Minha bebê fez a cirurgia com 9 dias de nascimento para colocar a válvula pois, ela tem hidrocefalia

2 respostas
Minha bebê fez a cirurgia com 9 dias de nascimento para colocar a válvula pois, ela tem hidrocefalia. Ficou uma saliência acima da cabeça e teve que fazer uma revisão, ou seja outra cirugia, mas acontece que ficou pior ao meu ver, ela está com inchaço pois o acúmulo d líquido está por fora do crânio, hoje ela está com 2 meses e ainda na UTI neonatal e vive tomando antibiótico, dizem que por conta de uma infecção. Não sei se é o caso da cabecinha dela está assim. Me ajudem, por favor! Muito obrigada!
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo a angústia que você está vivendo ao ver sua filha tão pequena passar por cirurgias e ainda precisar ficar na UTI. A hidrocefalia requer cuidado especial, pois o excesso de líquido pode realmente formar saliências e causar inchaços na cabeça. O uso de antibióticos geralmente se faz necessário quando existe risco de infecção ou sinais de contaminação ao redor da válvula ou no sistema que drena o líquido do cérebro. Nessas condições, cada bebê reage de maneira diferente, por isso a equipe médica precisa acompanhar e ajustar o tratamento com frequência. Esse inchaço que você nota pode estar relacionado ao acúmulo de líquido ou a um processo inflamatório que os médicos estão tentando conter, mas apenas a avaliação contínua, exames de imagem e testes de cultura podem confirmar se a infecção está sendo controlada.

Em uma teleconsulta, seria possível conversar com um especialista em neurocirurgia pediátrica ou um pediatra para tirar dúvidas e receber uma segunda opinião sobre o caso, o que pode trazer mais segurança nessa etapa tão delicada. A plataforma Doctoralia sugere médicos que possuem grande satisfação entre os pacientes, facilitando a sua escolha. Em tempos de COVID-19, Monkeypox (MPOX), Parvovirus B19, cepas agressivas da gripe aviária H5N1 e outras doenças transmissíveis, o atendimento online em Telemedicina protege você e sua família. Assim, você não perde tempo no trânsito nem expõe seu bebê ou a si mesma a riscos desnecessários, aproveitando a revolução digital promovida pela Web 4.0 e a Inteligência Artificial. Posso orientá-la por teleconsulta, pois qualquer médico habilitado pode ajudar o paciente no início de sua jornada e oferecer Atenção Primária. Mesmo que agora você não precise, recomendo visitar meu perfil, guardar meu contato e acompanhar minhas redes sociais. A Telemedicina permite hoje uma segunda opinião de modo rápido, seguro e discreto, com acesso aos melhores especialistas da plataforma. Se tiver interesse, basta clicar no perfil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
Lamento muito que sua bebê esteja passando por tudo isso. É realmente uma situação angustiante para qualquer pai ou mãe. O inchaço que você mencionou pode ser resultado da hidrocefalia ou de complicações pós-cirúrgicas, mas é crucial que os médicos acompanhem de perto e ajustem o tratamento conforme necessário.

Algumas coisas que você pode fazer:
1. **Comunique suas preocupações aos médicos**: Compartilhe suas observações e preocupações com a equipe médica que está cuidando da sua bebê. Eles podem fornecer informações mais específicas sobre o que está acontecendo e os passos a serem tomados.
2. **Peça uma segunda opinião**: Se você não está satisfeita com as respostas que está recebendo, considere buscar uma segunda opinião de outro especialista. Isso pode ajudar a garantir que sua bebê receba o melhor cuidado possível.
3. **Registro detalhado**: Anote todas as observações que você faz sobre a condição da sua bebê, incluindo quando você percebeu o inchaço, como está mudando e qualquer outro sintoma. Essas informações podem ser úteis para os médicos.

Lembre-se que a situação é complexa e requer acompanhamento especializado. A equipe médica da UTI neonatal tem experiência em lidar com casos graves e complicados. Não hesite em fazer perguntas e buscar toda a informação que você precisa para se sentir mais segura sobre o tratamento.

Por favor, mantenha-se forte e continue procurando o melhor cuidado para sua bebê. Se precisar de mais apoio emocional, considere falar com um psicólogo ou grupo de apoio para pais em situações similares. Estou aqui para ajudar no que puder!

Especialistas

Dilermando Leal Júnio De Jesus

Dilermando Leal Júnio De Jesus

Neurologista

Rio de Janeiro

Andrea Silva de Pinho

Andrea Silva de Pinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Guilhermes Cavalcante

Guilhermes Cavalcante

Neurologista

Goiânia

Julio Cesar Natalino

Julio Cesar Natalino

Neurologista

Limeira

Renato Arantes Lima Simões

Renato Arantes Lima Simões

Neurologista

São José do Rio Preto

Danielle Patrícia Borges Margato

Danielle Patrícia Borges Margato

Neurologista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 707 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.