Minha companheira esta com depressão e vai começar a tomar remédios, ando muito desanimado pelo jeito

11 respostas
Minha companheira esta com depressão e vai começar a tomar remédios, ando muito desanimado pelo jeito que ela me trata e com medo dela me deixar pois fala que tudo que faço irrita ela. Temo que ela me deixe e leve o nosso filho pra cidade dos pais dela. Ando muito pra baixo, um psicólogo ajudaria?
Certamente é de grande necessidade tratamento psicológico para os dois!
Um psicólogo irá ajudá_lo a enfrentar os sintomas depressivos da sua esposa e a se fortalecer!
Fiquem bem!

Sua esposa esta sendo dominada por pensamentos destrutivos. Os pensamentos geram sentimentos e vice versa. Uma terapia pode auxiliar a discernir pensamentos funcionais dos pensamentos disfuncionais. É necessário compreender que nossa mente é nossa escrava e não nós que somos escravos da mente! Sua esposa precisa desenvolver a capacidade de dominar os pensamentos e não ser dominada por eles!
Converse sobre isto com ela. Ajude-a a ser testemunha de si mesma, observando-se e buscando meios em salvar o casamento e a família!
Se precisarem de ajuda, procurem um profissional,
Um abraço,
Lea
São poucos os dados ditos por você, mas podemos apontar, a princípio, para um quadro de depressão, dificuldades no relacionamento (tanto por parte dela com você quanto do seu com ela), uma possibilidade de separação e guarda da criança... Realmente temos aqui uma situação que gera uma inquietação e tanto! Então, uma psicoterapia poderia trazer a tona os elementos por trás dessa situação e oferecer alguma ajuda? Sim, com certeza (conforme comprometimento para tal)!. Agora, se a melhor opção é terapia em casal ou terapia individual já é algo para ser discutido com sua companheira, pois isso poderá definir o que é mais atrativo para os dois ou para um. De qualquer forma, um processo de psicoterapêutico poderá trazer algumas respostas, e mais do que isso, oferecer um espaço para que os sentimentos possam aparecer, tanto quanto os pensamentos acumulados desse momento, pois já fica claro que existe uma dúvida que lhe inquieta, pensamentos que ficam ruminando neste momento.
Grande abraço!
É importante o tratamento psicanalítico com casais e trabalhar suas fantasias de completude da relação
Olá, sua esposa está passando por um momento difícil e esses pensamentos negativos costumam ser recorrentes. Acredito que vocês podem procurar terapia de casal para poderem conversar sobre a relação de vocês e se ouvirem, vendo formas de lidar e passar por essa fase difícil. Se ela não quiser ir à terapia de casal, recomendo que você busque terapia individual, é importante você ter um espaço para expor suas questões íntimas, aquilo que te faz sofrer
Para além de nossas escolhas conscientes, o casamento também se sustenta por "pactos inconscientes entre posicionamentos complementares". Isso significa que uma alteração no comportamento de um cônjuge afeta o do outro. Penso que é importante você buscar auxílio para se fortalecer a encarar esse processo que descreve. Segundo seu relato tudo o que você faz a irrita. O que seria isso? Qual a sua versão desses acontecimentos? Qual a função de cada um de vocês para a manutenção do casamento e da família? O processo analítico pode te ajudar a conseguir separar o que de fato é seu (de sua responsabilidade) e o que não é. Além disso, também pode te ajudar a encontrar novas formas de ver a situação e de se relacionar consigo mesmo e com os outros.
Olá, imagino o quão difícil deve ser para você passar por esta situação. Sua esposa também está passando por momentos difíceis e é comum que pessoas com depressão se irritem com mais facilidade que outras pessoas.
A terapia de casal pode ajudar vocês a se entenderem, se apoiarem e dividirem seus medos e aflições.
A terapia individual também poderá te ajudar a entender o que você está passando e como a situação atual de sua esposa está te afetando.
Olá, imagino que você esteja realmente preocupado e para baixo com essa situação, mas lembre-se de que uma pessoa que está em depressão tem muito mais facilidade de se irritar e se desanimar com qualquer pessoa ou situação e, que se ela estiver fazendo um bom tratamento (que DEVE, sem falta, incluir, além da medicação, uma psicoterapia), em alguns meses ela passará a discernir melhor o que está causando essa irritação, ou seja, o que é dela (funcionamento psicológico), o que é proveniente desta depressão e o que de fato é proveniente do seu comportamento como parceiro dela. Assim ela não irá mais atribuir esse mal estar apenas ao relacionamento, mas a todas essas possíveis causas e isso os ajudará a trabalhar ESTAS questões. Para tanto, sugiro que busquem um bom terapeuta, que faça atendimento tanto individual quanto de casal, para a que assim possam, juntos, tratar todos esses assuntos: a depressão dela, o seu desânimo com tudo isso e o relacionamento como um todo. Boa sorte! Abraço
Antes de resolvermos qualquer problema temos que entender o problema e se possível suas causas. Então de início uma analise ajudaria entender o que ocorre. Feito isso pode-se se continuar na analise ou procurar um psicólogo e ate mesmo procurar um remédio. Tudo isso vai depender do entendimento do problema e de quais as saídas disponíveis
Olá, vc nao relata se ela ja está fazendo psicoterapia. Para ela um atendimento individual, é necessário , pois ajuda´ra sair da crise depressiva e compreender o funcionamento da depressão.A psicóloga poderá encaminha-la para o médico se for o caso, para um tratamento medicamentoso.
Para o casal , assim que ela ja estiver melhor, é importantíssimo uma terapia de casal , pois o relacionamento complica quando existe um transtorno emocional em um ou nos dois parceiros. Na terapia de casal os dois são beneficiados por compreender o que gostariam de mudar no funcionamento da relação e como faze-lo. Vejo que você se preocupa e quer ajudar. Abraços
Olá
Creio que talvez ela possa melhorar com o tratamento que está iniciando. Um dos sintomas da depressão é a irritação. Na verdade o mundo deve irrita-la.
Não é fácil lidar com uma pessoa deprimida dentro de casa. A sua ideia de procurar uma psicoterapia individual é muito boa e irá te ajudar bastante a lidar com os seus medos e posicionamentos frente a essa situação.
Boa sorte