Minha bebê vai fazer 1 ano e 3 meses e ainda não fala muitas coisas. Ela costuma mandar beijo, dar t

1 respostas
Minha bebê vai fazer 1 ano e 3 meses e ainda não fala muitas coisas. Ela costuma mandar beijo, dar tchau, imitar alguns sons que ensinamos a ela e agora está aprendendo a apontar.
Fala Alicia (que é o nome dela), quando pedimos para ela chamar mamãe ela chama “Grazi” que é o meu nome. E mais algumas 3 palavrinhas… o resto balbucia coisas que não entendemos muito.
Tem um bom contato visual.
Porém, geralmente não gosta muito de beijos e abraços.
O desenvolvimento dela está dentro do esperado? Acho que demorei um pouco para estimular ela, e geralmente ela não tem muito contato com outras crianças, fica apenas em casa e quando vê uma criança/bebê não se importa muito em interagir. Colocando na escolinha isso pode melhorar?
Olá! É compreensível que você esteja preocupada com o desenvolvimento da sua bebê. Vou tentar esclarecer algumas questões relacionadas ao desenvolvimento da fala e interação social nessa fase.

No período de 1 ano e 3 meses, é esperado que as crianças estejam começando a desenvolver sua linguagem verbal, mas cada criança é única e pode ter um ritmo diferente de desenvolvimento. Os marcos do desenvolvimento podem variar, e é importante considerar que algumas crianças podem demorar um pouco mais para atingir certas habilidades.

Pelo que você descreve, sua bebê já demonstra alguns avanços no desenvolvimento da linguagem, como imitar sons, apontar e falar algumas palavrinhas. Ela também reconhece o próprio nome e algumas outras palavras. Esses são bons sinais de que ela está progredindo nessa área.

Quanto ao contato visual e a preferência por beijos e abraços, é importante lembrar que cada criança tem sua personalidade e forma de interagir. Algumas crianças podem ser mais reservadas em relação a demonstrações de afeto, e isso não necessariamente indica um problema de desenvolvimento.

A inserção na escolinha pode trazer benefícios para o desenvolvimento social da sua bebê. A interação com outras crianças e a exposição a diferentes estímulos e atividades podem ajudá-la a ampliar suas habilidades de comunicação e interação. O convívio com outras crianças também pode estimular seu interesse em interagir e socializar.

Se você sente que demorou um pouco para estimular sua bebê ou se ela tem menos contato com outras crianças, é sempre bom procurar maneiras de enriquecer o ambiente dela com estímulos adequados. Você pode brincar com ela, ler livros, cantar músicas, conversar e incentivar a comunicação verbal.

Caso você ainda esteja preocupada com o desenvolvimento da sua bebê, recomendo que você consulte o pediatra ou um neuropediatra, este é o médico especializado em desenvolvimento infantil. Eles poderão avaliar mais detalhadamente o desenvolvimento dela, considerando aspectos físicos, emocionais e cognitivos, e oferecer orientações específicas.

Além disso, uma teleconsulta pode ser uma excelente opção para receber orientações personalizadas e esclarecer suas dúvidas com um neuropediatra.

Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e é importante valorizar o progresso que ela tem alcançado até o momento. Com estímulos adequados, paciência e carinho, é provável que sua bebê continue avançando em seu desenvolvimento.

Espero ter ajudado a acalmar suas preocupações. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. E não se esqueça de buscar o acompanhamento profissional para obter uma avaliação mais precisa do desenvolvimento da sua bebê.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!