Minha bebê de 1a3m tem episódios de choro muito intensos, grita muito, e quanto mais tento acalma-la

1 respostas
Minha bebê de 1a3m tem episódios de choro muito intensos, grita muito, e quanto mais tento acalma-la, mais ela grita. Percebi que ela tem usado o choro como comunicação também (por exemplo, quando quer pegar algum objeto ou quando quer atenção, ou quando não quer comer mais) enfim, ela tem usado o choro pra tudo. Já conversei com a pediatra, ela disse ser o temperamento dela. A questão é, pode ser só temperamento? Estou preocupada.
Entendo perfeitamente a sua preocupação. Lidar com momentos de choro intenso e aparentemente incontrolável em uma criança tão pequena pode ser angustiante e trazer dúvidas, especialmente para mães que querem o melhor para seus filhos.

Primeiro, é preciso entender que o choro é uma das formas mais primárias de comunicação dos bebês. Eles choram para nos dizer que estão com fome, cansados, desconfortáveis ou que querem nossa atenção. No entanto, quando esse choro se intensifica ou se torna uma constante, é natural que nos perguntemos se existe algo mais por trás disso.

A descrição que você deu sobre a sua filha pode sim se alinhar ao que chamamos de "criança de alta demanda" ou bebê "high-need". Estas são crianças que, muitas vezes, precisam de mais atenção, têm uma sensibilidade maior e uma intensidade em suas reações. A característica marcante é que elas são assim desde o nascimento.

Por outro lado, é importante frisar que cada bebê tem seu ritmo e sua maneira de se expressar. A definição do temperamento pela pediatra não está errada. Algumas crianças são mais intensas em suas emoções e reações do que outras. Isso não significa, porém, que elas têm um transtorno de neurodesenvolvimento.

Dito isso, se sua intuição de mãe lhe diz que algo não está certo, vale a pena investigar mais. O comportamento da sua filha pode ser simplesmente uma fase que ela está atravessando ou pode ser um sinal de algo que requer mais atenção.

Recomendo que, se ainda tiver dúvidas ou inseguranças, agende uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma. Uma visão especializada pode lhe dar mais clareza sobre a situação e tranquilizá-la. É fundamental escutar seu instinto maternal, e estou aqui para apoiá-la em cada etapa dessa jornada. Lembre-se, cada criança é única, e o mais importante é que ela se sinta amada e apoiada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!