Minha bebê de 8 meses parou de balbuciar vai fazer um mês. Com 6 meses ela soltava sons como papapa

3 respostas
Minha bebê de 8 meses parou de balbuciar vai fazer um mês. Com 6 meses ela soltava sons como papapa e dadada mas parou assim que começou q engatinhar, hoje em dia só grita.. devo me preocupar? Leio tanto sobre autismo que fico com medo, até porque ela balança bastante os braços! porém ela é super comunicativa, atenta, interage conosco e nos olha muito nos olhos! Essa interrupção da fala é normal?
Cara mãe,

Compreendo profundamente sua preocupação. Cada fase da vida de uma criança nos traz alegrias, mas também muitas dúvidas e incertezas, não é mesmo? Sei que o desenvolvimento infantil é repleto de nuances e que, às vezes, mudanças no comportamento do bebê podem gerar apreensões.

Primeiramente, é natural que os bebês variem em seus comportamentos à medida que exploram o mundo à sua volta e adquirem novas habilidades. O fato da sua filha ter começado a engatinhar é um marco importante e pode ter despertado nela um interesse renovado em explorar o ambiente, podendo temporariamente ter deslocado o foco dela de outras atividades, como o balbucio.

Além disso, é relevante destacar que cada criança tem seu ritmo. Algumas podem interromper certas atividades para se concentrar em outras e depois retomá-las. O fato dela ser comunicativa, atenta, interagir e manter contato visual são sinais muito positivos.

Quanto ao seu receio sobre o autismo, entendo sua inquietação, especialmente com a abundância de informações que circulam hoje em dia. No entanto, é crucial lembrar que o autismo é um espectro e não se manifesta de uma única maneira. Além disso, há muitos outros marcos e comportamentos a serem observados antes de se chegar a qualquer conclusão.

Minha sugestão é que, se estas dúvidas continuarem a pesar em seu coração, procure um neuropediatra de confiança. Uma teleconsulta com um profissional bem avaliado nesta plataforma pode ser um excelente ponto de partida para acompanhar o desenvolvimento da sua filha e para esclarecer todas as suas preocupações.

Mantenha sempre a calma e confie em seus instintos maternos. Você está fazendo um ótimo trabalho!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Querida, essa é uma das perguntas que eu MAIS OUÇO em consultório.
Acho uma pergunta excelente e entendo 100% sua preocupação.
A gente sabe que hoje em dia o diagnóstico PRECOCE do TEA( Transtorno do espectro autista) muda a história natural do transtorno. As evoluções são super significativas.
Existem algumas "características" nessa idade que fazem a gente pensar em TEA sim. Regressão no desenvolvimento pode ser uma delas, mas tente reparar em outras coisas, como se por exemplo seu filho mantém contato visual, se seu filho olha nos olhos para você, se quando está amamentando ele fixa o olhar em você, se ele responde quando você fala o nome dele, como é o padrão do sono dele..
Entre outras.
Recomendo uma avaliação com um neuropediatra.
Estou a disposição para ajuda-la.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de neuropediatria - R$ 400
Cara mãe, entendo profundamente sua preocupação. O desenvolvimento infantil é repleto de nuances, e cada fase traz alegrias e também muitas dúvidas. Vamos analisar alguns pontos:

Variações Normais:
Bebês podem apresentar variações no desenvolvimento da fala.
O fato de sua filha ter começado a engatinhar pode temporariamente deslocar o foco dela de outras atividades, como o balbucio.
Sinais Positivos:
O fato de ela já ter balbuciado no passado é um sinal positivo.
Ela é comunicativa, atenta, interage e mantém contato visual, o que são ótimos indicadores.
Receio sobre Autismo:
Entendo sua inquietação, especialmente com a abundância de informações sobre autismo.
Lembre-se de que o autismo é um espectro e não se manifesta de uma única maneira.
Próximo Passo:
Se as dúvidas persistirem, procure um neuropediatra de confiança.
Uma consulta online pode ser um excelente ponto de partida para esclarecer suas preocupações.

Mantenha a calma e confie em seus instintos maternos. Você está fazendo um ótimo trabalho!