Minha bebe tem Blefarofimose pode apresentar outros problemas de saúde

2 respostas
Minha bebe tem Blefarofimose pode apresentar outros problemas de saúde?
Olá, infelizmente sim, a blefarofimose geralmente é uma síndrome com algumas características típicas como:

É uma alteração congênita rara (1:50.000), sendo de origem autossômica dominante, em 80% dos casos com mutação no gene FOXL2 do cromossomo 3q22. Ocasionada pelo desenvolvimento incompleto dos anexos oculares, ocorre no terceiro mês de gestação. É subclassificada em dois tipos.

Tipo I, quando manifestada no sexo feminino, está relacionado com a insuficiência ovariana primária e o Tipo II, também ocorre em ambos os sexos e se observa somente anomalias palpebrais. É sempre recomendado aos pais, um estudo genético para calcular a hereditariedade e o padrão familiar de cada caso.

Clinicamente é caracterizada pela tríade composta pela ptose bilateral + epicanto inverso + blefarofimose. Está associada ao telecanto, ao ectrópio lateral da pálpebra inferior, apresentando ponte nasal pouco desenvolvida, hipoplasia das bordas orbitais superiores e baixa implantação das orelhas. Recentemente foi associada também a presença de olho seco grave, em uma alta porcentagem de pacientes, devido à hipoplasia ou a ausência da glândula lacrimal.

O tratamento é cirúrgico, sendo realizado em etapas. No primeiro momento, se corrige o epicanto e o telecanto, e na segunda etapa, que ocorre depois de alguns meses, se corrige a ptose bilateral. Na grande maioria dos casos, a ptose é severa, sendo indicado um levantamento frontal, de preferência com a técnica do flap frontal.

É importante que seja bem avaliada por uma equipe multidisciplinar: pediatra, oftalmologista e mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a blefarofimose ( estreitamento da abertura horizontal das pálpebras) isolada não está associada a outras doenças sistêmicas . No entanto vale diferenciar da Síndrome de blefarofimose, caracterizada por malformações complexas das pálpebras, presentes desde o nascimento. As principais características incluem blefarofimose (estreitamento da abertura horizontal das pálpebras), ptose (queda da
pálpebra superior), epicanto inverso (dobra de pele que se origina da pálpebra inferior e se dirige para cima) e telecanto(deslocamento lateral dos cantos
internos dos olhos).
Sendo esta síndrome pode haver associação com outras alterações sistêmicas sim! De qualquer modo é interessante marcar uma consulta com oftalmologista, para esclarecer se é só uma blefarofimose isolada ou a Síndrome da blefarofimose!

Especialistas

Celia Simoes Cardoso de Oliveira Sathler

Celia Simoes Cardoso de Oliveira Sathler

Oftalmologista

São Paulo

Camilla Duarte Silva

Camilla Duarte Silva

Oftalmologista

São Paulo

Ricardo Castanheira de Carvalho

Ricardo Castanheira de Carvalho

Oftalmologista

Brasília

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Blefarofimose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.