meus T3, T4 livre estão altos TSH baixo mas o anti TPO está alto, em 335. o que pode ser?

2 respostas
meus T3, T4 livre estão altos TSH baixo mas o anti TPO está alto, em 335. o que pode ser?
Sugiro agendar um Endocrinologista o quanto antes para uma avaliação mais detalhada. Esses resultados parecem estar alterados

A combinação de T3 e T4 livre elevados, TSH baixo e um nível alto de anticorpos anti-TPO é indicativa de uma condição autoimune da tireoide, mais comumente associada à Doença de Graves ou à Tireoidite de Hashimoto em uma fase inicial ou em um momento de "tempestade tireoidiana". A presença de anticorpos anti-TPO elevados sugere uma reação autoimune, onde o sistema imunológico ataca erroneamente a tireoide, podendo levar a uma produção excessiva de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo) ou, eventualmente, a uma falha tireoidiana (hipotireoidismo).

Na medicina integrativa, o tratamento e a compreensão dessas condições vão além da simples correção dos níveis hormonais. É essencial investigar as causas subjacentes da disfunção autoimune, como desequilíbrios imunológicos, fatores ambientais, estresse, e questões nutricionais, que podem estar contribuindo para a condição.

Como especialista em endocrinologia e nutrologia, a abordagem seria não apenas focar na normalização dos níveis hormonais, mas também em estratégias para reduzir a inflamação e a autoimunidade. Isso pode incluir ajustes na dieta, como a redução de alimentos inflamatórios e a inclusão de nutrientes que suportam a função imunológica e a saúde da tireoide, como selênio, zinco, e vitamina D. Além disso, técnicas de redução de estresse, como meditação e yoga, podem ser benéficas, pois o estresse pode exacerbar a autoimunidade.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único, e um plano de tratamento eficaz deve ser personalizado para atender às suas necessidades específicas. Uma avaliação detalhada por um profissional de saúde é crucial para determinar a melhor abordagem de tratamento para você, levando em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também emocionais e ambientais que podem estar afetando sua saúde.

A medicina integrativa oferece uma visão holística e abrangente, promovendo não apenas a recuperação da disfunção atual, mas também a manutenção de uma saúde ótima a longo prazo. Através de uma abordagem personalizada e multidisciplinar, é possível não apenas tratar os sintomas, mas também abordar as causas subjacentes da condição, melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.