Minha avó tem 77 anos e foi diagnosticada com Córnea gutatta Ela tb tem catarata e o médico disse

2 respostas
Minha avó tem 77 anos e foi diagnosticada com Córnea gutatta Ela tb tem catarata e o médico disse a ela que nós deveríamos decidir se la deve optar ou não pela operação.Estou com medo dela ficar cega . Ela é muito ativa e cheia de vida. O que recomendam?
Estes casos normalmente a decisão é conjunta entre o médico e o paciente mesmo.
A córnea gutatta é uma alteração da última camada de células da córnea, endotélio. Estas células não se regeneram (até o momento não existe medicamento para elas crescerem novamente, apesar de pesquisas promissoras) e diminuem durante a vida. A córnea gutatta acontece quando elas diminuíram bastante já.
Estas células, dentre outras funções deixa a córnea transparente, permitindo a visão nítida.

A catarata é um embaçamento de uma lente interna de nosso olho , sendo que até o momento o único tratamento é cirúrgico.

O detalhe é que a catarata quando mais demorar para operar , mais "dura" ela fica. Qualquer cirurgia afeta as células , mas quanto mais "dura"a catarata mais afeta as células da córnea.

Então se operarmos a catarata no início , ela é mais "mole" e a chance da córnea manter-se transparente após a cirurgia é maior.
Se aguardamos, ela fica mais tempo com a córnea com certeza o dano as células sera maior. Eu prefiro operar na catarata inicial, com melhor prognóstico.
De qualquer maneira caso as células da córnea não permitam a transparência da córnea, existe o transplante específico destas células: endotelial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A córnea guttata ou na sua evolução chamada de Distrofia de Fuchs é uma distrofia hereditária da córnea. Existem diversos graus da córnea guttata. Quando associada a catarata tendemos a operar a catarata mais precocemente por ela estar mais mole e o endotélio sofrer menos perda de células.
É possível uma cirurgia de catarata sem descompensação dessas células, mas existe chance delas vierem a descompensar eum transplante endotelial de córnea ser necessário.
Em casos mais avançados já indicamos uma cirurgia combinada de catarata + transplante endotelial de córnea com ótimos resultados!

Especialistas

Andressa Magalhães

Andressa Magalhães

Oftalmologista

Imperatriz

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Rodolpho Freire

Rodolpho Freire

Oftalmologista

Campina Grande

Renata Durante

Renata Durante

Oftalmologista

Montes Claros

Lucas Azeredo G. de Oliveira

Lucas Azeredo G. de Oliveira

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Laís Andrade Caçador

Laís Andrade Caçador

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Doenças Da Córnea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.