Minha cabeça cria uma situação que eu sei que não existiu mas faz me querer acreditar que sim, como

17 respostas
Minha cabeça cria uma situação que eu sei que não existiu mas faz me querer acreditar que sim, como se fosse pra me sabotar, isso está me deixando extremamente ansiosa porque ao mesmo tempo que eu sei que não aconteceu, fico me martirizando como se tivesse acontecido, e coisas de muitos anos atrás. O que eu faço
Cuidar da saúde mental e saúde emocional requer ajuda especializada. Sua mente e emoções podem construir diversos cenários. Quando o passado esta mal resolvido gera a perda da assertividade e esses quadros de ansiedade como você descreve. Sugiro buscar uma psicoterapia e usufruir os benefícios do auto conhecimento. A disposição.

Querida anônima, entendo como deve ser angustiante lidar com essa sensação de que sua mente está criando situações irreais que acabam gerando tanta ansiedade. A psicanálise pode ser um caminho muito eficaz para trabalhar essas questões. A mente humana é complexa e, muitas vezes, cria mecanismos de defesa que nos fazem reviver ou reinterpretar eventos do passado de maneiras que parecem reais e dolorosas. Esses mecanismos podem ser inconscientes e estão enraizados em experiências e emoções não resolvidas.

Na psicanálise, podemos explorar juntos essas áreas mais profundas da sua mente. Ao trazer à tona os pensamentos, sentimentos e memórias que estão por trás dessa ansiedade, podemos começar a entender por que sua mente cria essas situações irreais. Muitas vezes, esses pensamentos têm a ver com conflitos internos não resolvidos ou com sentimentos reprimidos que estão tentando encontrar uma forma de expressão.

Através do processo analítico, você poderá começar a identificar e compreender esses padrões de pensamento e as emoções subjacentes a eles. Isso não apenas proporciona um alívio imediato, mas também ajuda a desenvolver uma maior compreensão de si mesma e de suas reações emocionais. Entender as raízes desses sentimentos pode diminuir significativamente sua ansiedade, pois você passa a reconhecer que esses pensamentos não são reflexos da realidade, mas sim manifestações de conflitos internos.

Além disso, a psicanálise oferece um espaço seguro para você expressar e trabalhar através desses sentimentos de maneira construtiva. Ao longo do tempo, você aprenderá a lidar melhor com esses pensamentos intrusivos, reduzindo seu impacto sobre sua vida diária. O autoconhecimento adquirido durante a terapia permite que você desenvolva novas maneiras de pensar e reagir, diminuindo a ansiedade e melhorando seu bem-estar geral.

A mudança é um processo gradual, mas com paciência e dedicação, você pode alcançar uma maior paz interior e uma melhor compreensão de si mesma. Estou aqui para apoiá-la nesse caminho, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para explorar essas questões profundas e encontrar formas saudáveis de lidar com sua ansiedade.
Espero ter te ajudado.Qualquer dúvida estouá disposição!
Grande abraço!!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá, boa noite. Um processo terapêutico pode te ajudar a lidar com isso, o que vai aliviar seu sofrimento. Cuidar da saúde mental é fundamental para conseguirmos viver bem, da melhor forma possível!
Oi!

Parece que sua mente está brincando de "roteirista de cinema", criando cenários que, embora fictícios, parecem tão reais que acabam te afetando profundamente. É como se você estivesse assistindo a um filme de suspense onde você é a protagonista e, ao mesmo tempo, a crítica mais severa.

Essa sensação de estar sendo sabotada por seus próprios pensamentos pode ser extremamente desgastante e gerar muita ansiedade. É como se você estivesse presa em um loop de "e se...", revivendo situações que nunca aconteceram, mas que te fazem sentir como se tivessem.

A boa notícia é que você não está sozinha nessa. Muitas pessoas passam por algo semelhante, e isso pode ser um sinal de que sua mente está tentando lidar com algo mais profundo. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma ferramenta poderosa para ajudar a identificar e desafiar esses pensamentos automáticos que parecem querer te sabotar.

Na TCC, trabalhamos para entender a origem desses pensamentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável. É como se você estivesse reescrevendo o roteiro do seu filme, mas desta vez com um final mais feliz e menos ansioso.

Se essa situação está te deixando extremamente ansiosa, talvez seja hora de buscar ajuda profissional para entender melhor o que está acontecendo e encontrar formas de aliviar essa ansiedade. Estou aqui para ajudar você a reescrever esse roteiro e encontrar um caminho mais tranquilo e equilibrado.

Quando estiver pronta para dar esse passo, estarei aqui para apoiar você.
Olá!! Entendo que você está passando por um momento muito difícil. Esse tipo de situação pode ser bastante desgastante emocionalmente. Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), trabalhamos muito com a ideia de que pensamento nem sempre é um fato. Nós somos capazes de construir milhares de pensamentos por dia e grande parte deles não é uma verdade, e é muito importante apreendermos a questionar nossos próprios pensamentos! E nossos pensamentos influência diretamente na maneira como nos sentimentos, como a ansiedade que está vivenciando no momento. Considere pensar sobre iniciar um processo de terapia, pode te ajudar a reorganizar o que está pensando e sentindo! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Entendo como isso pode ser angustiante para você. O que você está descrevendo pode estar relacionado a pensamentos automáticos negativos. Esses são pensamentos que surgem espontaneamente e podem ser distorcidos, fazendo com que você acredite em algo que não é verdade. Esses pensamentos podem ser especialmente persistentes quando estão relacionados a eventos passados ou a sentimentos de culpa. A Terapia cognitiva-comportamental é uma abordagem que pode ajudar você a desenvolver habilidades para gerenciar melhor esses pensamentos e reduzir a ansiedade. Recomendo procurar um profissional de saúde mental que possa guiá-la nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Olá! Durante a história de vida de cada pessoa, algumas situações causam desconforto e não são faladas e elaboradas. Muitas vezes são lembranças que não são conscientes, quer dizer, não são lembradas pela pessoa mas continuam permanecendo internalizadas no inconsciente. Iniciar o processo de psicoterapia é uma das formas de falar sobre sentimentos, memórias e situações vivenciadas no passado proporcionando se aproximar de razões pelas quais sua mente cria novas situações.
Olá. Os pensamentos intrusivos geralmente são também geradores de ansiedade, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa investigar as raízes desses sintomas, possibilitando assim, a construção de saídas para essa questão. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Oi! Espero que minha resposta a encontre bem neste momento. De fato parece ser angustiante ficar presa em situações que nunca ocorreram. Acontece que a linha entre imaginação e realidade para nosso cérebro é muito tênue. Por exemplo: só de imaginar algo, parece que estamos experimentando as sensações dessa exposição imaginativa. Da mesma forma que você pensa em algo angustiante, que libera sentimentos que não te fazem bem, experimente questionar esses pensamentos e imaginar situações hipoteticamente boas. Depois me conta o que aconteceu ;)
é uma característica muito comum de pessoas que sofrem de ansiedade generalizada, é preciso buscar uma avaliação, acompanhamento e desenvolver estratégias para lidar com os pensamentos ansiosos... Fico à disposição :)
Olá. Recomendo inicia um processo de psicoterapia. Auxiliará muito a compreender o que está abordando. É possível que haja questões traumáticas a serem elaboradas ou traços obsessivos, que compreendem pensamentos insistentes, ideias fixas e pertubadoras. Há ainda que se investigar questões médicas...

Enfim, é necessário analisar, estudar todo o caso.

Enquanto fizer esse percurso, terá alívio gradativo das dores emocionais e consequências que, provavelmente, esse quadro te traz.
Olá
Tudo bem? Espero que sim!
Sinto muito que esteja passando por essa dificuldade. Pelo seu relato me parece que está projetando um cenário paralelo a um evento que ocorreu no passado, estou certa? A psicoterapia é o caminho mais indicado para quem deseja superar episódios traumáticos ou vivências que marcaram negativamente. Seu discurso parece carregado de culpa e nós também podemos tratar isso em terapia. Te desejo melhoras e estou aqui se precisar de apoio. Realizo atendimento online e presencial. Fica bem!
Olá! O que você está descrevendo parece ser uma forma de pensamento intrusivo, onde sua mente cria cenários irreais que causam angústia. Isso pode ser comum em transtornos de ansiedade. Algumas sugestões incluem: 1) Mindfulness e Atenção Plena: Praticar técnicas de mindfulness pode ajudar a ancorar sua mente no presente e reduzir a influência de pensamentos intrusivos. 2) Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é eficaz para trabalhar com pensamentos distorcidos e desenvolver uma visão mais realista e saudável das situações. 3) Auto-monitoramento: Manter um diário para registrar esses pensamentos e as situações em que ocorrem pode ajudar a identificar padrões e gatilhos. Buscar ajuda de um psicólogo para uma avaliação detalhada e orientação personalizada pode ser muito útil!
Olá, como você está? Sinto muito pelo que está passando. Parece haver envolver intrusões de pensamentos indesejados e repetitivos. É importante entender que isso pode estar sendo causado por diversos fatores, inclusive ansiedade. Parece ser uma condição de saúde mental caracterizada pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos e indesejados) que causam sofrimento significativo. Mas não só isso! .Um pensamento intrusivo pode ser um gatilho que desencadeia esse processo. É recomendado o acompanhamento com psicólogo para entender, manejar e até mesmo diminuir essas obsessões, que podem ser de varios tipos, e pra isso é importante entender a causa.
O fato de você ter formulado e postado sua questão aqui neste site é um indício de esperança e de que você pode chegar onde deseja! bom dia! '''''''''''@leticiafernandespsi''''''''''''
Olá, obrigada por compartilhar o que você está sentindo. Entendo que deve ser muito angustiante lidar com essas situações que parecem reais, mas que você sabe que não aconteceram. O que você descreve pode ser visto como um conflito interno. Às vezes, nossa mente cria histórias ou lembranças que nos fazem sentir culpados ou ansiosos, mesmo que saibamos que não são verdadeiras. Isso pode estar relacionado a sentimentos e experiências do passado que não foram completamente resolvidos. A psicanálise pode ajudar a entender melhor esses sentimentos num espaço seguro para explorar o que está acontecendo dentro de você, sem julgamentos. Pela análise podemos descobrir por que essas situações surgem e como lidar com elas de maneira mais tranquila. Se você sente que essa angústia está atrapalhando sua vida e desejar iniciar este processo, estou à disposição.
O que você está descrevendo soa como uma experiência intensa de pensamentos intrusivos ou ruminações, onde a mente persiste em trazer à tona situações que você reconhece como não reais ou distorcidas, mas que ainda assim causam uma forte reação emocional. Esse tipo de pensamento pode estar associado à ansiedade e, em alguns casos, a padrões obsessivo-compulsivos de pensamento.

Entendendo a Dinâmica Psicológica
Pensamentos Intrusivos: São pensamentos que entram na mente de forma abrupta e muitas vezes indesejada, podendo ser perturbadores e gerar ansiedade. Apesar de serem reconhecidos como irracionais ou improdutivos, podem ser difíceis de ignorar ou suprimir.

Ruminação: Envolve a repetição constante de pensamentos, geralmente sobre situações passadas ou problemas, sem chegar a uma resolução. Essa repetição pode gerar sentimentos de culpa, ansiedade e depressão.

Distúrbios de Ansiedade: Esses pensamentos podem estar ligados a transtornos de ansiedade, onde a mente está frequentemente envolvida em preocupações excessivas que não são proporcionais à realidade.

Estratégias para Manejo e Intervenção
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Esta forma de terapia é especialmente eficaz para tratar ansiedade e pensamentos intrusivos. A TCC pode ajudá-la a aprender a identificar, questionar e alterar pensamentos perturbadores, substituindo-os por outros mais realistas e menos angustiantes.

Técnicas de Mindfulness: Práticas de atenção plena ajudam a focar no momento presente e a reconhecer pensamentos intrusivos como meros produtos da mente, sem necessariamente reagir a eles emocionalmente. Isso pode ajudar a diminuir a ruminação e a ansiedade.

Exposição e Prevenção de Resposta: Embora mais comumente usada para tratar Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), essa técnica envolve a exposição gradual aos pensamentos ou situações que causam ansiedade, sem realizar rituais ou comportamentos de evitação. Isso ajuda a reduzir o medo e a ansiedade associados a esses pensamentos.

Registro de Pensamentos: Manter um diário de pensamentos pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e a analisar quão realistas eles são. Escrever também pode ser uma forma de descarregar emocionalmente e ganhar mais controle sobre os pensamentos intrusivos.

Consulta Psiquiátrica: Em alguns casos, a medicação pode ser recomendada para ajudar a gerenciar a ansiedade. Um psiquiatra pode avaliar se essa seria uma opção adequada para você.

Autoajuda e Apoio
Além da terapia profissional, engajar-se em atividades que promovam bem-estar e relaxamento pode ajudar a gerenciar a ansiedade. Exercícios físicos, hobbies, e interações sociais saudáveis são todas estratégias úteis. Também é importante desenvolver uma rotina de sono adequada e manter uma dieta balanceada, pois o bem-estar físico pode influenciar significativamente o emocional.

Se esses pensamentos estão causando grande ansiedade e afetando sua capacidade de funcionar, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer suporte e estratégias adequadas para enfrentar e gerenciar esses pensamentos de forma eficaz.
É importante olhar para além do momento presente. Através da escuta de algo que insiste, seja por via de pensamento ou de outras, há de apontar sobre um dizer de algo que ocorre. Nem sempre um dizer parte de algo concreto, mas sobre ao que isto se refere. Para onde isto aponta. Para a construção de um saber entorno do que lhe é próprio, o processo de (Psic)análise há de ser um caminho possível a percorrer. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!