Minha bebê de 1a3m tem episódios de choro muito intensos, grita muito, e quanto mais tento acalma-la

1 respostas
Minha bebê de 1a3m tem episódios de choro muito intensos, grita muito, e quanto mais tento acalma-la, mais ela grita. Percebi que ela tem usado o choro como comunicação também (por exemplo, quando quer pegar algum objeto ou quando quer atenção, ou quando não quer comer mais) enfim, ela tem usado o choro pra tudo. Já conversei com a pediatra, ela disse ser o temperamento dela. A questão é, pode ser só temperamento? Estou preocupada.
Entendo perfeitamente a sua preocupação. Lidar com momentos de choro intenso e aparentemente incontrolável em uma criança tão pequena pode ser angustiante e trazer dúvidas, especialmente para mães que querem o melhor para seus filhos.

Primeiro, é preciso entender que o choro é uma das formas mais primárias de comunicação dos bebês. Eles choram para nos dizer que estão com fome, cansados, desconfortáveis ou que querem nossa atenção. No entanto, quando esse choro se intensifica ou se torna uma constante, é natural que nos perguntemos se existe algo mais por trás disso.

A descrição que você deu sobre a sua filha pode sim se alinhar ao que chamamos de "criança de alta demanda" ou bebê "high-need". Estas são crianças que, muitas vezes, precisam de mais atenção, têm uma sensibilidade maior e uma intensidade em suas reações. A característica marcante é que elas são assim desde o nascimento.

Por outro lado, é importante frisar que cada bebê tem seu ritmo e sua maneira de se expressar. A definição do temperamento pela pediatra não está errada. Algumas crianças são mais intensas em suas emoções e reações do que outras. Isso não significa, porém, que elas têm um transtorno de neurodesenvolvimento.

Dito isso, se sua intuição de mãe lhe diz que algo não está certo, vale a pena investigar mais. O comportamento da sua filha pode ser simplesmente uma fase que ela está atravessando ou pode ser um sinal de algo que requer mais atenção.

Recomendo que, se ainda tiver dúvidas ou inseguranças, agende uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma. Uma visão especializada pode lhe dar mais clareza sobre a situação e tranquilizá-la. É fundamental escutar seu instinto maternal, e estou aqui para apoiá-la em cada etapa dessa jornada. Lembre-se, cada criança é única, e o mais importante é que ela se sinta amada e apoiada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.