade em grupo ou sozinha vai oferecer elementos para ela apreender e compreender a realidade, representando o que vivência ou acompanha do seu dia a dia. Se ela frequenta escola, a mesma condição é ainda mais importante, pois ali ela viverá fora do conforto familiar e necessitará de apoio para as trocas com outras crianças. Os jogos, brincadeiras e convivência vão trazendo elementos do convívio social: regras, cooperação, paciência, ritmo, criatividade, união, competição, entre muitas outras coisas, formando a base da inserção civilizada ao mundo social. Em termos de desenvolvimento cognitivo este período dos 2 aos 7 anos, estágio pré operatório ou simbólico, permite se familiarizar aos códigos instituídos como a escrita da lingua que está imersa. Somente na sequência seu aparelho psíquico estará apto ao estágio operatório- concreto ( 7 a 12 anos) onde o raciocínio lógico poderá se encrementar. E na adolescência ingressará no estágio operatório-formal, tendo introjetado números e operações, será capaz de cálculos de memória , de reflexão crítica e operações de maior complexidade como formular deduções e hipóteses. Portanto, ir à escola com 5 anos tem função socializadora. O aprender será natural se ela tiver estímulo ambiental: momentos de reflexão, jogos lúdicos com números e palavras e muito, mas muito espaço para brincadeiras espontâneas. Assim serão estimuladas de forma a se desenvolver ao convívio humano e não se robotizarem em responder a expectativas de super desempenho. Se ela se nega a ir à escola, pode ser que seja um lugar enfadonho e assim, um sinal de saúde mental da sua criança.
Olá. É preciso conhecer melhor a situação e como sua criança está se sentindo. Sempre foi assim ou é uma novidade? Ela fala sobre o que está acontecendo? Ela quer ir à escola, mas não quer fazer alguma atividade ou não quer ir à escola? O que a professora, coordenadora pedagógica, psicóloga escolar, se houver percebem? Essa situação está acontecendo com a escola isoladamente ou envolve outras áreas de vida? Algo pode ter acontecido com sua criança: algo mudou? Se necessário, também fazer investigações médicas, neurológicas e multidisciplinares.

Sugiro que as pessoas que cuidam da criança dialoguem e busquem encontrar associações? Se possível, sugiro que os pais busquem auxílio de psicóloga ou psicólogo para auxílio em compreensão desse cenário, assim como encontrar possibilidades de mediação.

Em geral, a escola será muito positiva e um local onde a criança deseja estar.
A resistência de sua criança aos estudos e as reações emocionais que você descreve, como irritação, choro e retraimento, podem ser sinais de que ela está enfrentando algum tipo de desconforto ou dificuldade relacionada ao aprendizado ou ao ambiente escolar. É importante considerar que, aos 5 anos, as crianças ainda estão se adaptando à estrutura e às exigências do ambiente escolar, o que pode ser desafiador para algumas.

Explorando as Possíveis Causas
Pressão Acadêmica: Mesmo em idades tão jovens, algumas crianças podem sentir-se sobrecarregadas pelas expectativas escolares ou pela pressão para atingir determinados padrões.

Desenvolvimento Emocional e Social: Aos 5 anos, crianças ainda estão desenvolvendo habilidades sociais e emocionais importantes. Dificuldades nesta área podem manifestar-se como desinteresse ou aversão à escola.

Estilo de Aprendizado: Cada criança tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. Talvez sua criança não esteja respondendo bem aos métodos de ensino utilizados na escola ou em casa.

Questões de Saúde: Problemas como dificuldades de visão ou audição, transtornos do sono, ou outras condições médicas podem afetar a capacidade de concentração e aprendizado da criança.

Estratégias para Reengajar a Criança nos Estudos
Diálogo Aberto: Tente conversar com sua criança sobre seus sentimentos em relação à escola de maneira aberta e acolhedora. Faça perguntas específicas sobre suas atividades, amigos na escola, e o que ela gosta ou não gosta na escola.

Ambiente de Aprendizado Positivo: Crie um ambiente de aprendizado positivo e estimulante em casa, sem pressão. Isso pode incluir jogos educativos, livros interessantes e atividades lúdicas que também têm valor educativo.

Colaboração com Educadores: Trabalhe em conjunto com os professores e educadores para entender melhor as interações da criança na escola e para desenvolver estratégias que possam ajudá-la a se sentir mais confortável e engajada.

Adaptação do Método de Ensino: Considere diferentes métodos de ensino que possam melhor se adequar ao estilo de aprendizado de sua criança. Algumas crianças respondem melhor a métodos visuais, outras a atividades práticas ou jogos.

Monitoramento de Desenvolvimento: Observe se há melhorias com essas estratégias ou se os problemas persistem. Avaliações por profissionais de saúde mental ou educacional podem ser necessárias para descartar transtornos de aprendizagem ou outras dificuldades específicas.

Considerações Sobre Preocupações Psicológicas
É natural se preocupar quando uma criança mostra sinais de desinteresse ou desconforto relacionados à escola. No entanto, é importante diferenciar entre questões temporárias, que podem ser resolvidas com ajustes no ambiente e na abordagem de ensino, e problemas mais sérios que podem requerer intervenção especializada. Se as mudanças implementadas não resultarem em melhorias, ou se você notar outros sinais de alerta como recusa contínua em participar de atividades escolares ou sociais, considerar a avaliação de um psicólogo infantil pode ser um passo importante.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!