Minha ansiedade está me atrapalhando na faculdade( comecei nesse semestre), não consigo me concentrar,

10 respostas
Minha ansiedade está me atrapalhando na faculdade( comecei nesse semestre), não consigo me concentrar, fico nervosa, sinto entalo na garganta dentre outros efeitos, tomava remilev, calmante natural, e sinceramente não tem efeito. Seria bom tomar medicamento controlado? Por favor, estou surtando.
Certamente vale a pena passar por avaliação com um especialista (psiquiatra ou psicólogo) para elucidar se a sua ansiedade configura um transtorno de ansiedade e qual a melhor forma de te ajudar: psicoterapia, atividade física ou mesmo uso de medicação.
Somente com a avaliação pessoal é possível determinar se há indicação de farmacoterapia ou não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que está ocorrendo nesse período que te deixou tão ansiosa? Procure um psicólogo para investigar e te auxiliar a encontrar respostas para seus questionamentos e também desenvolver ferramentas que te ajudem a lidar com a ansiedade.
Melhor do que tratar os sintomas é compreender e tratar a causa.
Espero ter ajudado.
Abraços
Boa noite
Sugiro que procure um psiquiatra ou psicólogo capacitado para uma melhor avaliação clínica e indicação de tratamento. Fique tranquila que existem vários medicamentos e terapias que tratam a ansiedade, reduzindo seus sintomas indesejados.
Olá! Imagino o quanto essa situação está difícil pra você, mas fique calma porque hoje existem tratamentos eficazes que podem te ajudar muito!
Acredito que o melhor que você pode fazer no momento é procurar a ajuda de um psicólogo. No processo terapêutico você terá a chance de discriminar quais fatores do a dia a dia podem estar desencadeando sua ansiedade, além de aprender a lidar com ela. Se o psicólogo julgar necessário, poderá te encaminhar para um psiquiatra que irá avaliar se deve entrar com medicação.
Estou à disposição se tiver quaisquer outras dúvidas.
Boa noite , casos mais leves de transtornos de ansiedade podem ser tratados com tratamentos não medicamentosos como exercício físico , meditação , psicoterapia , ou mesmo com fitoterápicos , como o que vc usava , mas casos um pouco mais graves acabam necessitando de tratamento medicamentoso , procure um bom psiquiatra para confirmar o diagnóstico e propor o melhor tratamento , grande abraço.
Olá, sugiro que você procure um psicólogo. A psicoterapia pode te ajudar bastante. Se ele achar necessário, te encaminhará para um psiquiatra para avaliar se precisa de uma medicação ou não. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Seria interessante para você realizar um processo de psicoterapia com um psicólogo para entender e saber lidar com essa ansiedade que vem te prejudicando. A questão da medicação pode ser tratada com um psiquiatra, mas não resolve o problema uma vez que você apenas estará sobre efeito medicamentoso. Outra saída efetiva é realizar o trabalho conjunto com psicólogo e psiquiatra. Como já mencionaram antes, a ansiedade pode ser amenizada com algumas técnicas que o próprio psicólogo pode orientar, como técnicas de respiração, de relaxamento e desfocagem.
É importante que seu quadro seja avaliado corretamente por um especialista (psiquiatra ou psicólogo) quando a ansiedade começa a trazer danos para as atividades do dia-a-dia pode se configurar transtorno de ansiedade, e somente um profissional poderá avaliar e indicar o melhor tratamento que pode ser: uso de medicação, psicoterapia, atividade física, meditação...
Sugiro que somente passando por uma avaliação com um profissional é possível determinar se há indicação para uso de medicamento ou não.
Busque ajuda!
Um abraço, Flavianne.
A ansiedade pode atrapalhar muito todos os aspectos de sua vida. A ansiedade é uma resposta natural do ser humano frente a situações novas, desconhecidas e potencialmente perigosa, porem você a sente frente a situações que poderiam ser consideradas cotidianas, nesse sentido, a intensidade te gera muito mal estar e você parece se sentir sem condições de se defender disso que acontece dentro de você, é algo interno. Sua tentativa de solução nao esta sendo suficiente. Claro que existem medicamentos que combatem esses sintomas, mas não vão resolver o que leva a este estado. Logo o cuidado tem que ser com sua vida emocional, procure um bom profissional da área psi, e com certeza encontrara a ajuda necessária para entender e desenvolver recursos para lidar com situações semelhantes.
Olá aconselhar vc procurar um psiquiatra para tomar medicações com recomendações médicas e a ajuda terapêutica psicológica psicanalista e até terapias alternativas serão de grande valia. Procure ajuda profissional e não tome remédios sem indicação médica ! Abraços !

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1021 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.