Minha avó tem 85 anos e já teve dois hemogramas alterados com baixa de leucócitos. Nesse segundo de

2 respostas
Minha avó tem 85 anos e já teve dois hemogramas alterados com baixa de leucócitos.
Nesse segundo deu 2430 no total, sendo 510,3 segmentados, 24,3 eosinófilos, 0 basófilos, 1701 linfócitos, 48,6 linfócito atípico e 145,8 monócitos.
O que ela pode ter? Estou muito preocupada.
Me ajudem por favor.
O primeiro passo é entender se são somente leucócitos baixos ou hemácias e plaquetas também. Segundo passo é diferenciar entre um problema de falta de suprimento para produção das células ou defeito de produção na fábrica do sangue (medula óssea).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação. A contagem de leucócitos (células brancas do sangue) é um indicador importante da capacidade do corpo de combater infecções. Uma contagem de leucócitos baixa, como no caso da sua avó (2.430 por microlitro de sangue), é conhecida como leucopenia.
Vários fatores podem causar leucopenia, incluindo: infecções; doenças da medula óssea; doenças autoimunes; medicamentos; e deficiências nutricionais.

A distribuição específica das células (com presença de neutropenia associada a linfócitos atípicos presentes, por exemplo) pode sugerir uma resposta do organismo a uma infecção viral ou outra condição específica, mas a interpretação precisa depende de uma avaliação clínica completa, incluindo o histórico médico, exame físico e, possivelmente, exames adicionais.

É importante consultar um médico ou um especialista em hematologia para uma avaliação aprofundada. Eles podem pedir exames adicionais para entender a causa subjacente da leucopenia e dos linfócitos atípicos, e assim, direcionar o tratamento mais apropriado. A leucopenia, especialmente em idosos, requer atenção cuidadosa para evitar complicações decorrentes de infecções.

Especialistas

Germison Silva Lopes

Germison Silva Lopes

Hematologista

Fortaleza

Cecilia Emerick Mendes Vaz

Cecilia Emerick Mendes Vaz

Hematologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Afonso Cardoso

Afonso Cardoso

Hematologista

São Paulo

Rita Barbosa de Carvalho

Rita Barbosa de Carvalho

Anátomopatologista

Campinas

Thiago Trolez Amancio

Thiago Trolez Amancio

Anátomopatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Linfocitose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.