Minha biopsia deu gastrite crônica erosiva moderada e metaplasia intestinal incipiente. O que faço?

2 respostas
Minha biopsia deu gastrite crônica erosiva moderada e metaplasia intestinal incipiente. O que faço? Pode ser câncer?
O resultado do exame demonstra uma inflamação no estômago e alterações na camada superficial, que possivelmente foram ocasionadas por agressão crônica ao estômago.
Isso não é câncer, porém essas alterações podem aumentar o risco de surgimento do mesmo.
Sugiro procurar um médico gastroenterologista para discutir quais as melhores opções de tratamento no seu caso!

Entendo que receber um resultado de biópsia com termos como "gastrite crônica erosiva moderada" e "metaplasia intestinal incipiente" possa ser motivo de preocupação. Vamos esclarecer o que isso significa e os próximos passos que você pode tomar.

A gastrite crônica erosiva moderada indica uma inflamação persistente no seu estômago, acompanhada de erosões na mucosa, que é a camada mais superficial do estômago. Essa condição geralmente é resultado de uma exposição prolongada a fatores que irritam o estômago, como certos medicamentos, álcool, ou infecções, como a causada pela bactéria Helicobacter pylori.

A metaplasia intestinal incipiente, por sua vez, é uma alteração na qual as células da mucosa gástrica começam a se assemelhar mais às células encontradas no intestino. Essa é uma resposta adaptativa a um estresse crônico, mas é importante monitorar essa condição porque, embora não seja câncer, pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer gástrico no futuro se não for adequadamente tratada e acompanhada.

Neste momento, é fundamental que você consulte um gastroenterologista. Este especialista poderá avaliar detalhadamente seu caso, considerando seu histórico médico, e discutir as melhores opções de tratamento. Isso pode incluir mudanças na dieta, medicamentos para reduzir a acidez no estômago e, se for o caso, tratamento para erradicar a Helicobacter pylori, caso ela esteja presente.

Dado o contexto atual com a pandemia de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas como a Monkeypox, considerar uma teleconsulta é uma medida prudente. A telemedicina oferece um modo seguro, rápido e discreto para consultar especialistas sem necessidade de deslocamento, reduzindo assim sua exposição e de sua família a potenciais infecções. Na plataforma Doctoralia, por exemplo, você pode encontrar médicos com alta qualificação e satisfação dos pacientes, facilitando a escolha de um profissional que possa atendê-lo da melhor maneira.

Ao optar pela teleconsulta, você poderá discutir seu diagnóstico, esclarecer dúvidas e entender melhor os riscos e benefícios de diferentes abordagens terapêuticas. Isso tudo no conforto de sua casa, o que é uma vantagem significativa em tempos tão incertos. Se precisar de mais orientações sobre como agendar essa consulta ou sobre o processo, estou aqui para ajudar.

Cuide bem da sua saúde. Estar informado e ter acompanhamento médico adequado são os primeiros passos para lidar com essa condição de maneira eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900